Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Dia Mundial do Livro

No dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, os trabalhos dos nossos alunos abrilhantaram a inauguração de uma exposição no Arquivo e Museu da Resistência Timorense que pretende, ao mesmo tempo, celebrar o centenário do nascimento do poeta Ruy Cinatti.

Além das composições artísticas inspiradas na obra e na imagem do poeta, a exposição é constituída por vinte e uma obras do autor e alguns documentos autênticos que atestam a sua passagem por Timor.
Esta iniciativa resultou de uma parceria estabelecida entre a nossa escola, o Arquivo e Museu da Resistência Timorense e o Arquivo Nacional de Timor Leste.

Na inauguração, animada pela atuação do coro e da orquestra da nossa escola, estiveram presentes, entre outras individualidades, o Senhor Embaixador de Portugal, Manuel de Jesus e a Diretora Geral de Arte e Cultura, Cecília Assis.



Ano Internacional da Luz

Sob o patrocínio da Unesco, 2015 é o Ano Internacional da Luz.
O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa mundial que destaca a importância da luz e das tecnologias óticas na vida dos cidadãos.

No dia 16 de abril, os professores de Física e Química organizaram várias atividades para assinalar esta comemoração.
Estiveram envolvidos cerca de 165 alunos de diferentes níveis de escolaridade ( 3º, 5º, 7º, 8º e 11º anos) em diversas atividades espalhadas pela escola.

No átrio central pôde ver-se uma exposição sobre “A Natureza da Luz e as Tecnologias Óticas” e outra sobre “Ilusões Óticas” e foi exibido o filme oficial da Unesco alusivo às comemorações.
Em espaço de sala de aula, desenvolveram-se dois Ateliers: o “Giro das cores” e “ Ver a 3D” para os alunos do 3º e 5º anos.

Também no laboratório, os alunos do 11º ano realizaram experiências, para os alunos do 5º ano, que envolveram produção de luz e de chamas coloridas bem como a utilização de lasers e de fibras óticas.
Na cantina, os alunos do 5º ano puderam ainda vivenciar o “ Viver sem Luz”, compreendendo melhor as dificuldades de não ter visão.

Já nos pátios da escola, a “Ciência na Rua” contou com diversas experiências relacionadas com a luz elétrica, alguns instrumentos de observação e fibras óticas que entusiasmaram a comunidade escolar.
Finalmente, a dança do “Arco Irís”, protagonizada por alunos do 7 e 8º anos, animou toda a escola quer no intervalo da manhã quer no intervalo da tarde.

A todos os envolvidos foi oferecido um marcador de livros alusivo às comemorações e que mostrava a importância da Luz em várias vertentes: Cultura, Ciência, Tecnologia e Natureza.



Dia do Pai - 2015

No dia 19 de Março, os alunos do Pré-Escolar comemoraram o Dia do Pai.

Os pais vieram à escola para participar em várias atividades com os seus filhos: corridas de sacos, jogo das argolas,
bowling, pintura coletiva em papel de cenário, entre outras brincadeiras.

As crianças ofereceram aos pais canções, poemas e a prendas que dedicadamente construíram. Foram momentos de partilha e diversão entre pais e filhos para mais tarde recordar.



Celebração do 100º Aniversário de Ruy Cinatti

cartaz_cinatti_light

Carnaval na EPRC - 2015

carnaval_2015_light

No dia 13 de fevereiro, celebrou-se o carnaval na nossa escola. Com a colaboração dos encarregados de educação, os alunos do pré-escolar vieram mascarados a rigor e, entre princesas, animais, campinos, vendedores de rua e heróis da banda desenhada, cantaram-se canções alusivas a esta data festiva, com a ajuda da professora Catarina Andrade, professora de educação musical.

Os alunos dançaram, brincaram e, por fim, desfilaram sob o olhar atento dos pais e dos professores, mostrando, orgulhosos, os seus trajes e adereços.




Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica


dia_da_cultura_cientifica


24 de Novembro, 
Dia Nacional da Cultura Científica & Tecnológica - Em homenagem a Rómulo de Carvalho: professor, metodólogo, investigador, e autor de manuais escolares, de livros de divulgação científica e de poesia, estes últimos sob o pseudónimo de António Gedeão.

Na Escola Portuguesa Ruy Cinatti os alunos do 8ºA e do 10ºA juntaram-se para mostrar que a ciência também tem poesia. As experiências que realizaram criaram a magia do cenário de poemas de António Gedeão, como a lágrima de preta e o Universo infinito, entre outros.

A atividade teve como objetivos principais despertar a curiosidade científica e promover o interesse pelas ciências e pelo conhecimento científico e tecnológico.

A celebração acabou em festa com o foguete feito pelo Mário Moniz, do 8ºB, que o lançou no átrio principal da escola.




Dia Internacional dos Direitos da Criança

dia_intern_dos_direitos_da_crianca_2014

No dia 21 de novembro, as turmas de 9º ano realizaram várias atividades sobre o dia Internacional dos direitos da criança, no âmbito da disciplina de Educação para cidadania.

As atividades tiveram como público-alvo os alunos do 1º ciclo do ensino básico e como objetivo sensibilizar os alunos mais jovens para o tema dos Direitos Humanos.

Os alunos do 1º ciclo foram convidados a visitar uma exposição sobre os direitos da criança que foi organizada e guiada pelos colegas do 9º ano. Estes alunos representaram também uma peça de teatro com fantoches sobre o mesmo tema. Depois, dinamizaram vários jogos de rua para celebrar o dia Internacional dos direitos da criança.

Os alunos mais jovens puderam jogar à “cabra cega”, ao jogo da “corda” e fazer corridas de berlindes, entre outros jogos ao ar livre.

Um dia sobre direitos (e deveres) para recordar durante todos os outros dias.




Dia de Halloween


haloween_1

Na passada sexta-feira, dia 31 de outubro, as turmas do 5ºA, 5º B, 6ºA e 6ºB celebraram o dia de Halloween na aula de Inglês.

Primeiro, aprenderam palavras assustadoras que visualizaram num
PowerPoint com imagens terríveis de bruxas, fantasmas, gatos pretos e muitos, muitos monstros.

Seguidamente, divertiram-se com uma sopa de letras e palavras cruzadas sobre o
Halloween. No final, os alunos coloriram um marcador que servirá para assinalar a página do livro aterrador que estão a ler.

haloween_2

E tu? Divertiste-te no Halloween? Espero que tenhas tido uma noite horrível!

boo hoo! boo hoo! boo hoo!!!!!!!



Dia Mundial da Alimentação na EPRC


dia_mundial_da_alimentacao_2014_1


No dia 16 de outubro, comemorou-se o dia mundial da alimentação na EPRC.
No âmbito da disciplina de Ciências da Natureza, os alunos das turmas A e B do 6º ano de escolaridade "decoraram" duas mesas com a roda dos alimentos para explicarem à comunidade escolar a importância de uma alimentação saudável.

dia_mundial_da_alimentacao_2014_2


O Dia Mundial da Música na EPRC

dia_mundial_da_musicalight_2

No passado dia 1 de Outubro foi celebrado na nossa escola o Dia Mundial da Música. Concertos, cantinhos dos compositores e workshops foram as atividades que abrilhantaram e tornaram este dia mais musical para os alunos.

No cantinho dos compositores ouviu-se Debussy, Mozart, Bach e Beethoven em leitores de mp3 espalhados pelo recinto escolar.
Nos 
workshops, algumas turmas, ouvindo uma obra do compositor austríaco Arnold Shoenberg, foram convidadas a desenhar o que a música lhes fazia lembrar, à semelhança do que o pintor russo Wassily Kandisnsky fizera uns anos atrás depois de ouvir essa mesma obra.

O ponto alto foram os dois concertos que aconteceram no campo de jogos da escola. De manhã, a tripla Ana Rosa da Silva, Gilberto Gasparetto e Pedro Gasparetto fizeram as delícias de todos num espetáculo musical divertido onde foi possível conhecer canções, ritmos, sons e instrumentos tradicionais do Brasil.

Por último, no período da tarde, o músico João Rocha ofereceu a toda a comunidade escolar um concerto onde o rock português foi protagonista . Rui Veloso, Xutos e Pontapés, Ala dos Namorados, entre outros, foram interpretados pelo músico perante o agrado dos presentes.





1 de Outubro - Dia Mundial da Música

cartaz_dia_mundial_musica_light
Descarregue o cartaz em pdf



40 anos do 25 de Abril

40_anos_25_de_abril

A nossa Escola associou-se às comemorações dos 40 anos do 25 de Abril.

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas em parceria com Biblioteca Escolar promoveu algumas atividades, destacando-se :

Uma flor por abril: 25 de abril, 40 anos onde cada aluno deu o seu contributo elaborando um cravo no contexto da aula de História;

25 de abril, 40 anos: um poema, uma porta por abril, tendo a nossa Escola despertado com 40 poemas colocados em 40 salas, retratando várias perspetivas de autores portugueses sobre o evento.

Uma tarde por abril no Arquivo e Museu da Resistência de Timor-Leste: os alunos do 12º B foram convidados a participar numa visita guiada e sessão de formação sobre a história recente de Timor-Leste.

Durante todo o dia, nos intervalos, no átrio junto à Biblioteca,
uma projeção que integrou música e imagens representativas da época.

Por baixo de um feixe de cravos que pendia do teto,
um mural foi sendo ilustrado e comentado ao longo do dia pelos nossos alunos.




Uma flor por Abril

cartaz_25_abril_site

Como foi o Dia do Pai na EPRC

O dia do pai, 19 de março, foi festejado na com uma forte participação dos pais.

Os pais dos alunos do pré-escolar vieram à escola e envolveram-se nas atividades da sala: pintaram, recortaram e colaram, fizeram trabalhos em plasticina, participaram em jogos e ouviram histórias.

Os sorrisos e a vontade de “brincar” foram contagiantes e os resultados mostraram o quanto estavam felizes e a quem saem os artistas que temos nas salas.

Depois, os pais foram brindados com uma canção, um presente e muitos abraços e beijinhos.

O nosso muito obrigado a todos!




800 anos da Língua Portuguesa



Semana da Leitura - 8 Séculos da Língua Portuguesa

cartaz_semana_leitura_8_sec_lp
semana_leitura_programa_2




Comemorámos o 99º aniversário do poeta Ruy Cinatti


99_aniversario_de_ruy_cinatti

No dia 10 de março celebrámos o 99º aniversário do poeta Ruy Cinatti, patrono da nossa escola.

Assinalámos esta data com a leitura de poemas e trechos da prosa do escritor, feita pelas alunas do Clube de Leitores que foram acompanhadas por um conjunto de músicas tradicionais timorenses, interpretadas pelos alunos dos projetos musicais.
A cerimónia contou com a presença dos familiares dos dois
liurais com quem Ruy Cinatti celebrou um pacto de sangue que, orgulhosos, nos contaram alguns pormenores sobre esse momento.

A encerrar a cerimónia, o Senhor Embaixador de Portugal sublinhou a importância da dedicação de Cinatti a Timor-Leste, enquanto poeta e homem da ciência, incitando os alunos a contribuírem de igual modo para o futuro do seu país.






Carnaval 2014 na EPRC



Festejou-se no passado dia 28 de fevereiro o carnaval na nossa escola. Os alunos do pré-escolar vieram mascarados de casa e, com a colaboração da professora Catarina Andrade, professora de educação musical dos nossos alunos, cantaram e encantaram com canções de carnaval. Depois, desfilaram em grupos e brincaram no exterior, exibindo os seus fatos e a sua alegria.

Foi uma manhã bem passada em que os super homens e as princesas deram as mãos, cantaram e pularam, fazendo-se valer da indumentária para roubarem sorrisos a todos os presentes. A nossa diretora compareceu trajada a rigor, “um verdadeiro capuchinho vermelho” e, mesmo sem doces e sem o lobo mau, conseguiu sorrisos e beijinhos.


Comemoração do 99º aniversário do nascimento de Ruy Cinatti

cartaz_cinatti




Celebração do dia de São Valentim



No dia 14 de fevereiro, no espaço contíguo à Biblioteca da Escola Portuguesa Ruy Cinatti, alunos e professores tiveram oportunidade de celebrar o Dia de São Valentim, criando cartões que escreveram e enfeitaram.

Alunos de diversas turmas e níveis de ensino passaram por aquele espaço, de forma livre, durante os intervalos, ou acompanhados pelos professores, durante o período de aulas.

Supervisionados pelas professoras Guiomar Palmeiro e Liliana Eira, escreveram frases em cartões que também enfeitaram e que, uma vez corrigidos e concluídos, foram afixados.

A atividade decorreu ao longo de todo o dia e pretendeu assinalar o Dia de São Valentim como um dia dedicado a todos os que nos rodeiam e de quem gostamos. Ao mesmo tempo, deu visibilidade à utilização da Língua Portuguesa na elaboração de mensagens breves e pessoais, promoveu a correção linguística e proporcionou aos alunos um momento de aprendizagem num ambiente lúdico.

A atividade foi proposta pelo Clube de Leitores e o resultado final, além do sorrriso dos alunos ao verem concluído o seu trabalho, foi uma parede muito colorida e repleta de mensagens plenas de significado.

Dia da Biblioteca Escolar

dia_da_be

Saiba como foi o dia da Biblioteca Escolar da EPRC no blog da Biblioteca:

http://www.bibliotecadaeprc.blogspot.com

Dia Mundial da Alimentação

O dia mundial da alimentação foi celebrado na escola com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para os alimentos saudáveis.

dia_mundial_da_alimentacao_1_light

Cada aluno do sexto ano foi responsável por trazer alimentos coloridos e saudáveis: muitas hortaliças, muitas frutas, alguns tubérculos e frutos secos.

Num verdadeiro trabalho de equipa, na cantina da escola (agradece-se desde já, a delicadeza, o carinho e o espírito de entreajuda dos funcionários) foi criada uma linha de montagem de preparação de alimentos.

dia_mundial_da_alimentacao_4_light

Foram elaborados pratos criativos, confecionadas saladas, saladas de fruta, sumos naturais, crepes saudáveis e muito mais!

dia_mundial_da_alimentacao_5_light

No final o balanço foi amplamente positivo:

• os alunos da escola agarrados às cenourinhas, quais coelhinhos;
• os adultos a pedirem fotocópias das instruções para uma vida saudável, para explicarem aos filhos;
• as saladas que desapareceram em segundos.

dia_mundial_da_alimentacao_6_light

Para uma vida saudável, numa escola saudável!

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

magritte_door_and_cloud_light_2

Saiba mais no blog da biblioteca da EPRC...

Foi assim o Dia da Língua e da Cultura na CPLP

No domingo, dia 5 de maio, comemorou-se o Dia da Língua e da Cultura na CPLP.
O espaço da Fundação Oriente acolheu muitas pessoas que quiseram assistir ao filme Língua: Vidas em Português, de Victor Lopes, a que se seguiu um pequeno convívio, onde não faltou um lanche e música tipicamente portugueses.
A nossa escola fez-se representar pelo Coro e Grupos Instrumentais.

P1250278_light

O Principezinho no Dia Mundial do Livro

Para celebrar o Dia Mundial do Livro, os alunos do Clube de Leitores promoveram uma atividade de leitura na Biblioteca com os alunos do pré-escolar de 4 anos.

dia_mundial_da_poesia_2013

Saiba mais no blog da biblioteca...

Concurso de Carnaval

O Departamento do Primeiro Ciclo planificou, no seu Plano Anual de Atividades, uma atividade de Carnaval com o envolvimento da família – Concurso de Máscaras de Carnaval.
Após o apelo à participação das famílias, foram apresentadas várias máscaras de Carnaval muito originais, elaboradas a partir de materiais recicláveis.
Todas as máscaras estiveram expostas no átrio da escola. As nove melhores máscaras, uma por cada turma, foram selecionadas por um júri, devendo cada Encarregado de Educação receber um prémio simbólico a ser entregue na próxima reunião.
Os vencedores foram:
1º A – Simplício de Deus
1º B – Diogo Cunha
2º A – Jazz Sousa
2º B – Jinaldo Santos
3º A – Miguel Pereira
3º B – Fátima Nascimento
3/4º C – Serena Amaral
4º A – Natascha Santos
4º B – Thoria Luz
Parabéns a todos os participantes pela colaboração nesta atividade de Carnaval!

concurso_carnaval_5

concurso_carnaval_2.jpg
concurso_carnaval_3.jpg
concurso_carnaval_4.jpg
concurso_carnaval_5.jpg
concurso_carnaval_7.jpg
concurso_carnaval_8.jpg
concurso_carnaval_9.jpg
concurso_carnaval_6.jpg

Carnaval na EPRC

O Carnaval é tempo de magia, alegria e euforia! Foi assim que as turmas do pré-escolar da Escola Portuguesa representaram e partilharam o seu disfarce.
Desfilámos e cantámos a canção "Viva o carnaval", trabalhada nas aulas de música, acompanhada com instrumentos musicais construídos por nós.
Depois do lanche, terminámos com um Baile de Máscaras, ao som de músicas carnavalescas.
Viva o Carnaval!

carnaval_eprc_9

carnaval_eprc_2
carnaval_eprc_3
carnaval_eprc_4
carnaval_eprc_5
carnaval_eprc_6
carnaval_eprc_8
carnaval_eprc_7
carnaval_eprc_11
carnaval_eprc_12
carnaval_eprc_13
carnaval_eprc_14
carnaval_eprc_10

Boas Festas

Desejamos a todos um Feliz Natal e um excelente novo ano de 2013.

Para recordar, aqui ficam algumas fotos da nossa Festa de Natal.

IMG_7466.jpg
IMG_7495.jpg
IMG_7529.jpg
IMG_7537.jpg
IMG_7542.jpg
IMG_7559.jpg
IMG_7595.jpg
IMG_7667.jpg
IMG_7671.jpg
IMG_7675.jpg
IMG_7687.jpg
IMG_7701.jpg
IMG_7718.jpg
IMG_7774.jpg
IMG_7444.jpg


Feira do Livro e Dia da Mãe

Como anunciado, no dia 12 e 13 de Dezembro, aconteceu a II Feira do Livro da nossa escola.
Nesta feira, para além dos muitos livros que os alunos e familiares puderam consultar e adquirir, foi possível assistir a apresentações musicais, teatrais e audiovisuais realizadas pelos alunos da nossa escola.

Foi também comemorado no primeiro dia da feira, de forma muito especial, o dia da mãe com a apresentação dos livros “Miminhos” de Guido Van Guenechten e “A minha mãe” de Anthony Browne narrados pelos alunos do pré-escolar (4 anos A) e 1.º B e 2.º A.

Veja os registos em vídeo e as fotos do que aconteceu!

Os Miminhos
Os Miminhos
A minha mãe
A minha mãe
Música de Natal - Vinde Crianças
Música de Natal - Vinde Crianças








Saiba mais...

Comemoração dos 10 anos

4

A Escola Portuguesa Ruy Cinatti comemorou no dia 4 de dezembro o seu décimo aniversário.
Há 10 anos atrás, um homem, José Manuel Revez, sonhou construir uma escola Portuguesa em Timor. Esse sonho concretizou-se e foi por causa desse sonho que hoje aqui estamos. Parafraseando Fernando Pessoa, é caso para dizer: " Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce", ou " os caminhos fazem-se caminhando", como o Engenheiro Revez tantas vezes referia... 

Nesta festa foi também lembrado o trabalho desempenhado pela ex-comissão instaladora, na pessoa da professora Ana Ferreira e do professor João Roseiro, que se tornou Diretor no ano de 2010/2011.

Saiba mais...

A nossa escola faz 10 anos

placa

A nossa escola faz 10 anos!

Parabéns Escola Portuguesa Ruy Cinatti!

Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de Outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação.

Dia Alimentação 001-resized-resized

Neste dia a Escola desenvolveu atividades com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação equilibrada.

Saiba mais...

Dia Mundial da Música

imagem1

No passado dia 1 de outubro, festejou-se o Dia Mundial da Música na Escola Portuguesa Ruy Cinatti.
Todas as crianças do Pré-escolar e 1º ciclo e respetivas Educadoras e Professores Titulares de Turma foram convidados a participar em 3 momentos:

A Orquestra - apresentação de instrumentos musicais;
Oficina de Artes - construção de instrumentos musicais;
Oficina de Música - momentos de interpretação musical.

Os alunos do 7ºA e os alunos da Banda da Escola também colaboraram, proporcionando excelentes momentos musicais de apoio aos mais novos.

Saiba mais...

Comemorações dos 41 anos do 25 de abril de 1974

O Grupo de História do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em parceria com a Biblioteca Escolar, assinalou o dia 25 de abril com inúmeras atividades:

Uma flor por abril mobilizou os alunos a fazerem um cravo vermelho que foi depois pendurado no átrio principal da escola, criando uma “cortina“ com o simbolismo da Revolução;

As portas que abril abriu motivaram os alunos a selecionar e afixar 41 poemas em 41 portas da nossa Escola, onde pudemos rever autores como Adriano Correia de Oliveira, António Gedeão, José Carlos Ary dos Santos, Jorge de Sena, José Jorge Letria, Manuel Alegre, Miguel Torga, Sérgio Godinho, Sidónio Muralha, Sophia de Mello Breyner Andresen, Zeca Afonso, entre outros.

Durante os intervalos, a atividade
Músicas de Abril entusiasmou alunos, professores e funcionários com uma seleção de emblemáticas músicas de intervenção.

Finalizámos o dia com a atuação das turmas do 4º A e do 4ºB que presentearam toda a comunidade educativa com a canção
Somos Livres, de Ermelinda Duarte, tema selecionado pelos alunos e ensaiado pelos professores de Música.

Para além destas iniciativas, os alunos também pesquisaram e escolheram diversas frases sobre a palavra Liberdade que inspirou tantas leituras e canções de e por abril.



Dia Mundial do Sorriso na EPRC

O dia Mundial do Sorriso foi comemorado na escola com uma sessão fotográfica dos sorrisos dos alunos e curtas mensagens sobre «O que é o sorriso».

DSCN5987

A ideia começou quando a turma do 8º B decidiu celebrar o dia Internacional do Sorriso que foi criado em 1963 por Harvey Ball, o inventor do smile. Resolvemos então realizar uma pequena sessão fotográfica para captar os sorrisos dos alunos, professores e funcionários. Achámos que seria uma maneira engraçada e divertida de celebrar o dia.

DSCN5997

Com a ajuda da Biblioteca Escolar, conseguimos acessórios para animar a sessão fotográfica. As fotos foram exibidas publicamente no pátio em frente à Biblioteca. Alunos, professores e funcionários tiraram fotos divertidas. Ao mesmo tempo, encorajámos os alunos a escreverem mensagens e frases sobre este dia que ficaram afixadas junto à Biblioteca.

Vimos o nosso objetivo alcançado, pois todos sorriram e se divertiram.

Redação alunos da turma 8º B



Festa de encerramento do ano letivo 2014/2015


Este ano, encerrámos as atividades letivas com uma festa que juntou alunos e professores, no dia 12 de junho, durante o período da manhã.
A festa começou com a atuação do “coro mini” das crianças do ensino pré escolar que cantaram as suas canções favoritas, escolhidas a partir do repertório trabalhado ao longo do ano na área de Expressão Musical.

unnamed

Em seguida, os alunos do 1º ciclo presentearam-nos com a apresentação de O Carnaval dos Animais, peça para dois pianos e orquestra do compositor francês Camille Saint-Saëns. Dinossauros e leões, tartarugas e pássaros, entre outros animais, espalharam-se pelo campo de jogos numa coreografia fantástica de movimento, música e cor.
A preparação desta atividade partiu das aulas de Expressão Musical, envolveu todas as áreas de Expressões Artísticas e Físico-Motoras, a disciplina de Estudo do Meio e resultou de uma estreita colaboração entre todos os professores do 1º ciclo.
Também os alunos do 7º ano animaram a festa com uma canção preparada nas aulas de Inglês. Por seu lado, os alunos do 8º B dançaram ao som da música Debe Dai, contagiando o público que se juntou a eles numa dança coletiva. Muito aplaudida foi a performance de duas danças hip-hop do nosso aluno Alif Carrascalão.
Depois dos votos de boas férias, para uns, e de bom estudo, para outros, a festa culminou com a atuação da banda Tekitokes, encerrando com chave de ouro o ano letivo 2014/15.