Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Resultados dos concursos SuperTmatik - Cálculo Mental e Canguru Matemático Sem Fronteiras

cartazcang2015unnamed


Já são conhecidos os Resultados dos concursos SuperTmatik - Cálculo Mental e Canguru Matemático Sem Fronteiras.
No SuperTmatik - Cálculo Mental 9º edição participaram 277.550 alunos oriundos de diversos países. Para grande orgulho de toda a escola, três dos nossos alunos conseguiram ficar no top 20: João Moreira em 16º lugar (num universo de 33.150 alunos), João Renato Sousa em 17º (num total de 26.780 alunos) e Ricardo Agostinho Carvalho no 20º lugar (em 20.930 alunos).
Timor ficou no Top 20 entre 65 países!
Também no projeto
Canguru Matemático Sem Fronteiras 2015, a escola ficou bem classificada, já que, em sete categorias, os alunos ficaram assim posicionadas:

- Categoria Mini Escolar I (2º ano) – nos 50 primeiros lugares;
- Categoria Mini Escolar II (3º ano) – nos 100 primeiros lugares;
- Categoria Benjamin (7º e 8º anos) – nos 100 primeiros lugares;
- Categoria Junior (10º e 11º ano) – nos 50 primeiros lugares.

Mais importante do que as classificações que, obviamente, muito honram a escola foi a participação empenhada dos alunos e professores de Matemática.
Parabéns a todos!


A Matemática saiu da sala de aula!

canguru_light_mat_2015


Nos dias 18 e 19 de março decorreram na EPRC dois grandes concursos no âmbito da Matemática: o
SuperTmatik Cálculo Mental e O Canguru Matemático Sem Fronteiras. Estiveram envolvidos mais de 200 alunos do 1º ao 9º ano (Supertmatik) e do 2º ano ao 11º ano (Canguru Matemático). Foram muitos os alunos e o entusiasmo. No SuperTmatik foram realizadas eliminatórias entre alunos da mesma turma para apuramento dos campeões e vice-campeões.

Depois deste apuramento foram feitos vários sorteios com o objetivo de definir as partidas a realizar entre os apurados. A realização destes sorteios e o mapa das partidas teve a colaboração dos alunos do 11º e 12º anos. Com um enorme sentido de responsabilidade, estes alunos, ajudaram ainda mais, assumindo o papel de árbitros nesta atividade.

O concurso
Canguru Matemático Sem Fronteiras consistiu na realização de uma única prova onde a concentração foi a nota dominante.

Todos os alunos estão de parabéns pela alegria, empenho e dedicação demonstrados!


Prémio Língua Portuguesa 2014

cartaz_premio_lp_2014

Descarregue o regulamento em pdf


III Prémio Literário Ruy Cinatti

premio_literario_ruy_cinatti

O Prémio Literário Ruy Cinatti é um concurso que visa selecionar e premiar uma obra inédita, em prosa ou poesia, redigida em língua portuguesa, da autoria de um/a cidadão/ã timorense.

Descarregue aqui o regulamento em pdf


Dia da Biblioteca Escolar

A Biblioteca Escolar desafiou os alunos da escola a vestirem-se como as suas personagens favoritas dos livros. Os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo aderiram com muito entusiasmo à ideia. Princesas, piratas, borboletas, dinossauros, todos passaram na Biblioteca para tirar uma fotografia por entre os livros. Cada turma participante elegeu o melhor disfarce e os vencedores ganharam prémios.


Concurso de disfarces

disfarces


No próximo dia 27 de Outubro comemora-se o Dia da Biblioteca Escolar. Para fecharmos em grande este mês dedicado às Bibliotecas Escolares, propomos aos nossos alunos que se vistam como uma personagem de um livro.

Ficamos à espera de muita criatividade e alegria.

Há prémios para os vencedores!

Participem!

I Concurso de Leitura Expressiva

cartaz_concurso_leitura_2

Aconteceu o I Concurso de Leitura Expressiva, resultado de uma parceria entre a Escola Portuguesa Ruy Cinatti (EPRC) e o Externato de São José (ESJ) inserindo-se no projeto das Bibliotecas Escolares/Malas Ler+ em Timor-Leste, e decorreu ao longo do 3º período.

Este concurso cumpriu os objetivos pretendidos como o desenvolvimento do uso do português, a promoção de atividades relacionadas com a leitura e o aumento dos hábitos de leitura dos alunos do 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, para além de estreitar parcerias e redes de trabalho colaborativo entre as escolas.

A participação dos alunos resultou da sua inscrição voluntária e a respetiva seleção em três eliminatórias, culminando numa eliminatória final, com o apuramento de um vencedor por ano de escolaridade (do 4º ano ao 7º ano). A eliminatória final dos 4º e do 5º anos teve lugar no dia 11 de junho no ESJ, enquanto a final dos 6º e 7º anos decorreu no dia 12 de junho na EPRC. Os vencedores foram os seguintes:

4º ano – Gilfon Pereira (ESJ)
5º ano – Maria João Ribeiro (EPRC)
6º ano – Vanécia Santos (ESJ)
7º ano – Rosália da Costa (EPRC)

No final, todos os alunos receberam um diploma de participação e os quatro vencedores foram agraciados com um livro de literatura juvenil, um filme, e alguns presentes da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura.

O mais importante foi a festa que a leitura proporciona e a vontade que ficou de encontros futuros entre os alunos e professores das duas escolas.




Concurso "Já sei falar português"


IMG_7942

Realizou-se no dia 15 de Maio de 2014, na nossa escola, o concurso” Já sei falar português”.

Este concurso foi organizado e dinamizado pelas docentes da educação Pré-escolar e teve como objetivo envolver todos os alunos deste grupo numa atividade conjunta, onde pudessem mostrar as aprendizagens realizadas em língua portuguesa, ao longo deste ano letivo.

Todas as turmas participaram com canções, lengalengas, rimas e histórias, mostrando que o uso da língua portuguesa é feito com criatividade desde muito cedo.

As crianças divertiram-se e deram o seu melhor para mostrar o quanto aprenderam. No final, todos foram vencedores e foram distribuídos certificados de participação e livros para todas as salas.




Concurso SELFIE com livros

concurso_selfie_com_livros

Campeonato internacional de cálculo mental – SuperTmatik

À semelhança dos anos anteriores, a nossa escola participou no campeonato internacional de cálculo mental, SuperTMatik.
Foram 16 os alunos que participaram e os resultados foram excelentes. Um dos nossos alunos ficou no Top 10 e outros dez alunos ficaram no Top 100 no universo de 247 mil alunos.

supert_principal

Parabéns a todos os participantes!

supertmatik

Saiba mais...

Concurso de fotografia digital

conc_foto_img_light

Concurso de Leitura - Secundário

Realizou-se, no passado dia 23 de abril, o Concurso de Leitura destinado aos alunos do ensino secundário. Como sempre, tivemos casa cheia para ouvir poesia!

concurso_de_leitura_light

Saiba mais no blog da biblioteca...

Semana da leitura - Na onda das leituras

cartaz_semana_leitura_light

concurso_marcadores_light

Concurso de Carnaval

O Departamento do Primeiro Ciclo planificou, no seu Plano Anual de Atividades, uma atividade de Carnaval com o envolvimento da família – Concurso de Máscaras de Carnaval.
Após o apelo à participação das famílias, foram apresentadas várias máscaras de Carnaval muito originais, elaboradas a partir de materiais recicláveis.
Todas as máscaras estiveram expostas no átrio da escola. As nove melhores máscaras, uma por cada turma, foram selecionadas por um júri, devendo cada Encarregado de Educação receber um prémio simbólico a ser entregue na próxima reunião.
Os vencedores foram:
1º A – Simplício de Deus
1º B – Diogo Cunha
2º A – Jazz Sousa
2º B – Jinaldo Santos
3º A – Miguel Pereira
3º B – Fátima Nascimento
3/4º C – Serena Amaral
4º A – Natascha Santos
4º B – Thoria Luz
Parabéns a todos os participantes pela colaboração nesta atividade de Carnaval!

concurso_carnaval_5

concurso_carnaval_2.jpg
concurso_carnaval_3.jpg
concurso_carnaval_4.jpg
concurso_carnaval_5.jpg
concurso_carnaval_7.jpg
concurso_carnaval_8.jpg
concurso_carnaval_9.jpg
concurso_carnaval_6.jpg