Mostra de Fotografia e Desenho - 10º e 11º Anos
“Às vezes, em dias de luz perfeita e exata,
Em que as coisas têm toda a realidade que podem ter
Pergunto a mim próprio devagar
Por que sequer atribuo eu
Beleza às coisas.”
Alberto Caeiro – O Guardador de Rebanhos.
No âmbito da unidade da estética, esta Mostra de Fotografia é o resultado do trabalho dos alunos de Filosofia do 10º Ano.
Pretendeu-se abrir novos horizontes e re-olhar aspetos que passam desapercebidos no dia-a-dia.
Associando o ensino/aprendizagem a atividades lúdicas, esta ação decorreu extra-aulas e, a partir da utilização da arte da fotografia, procurou criar uma oportunidade de re-descobrir e, com um outro olhar, trans-figurar a realidade.
Atenta a temática do Belo, as fotografias apresentadas são o resultado de um re-aprender a observar o que nos rodeia e também o meio pelo qual se tentou desvelar algumas das emoções experienciadas.
Veja o vídeo em:
https://www.youtube.com/watch?v=YdOtL1vsZtc
Mostra 11º Ano
“Fui para os bosques para viver deliberadamente,
Para sugar todo o tutano da vida.
Para aniquilar tudo o que não era vida,
E para, quando morrer, não descobrir que não vivi.”
Henry David Thoreau – Walden; ou, A Vida nos Bosques.
Esta Mostra teve como ponto de partida a obra de Gauguin, De onde vimos? O que somos? Para onde vamos?, de 1897, e que corresponde, nas palavras do autor, a uma reflexão sobre o nascimento, a vida e a morte.
Face à leitura e análise de diferentes perspetivas, os alunos de Filosofia do 11º Ano associaram o desenho e a fotografia como meios de interpretação e como instrumentos de resposta à indagação sobre o sentido da existência.
Procurou-se, deste modo, desenvolver as capacidades de representação, de expressão e de comunicação, permitindo ilustrar na busca de sentido, um modo de ser-no-mundo.
Veja o vídeo em:
https://www.youtube.com/watch?v=guBTzuCBg20