Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Torneio de Voleibol 2015

A 18 e 25 de abril realizaram-se os torneios de voleibol, dirigidos aos alunos dos 6º ao 12º anos.
O torneio de voleibol 2x2 contou com a presença de seis equipas dos 6º e 7º anos.
A classificação ficou assim ordenada:


Class2c2015

No torneio de voleibol 4x4 dos 8º e 9º anos participaram cinco equipas.
Apresentamos a classificação:


Class3c2015

O torneio de voleibol 4x4 do Ensino Secundário contou com a presença de 11 equipas que realizaram 25 jogos.
A classificação foi a seguinte:


ClassSec2015

Foi uma manhã bem passada.
Parabéns a todos os participantes.



Visita de estudo - ETA Lahane

IMG_3497

Os alunos do Curso de Ciências e Tecnologias estudam, na disciplina de Química de 11º ano, matérias relacionadas com a qualidade da água de abastecimento público. É assim muito importante para estes alunos conhecer o trabalho que é feito pela Direção Nacional do Serviço de Águas.

IMG_3499


No dia 29 de Abril a turma A do 11º ano foi visitar a Estação de Tratamento de Água de Lahane, ficando a conhecer os tratamentos a que é sujeita a água que chega da ribeira de Bena Mau (Becora) e depois abastece as populações de Balide, Santa Cruz e Lecidere. Os alunos puderam também conhecer as análises de controle de qualidade que ali são realizadas diariamente.



Dia Mundial do Sorriso na EPRC

O dia Mundial do Sorriso foi comemorado na escola com uma sessão fotográfica dos sorrisos dos alunos e curtas mensagens sobre «O que é o sorriso».

DSCN5987

A ideia começou quando a turma do 8º B decidiu celebrar o dia Internacional do Sorriso que foi criado em 1963 por Harvey Ball, o inventor do smile. Resolvemos então realizar uma pequena sessão fotográfica para captar os sorrisos dos alunos, professores e funcionários. Achámos que seria uma maneira engraçada e divertida de celebrar o dia.

DSCN5997

Com a ajuda da Biblioteca Escolar, conseguimos acessórios para animar a sessão fotográfica. As fotos foram exibidas publicamente no pátio em frente à Biblioteca. Alunos, professores e funcionários tiraram fotos divertidas. Ao mesmo tempo, encorajámos os alunos a escreverem mensagens e frases sobre este dia que ficaram afixadas junto à Biblioteca.

Vimos o nosso objetivo alcançado, pois todos sorriram e se divertiram.

Redação alunos da turma 8º B



Visita de estudo à Maternidade Escola Nossa Senhora de Fátima

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos do 9º ano realizaram uma visita de estudo à Maternidade Escola Nossa Senhora de Fátima, tendo sido acompanhados pelas professoras Sarita Baracho e Valéria Gomes. Foram amavelmente recebidos por membros da direção daquela Instituição Drª. Virna Sam, médica pediatra, e pelo Dr. Sam, médico ginecologista/obstreta.

Maternidade2015b

Antes da visita à Maternidade e numa pequena introdução com os profissionais de saúde, os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre higiene reprodutiva e saúde, sendo reforçados os conteúdos programáticos da disciplina de Ciências Naturais. Puderam também, com as questões expostas, esclarecer e desmistificar alguns conceitos incorretos, nesta área, que a sociedade timorense continua a passar às suas gerações.

Durante esta nota introdutória foi-lhes explicado que numa Instituição de saúde, para além de médicos, existem outros técnicos que são importantes para o seu bom funcionamento. Os alunos mostraram-se interessados por este assunto e colocaram questões sobre o percurso que envolve a formação dos médicos e dos outros técnicos de saúde.

Depois destes esclarecimentos, os alunos visitaram a Maternidade, onde lhes foi possível ver, entre outras, a sala de imunização, o bloco operatório, a sala de esterelização, a sala de ecografia, a sala de colheitas, a sala de partos e as enfermarias.

Maternidade2015a

Agradecemos à Direção da Maternidade por, mais uma vez, ter recebido os alunos da Escola Portuguesa Ruy Cinatti.

Um especial agradecimento à Drª. Virna e Dr. Sam pela disponibilidade e amabilidade com que nos acolheram.



Comemorações dos 41 anos do 25 de abril de 1974

O Grupo de História do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em parceria com a Biblioteca Escolar, assinalou o dia 25 de abril com inúmeras atividades:

Uma flor por abril mobilizou os alunos a fazerem um cravo vermelho que foi depois pendurado no átrio principal da escola, criando uma “cortina“ com o simbolismo da Revolução;

As portas que abril abriu motivaram os alunos a selecionar e afixar 41 poemas em 41 portas da nossa Escola, onde pudemos rever autores como Adriano Correia de Oliveira, António Gedeão, José Carlos Ary dos Santos, Jorge de Sena, José Jorge Letria, Manuel Alegre, Miguel Torga, Sérgio Godinho, Sidónio Muralha, Sophia de Mello Breyner Andresen, Zeca Afonso, entre outros.

Durante os intervalos, a atividade
Músicas de Abril entusiasmou alunos, professores e funcionários com uma seleção de emblemáticas músicas de intervenção.

Finalizámos o dia com a atuação das turmas do 4º A e do 4ºB que presentearam toda a comunidade educativa com a canção
Somos Livres, de Ermelinda Duarte, tema selecionado pelos alunos e ensaiado pelos professores de Música.

Para além destas iniciativas, os alunos também pesquisaram e escolheram diversas frases sobre a palavra Liberdade que inspirou tantas leituras e canções de e por abril.



Dia Mundial do Livro

No dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, os trabalhos dos nossos alunos abrilhantaram a inauguração de uma exposição no Arquivo e Museu da Resistência Timorense que pretende, ao mesmo tempo, celebrar o centenário do nascimento do poeta Ruy Cinatti.

Além das composições artísticas inspiradas na obra e na imagem do poeta, a exposição é constituída por vinte e uma obras do autor e alguns documentos autênticos que atestam a sua passagem por Timor.
Esta iniciativa resultou de uma parceria estabelecida entre a nossa escola, o Arquivo e Museu da Resistência Timorense e o Arquivo Nacional de Timor Leste.

Na inauguração, animada pela atuação do coro e da orquestra da nossa escola, estiveram presentes, entre outras individualidades, o Senhor Embaixador de Portugal, Manuel de Jesus e a Diretora Geral de Arte e Cultura, Cecília Assis.



Ano Internacional da Luz

Sob o patrocínio da Unesco, 2015 é o Ano Internacional da Luz.
O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa mundial que destaca a importância da luz e das tecnologias óticas na vida dos cidadãos.

No dia 16 de abril, os professores de Física e Química organizaram várias atividades para assinalar esta comemoração.
Estiveram envolvidos cerca de 165 alunos de diferentes níveis de escolaridade ( 3º, 5º, 7º, 8º e 11º anos) em diversas atividades espalhadas pela escola.

No átrio central pôde ver-se uma exposição sobre “A Natureza da Luz e as Tecnologias Óticas” e outra sobre “Ilusões Óticas” e foi exibido o filme oficial da Unesco alusivo às comemorações.
Em espaço de sala de aula, desenvolveram-se dois Ateliers: o “Giro das cores” e “ Ver a 3D” para os alunos do 3º e 5º anos.

Também no laboratório, os alunos do 11º ano realizaram experiências, para os alunos do 5º ano, que envolveram produção de luz e de chamas coloridas bem como a utilização de lasers e de fibras óticas.
Na cantina, os alunos do 5º ano puderam ainda vivenciar o “ Viver sem Luz”, compreendendo melhor as dificuldades de não ter visão.

Já nos pátios da escola, a “Ciência na Rua” contou com diversas experiências relacionadas com a luz elétrica, alguns instrumentos de observação e fibras óticas que entusiasmaram a comunidade escolar.
Finalmente, a dança do “Arco Irís”, protagonizada por alunos do 7 e 8º anos, animou toda a escola quer no intervalo da manhã quer no intervalo da tarde.

A todos os envolvidos foi oferecido um marcador de livros alusivo às comemorações e que mostrava a importância da Luz em várias vertentes: Cultura, Ciência, Tecnologia e Natureza.



Visita do Ministro da Educação de Portugal à EPRC - 2015

visita_mec_2

No dia 16 de abril, o senhor ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, deslocou-se a Timor por ocasião da 1ª Reunião Extraordinária dos Ministros da Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Apesar de ter uma agenda muito preenchida para uma estadia tão curta, o senhor ministro fez questão de vir cumprimentar os professores da EPRC, após o que reuniu informalmente com os membros da direção da escola e com o senhor Embaixador de Portugal, Manuel de Jesus.

Visita do Grupo Parlamentar de Amizade TL - PT

visita_do_gpa_1

No passado dia 8 de abril tivemos a honra de receber uma delegação de deputados portugueses do Grupo Parlamentar de Amizade (GPA) Timor-Leste-Portugal composta pelo presidente, Arménio Santos (PSD), pelos vice-presidentes Antónia Almeida Santos (PS) e Inês Teotónio Pereira (CDS-PP) e ainda pelos deputados João Ramos (PCP) e Helena Pinto(BE).

visita_do_gpa_2

Depois de um passeio pela escola, os deputados visitaram as salas de aula da educação pré-escolar e do 1º ciclo, onde contactaram com alunos e professores. Especial foi a visita à sala de música que surpreendeu os convidados pelo relevo e a importância que, na nossa escola, é dada àquela arte.  

Depois de um almoço no refeitório  da escola,  a delegação teve ainda a oportunidade de reunir informalmente com a direção.