Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Educação para a Cidadania e a Comunidade

cidadania_2015

“A cidadania não é atitude passiva, mas ação permanente em favor da comunidade.”

Tancredo Neves

Os alunos do 9.º ano iniciaram um conjunto de projetos que visam pôr em prática o que aprenderam em Educação para a Cidadania.

Estes projetos têm vindo a ser realizados em vários locais da cidade: na Escola Portuguesa Ruy Cinatti, na Praia da Areia Branca e no largo da Capela de Metiaut .

Cada projeto tem um tema: na escola portuguesa os alunos apresentaram, à comunidade escolar, vários dados sobre o estado da pobreza em Timor-Leste e promoveram uma atividade de recolha de donativos para o Orfanato
Kiak serve Kiak, perto de Maliana. Nesta atividade, foram recolhidos artigos de vestuário, calçado, livros, jogos e bens alimentares que serão entregues ao orfanato.

No passado sábado de manhã, na praia da Areia Branca, outro grupo de alunos realizou uma ação de sensibilização sobre o Meio Ambiente. Os nossos alunos convidaram as crianças que estavam na praia e falaram sobre formas de proteger o meio ambiente. Depois, realizaram vários jogos de rua, utilizando sempre materiais reciclados. A pequenada participou com entusiasmo!

No mesmo sábado à tarde, no Largo da Capela de Metiaut, as nossas alunas do 9.º ano também realizaram uma ação de sensibilização sobre o tema da saúde das crianças em Timor-Leste. Estas foram alertadas para os perigos da falta de higiene e para as vantagens de uma alimentação variada e saudável. Foram depois realizados vários jogos de rua, terminando-se a atividade com uma deliciosa salada de fruta preparada pelas nossas alunas, que todos saborearam depois de lavarem bem as mãos!



Dia Mundial do Ambiente


A nossa Escola celebrou o Dia Mundial do Ambiente com uma visita de estudo ao Projeto “Figo Sol Nascente” que promove a “culturalização, nacionalização e comercialização do figo como um produto nacional”, nas palavras do Senhor Hugo Lebre, responsável pelo projeto.

plantacao_2015


Após formação obtida em Portugal, e em parceria com a UNTL e a UNITAL, procuram promover a plantação de figueiras e valorizar as vantagens terapêuticas da árvore e do fruto.
A visita de estudo foi promovida pela Professora Manuela Banha, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, com a turma do 8º B que teve a oportunidade de conhecer e participar no processo de plantação e aprender a importância da sustentabilidade de projetos agrícolas.
Participaram ainda a Diretora de Turma e a Coordenadora da Biblioteca Escolar.
Ficou a promessa e a vontade de dar continuidade a esta colaboração entre a EPRC e o “Figo Sol Nascente”, com a ajuda da Professora Manuela Banha.
Revejam estas fotos que alimentam ideias e boas memórias para o futuro.