Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Resultados dos concursos SuperTmatik - Cálculo Mental e Canguru Matemático Sem Fronteiras

cartazcang2015unnamed


Já são conhecidos os Resultados dos concursos SuperTmatik - Cálculo Mental e Canguru Matemático Sem Fronteiras.
No SuperTmatik - Cálculo Mental 9º edição participaram 277.550 alunos oriundos de diversos países. Para grande orgulho de toda a escola, três dos nossos alunos conseguiram ficar no top 20: João Moreira em 16º lugar (num universo de 33.150 alunos), João Renato Sousa em 17º (num total de 26.780 alunos) e Ricardo Agostinho Carvalho no 20º lugar (em 20.930 alunos).
Timor ficou no Top 20 entre 65 países!
Também no projeto
Canguru Matemático Sem Fronteiras 2015, a escola ficou bem classificada, já que, em sete categorias, os alunos ficaram assim posicionadas:

- Categoria Mini Escolar I (2º ano) – nos 50 primeiros lugares;
- Categoria Mini Escolar II (3º ano) – nos 100 primeiros lugares;
- Categoria Benjamin (7º e 8º anos) – nos 100 primeiros lugares;
- Categoria Junior (10º e 11º ano) – nos 50 primeiros lugares.

Mais importante do que as classificações que, obviamente, muito honram a escola foi a participação empenhada dos alunos e professores de Matemática.
Parabéns a todos!


Gincana de Matemática e Informática

gincana_2015

No período da manhã do dia 20 de março decorreu a segunda edição da Gincana de Matemática e Informática, com a participação dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos e com a colaboração de alunos do 10º A,10º B, 11º B e 12º A.

A Gincana contou com onze provas, entre elas, cálculo mental, resolução de equações do 1.º grau e do 2.º grau, potências, áreas de figuras planas e volumes de sólidos, construção de sólidos geométricos utilizando
polydrons e zometool, construção de figuras planas com tangran, múltiplos e divisores comuns, entre outros.

Esta atividade tinha como objetivos, estimular o desenvolvimento, o interesse, a curiosidade e o desejo de aprender por parte dos alunos, assim como o espirito de iniciativa, autoconfiança, autonomia e responsabilidade.

Os alunos organizaram-se em grupos, participando com entusiasmo e motivação num trabalho cooperativo, mostrando os seus conhecimentos de Matemática e Informática, tendo superado as expectativas dos professores responsáveis pela actividade.

Foi uma manhã de alegre confraternização com momentos muito agradáveis de relacionamento interpessoal, valores e atitudes.


A Matemática saiu da sala de aula!

canguru_light_mat_2015


Nos dias 18 e 19 de março decorreram na EPRC dois grandes concursos no âmbito da Matemática: o
SuperTmatik Cálculo Mental e O Canguru Matemático Sem Fronteiras. Estiveram envolvidos mais de 200 alunos do 1º ao 9º ano (Supertmatik) e do 2º ano ao 11º ano (Canguru Matemático). Foram muitos os alunos e o entusiasmo. No SuperTmatik foram realizadas eliminatórias entre alunos da mesma turma para apuramento dos campeões e vice-campeões.

Depois deste apuramento foram feitos vários sorteios com o objetivo de definir as partidas a realizar entre os apurados. A realização destes sorteios e o mapa das partidas teve a colaboração dos alunos do 11º e 12º anos. Com um enorme sentido de responsabilidade, estes alunos, ajudaram ainda mais, assumindo o papel de árbitros nesta atividade.

O concurso
Canguru Matemático Sem Fronteiras consistiu na realização de uma única prova onde a concentração foi a nota dominante.

Todos os alunos estão de parabéns pela alegria, empenho e dedicação demonstrados!