Empresários de Sucesso
Ao longo de cerca de cinco meses, as aulas de Oficinas de Língua Portuguesa transformaram-se em centros de formação de empresários que aprenderam, passo a passo, a criar a sua empresa.
O projeto “Empreender Criança”, promovido pela Associação de Industriais Portugueses, foi abraçado pela Escola Portuguesa Ruy Cinatti em dezembro de 2014, pois reconheceu neste projeto objetivos comuns aos do Projeto Educativo de Escola, nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento da autonomia dos alunos.
Assim, deste projeto resultaram 21 microempresas, as quais surgiram da identificação de necessidades, quer da escola quer do espaço envolvente. Foram, então, delineados planos de negócio e criadas empresas de diferentes ramos: prestação de serviços, restauração e artesanato.
Todos os alunos envolvidos no projeto (3.º e 4.º anos) participaram com empenho e dinamismo nas atividades programadas, aprendendo a trabalhar em equipa e a resolver problemas com que se foram deparando. Portanto, se deste projeto não vierem a resultar empresários de sucesso, resultarão, com certeza, crianças mais capazes de ultrapassar os obstáculos do dia a dia.
O projeto teve o seu corolário na “Feira do Empreendorismo” que se realizou no dia 3 de junho e contou com a presença de inúmeros visitantes.
A abertura da feira à comunidade escolar e aos visitantes ocorreu por volta das 10:00 horas, com um concerto dos Pequenos Violinos, após o qual a Diretora da Escola, Dra. Conceição Godinho, e a professora Valéria Gomes, professora de OLP, falaram sobre os objetivos do programa e os seus resultados.
Depois, alunos, encarregados de educação visitaram as diferentes lojas, que esgotaram os seus produtos rapidamente. A feira foi, em dúvida, um sucesso, não só porque os alunos conseguiram concretizar os seus objetivos ao nível das vendas, mas porque tiveram oportunidade de trabalhar em equipa e cooperar com os outros em prol de um objetivo comum.
As equipas do projeto Empreender Criança voltam a entrar em ação!
Agora foi a vez do teste de mercado e inquérito ao cliente.
Durante a semana de 24 a 28 de março, os alunos que participam no projeto Empreender Criança apresentaram os produtos das suas empresas aos futuros clientes, que puderam conhecer e provar o produto que cada grupo tinha para oferecer.
Cada equipa de trabalho realizou também um inquérito que tinha como objetivo aferir dados acerca da aceitação do produto.
Os produtos apresentados estavam relacionados com as áreas do entretenimento, com empresas de animação que exploram contos e dramatizações de histórias e organização de jogos de tabuleiro; de bem-estar, com massagens e informação sobre as propriedades curativas dos alimentos e da restauração, com a confecção de sumos naturais, café e bolos.
O teste de mercado foi bem sucedido graças à participação dos futuros clientes e ao empenho e dinamismo das equipas de trabalho que poderão, agora, analisar os inquéritos para saber a opinião do seu mercado alvo e fazer as devidas alterações ao produto que apresentaram.
A fase seguinte do projeto Empreender Criança contará com uma entrevista a um empresário de Timor-Leste para partilha de conhecimentos e experiências.
Aguardemos.
Encontro com um empresário
No passado dia 19 de março, os empresários da Padaria Brasão, Sara Durão e Hugo Matos, vieram à Escola Portuguesa Ruy Cinatti, participar na actividade Encontro com um empresário. Os jovens empreendedores falaram sobre a sua experiência profissional em Timor-Leste aos alunos do 3º e 4º anos do primeiro ciclo.
Esta atividade foi realizada no âmbito do projeto Empreender Criança, desenvolvido pela escola em parceria com a AIP (Associação Industrial Portuguesa). O objetivo é desenvolver o interesse pelo empreendedorismo, fomentando a aprendizagem pela prática e experiências concretas.
Foi neste sentido que surgiu o convite aos empresários da Padaria Brasão para virem à escola falar sobre o processo de formação de uma empresa e sobre as características de um empresário. Características como capacidade de iniciativa, criatividade, liderança, auto-confiança e trabalho em equipa foram abordadas de uma forma informal e divertida.
Alunos da EPRC visitam o supermercado Páteo
Esta visita de estudo, organizada pelas professoras de OLP, insere-se no âmbito do Projeto Empreender Criança, promovido pela AIP-CCI (Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria) e teve como objetivo levar os alunos a tomar contacto com a realidade empresarial e a mobilizar/aplicar os conhecimentos aprendidos.
Durante a visita, orientada pelo Diretor do Páteo, o Sr. Paulo Correia, os alunos da Escola Portuguesa Ruy Cinatti tiveram a oportunidade de conhecer a loja, área acessível ao público, bem como os espaços de acesso mais restrito, como os escritórios, os armazéns, a sala de transformações e a sala de reuniões. OS alunos ficaram a saber a função de cada um dos espaços visitados, bem como as tarefas desempenhadas pelos funcionários de cada uma destas áreas.
A visita terminou com o regresso à loja, na qual os alunos, divididos em grupos, realizaram um “peddypaper” direcionado para a exploração dos conceitos introduzidos nas aulas.