Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Visita de João Soares

joao_soares

No dia 21 de maio, tivemos a honra de receber a visita do ex-autarca João Soares e do jornalista Adelino Gomes que se encontram em Díli para serem condecoradas com o grau principal da Ordem de Timor-Leste, o Colar, pelo presidente da República timorense, Taur Matan Ruak, no 13.º aniversário da restauração da independência timorense.

Durante a manhã, acompanhados pelos elementos da direção, os simpáticos convidados visitaram as instalações da escola e ficaram encantados com a pluralidade de valências que a nossa instituição oferece, desde o ensino pré-escolar aos níveis de ensino secundário, com especial destaque para as atividades extra curriculares como a música e o desporto escolar.

A visita culminou com um almoço no refeitório da escola onde houve ainda oportunidade para partilhar ideias sobre Portugal e Timor.


Resultados dos concursos SuperTmatik - Cálculo Mental e Canguru Matemático Sem Fronteiras

cartazcang2015unnamed


Já são conhecidos os Resultados dos concursos SuperTmatik - Cálculo Mental e Canguru Matemático Sem Fronteiras.
No SuperTmatik - Cálculo Mental 9º edição participaram 277.550 alunos oriundos de diversos países. Para grande orgulho de toda a escola, três dos nossos alunos conseguiram ficar no top 20: João Moreira em 16º lugar (num universo de 33.150 alunos), João Renato Sousa em 17º (num total de 26.780 alunos) e Ricardo Agostinho Carvalho no 20º lugar (em 20.930 alunos).
Timor ficou no Top 20 entre 65 países!
Também no projeto
Canguru Matemático Sem Fronteiras 2015, a escola ficou bem classificada, já que, em sete categorias, os alunos ficaram assim posicionadas:

- Categoria Mini Escolar I (2º ano) – nos 50 primeiros lugares;
- Categoria Mini Escolar II (3º ano) – nos 100 primeiros lugares;
- Categoria Benjamin (7º e 8º anos) – nos 100 primeiros lugares;
- Categoria Junior (10º e 11º ano) – nos 50 primeiros lugares.

Mais importante do que as classificações que, obviamente, muito honram a escola foi a participação empenhada dos alunos e professores de Matemática.
Parabéns a todos!


Já sei falar português - 2015

atividade_pre_2015


No âmbito da semana da leitura , que teve como tema “Palavras do Mundo”, os alunos da Educação Pré –Escolar realizaram uma atividade intitulada “ Já Sei Falar Português “ que consistiu na partilha de canções, poesia, dramatização e teatro de sombras.
Foi um momento de Palavras e Fantasia - os animais saíram da selva, as borboletas voaram na luz, os números saltitaram, os barquinhos ligeiros andavam… Os pequenos palhaços, cozinheiros, policias e médicos passearam na rua da linda carochinha!



Semana da leitura - 2015

semana_da_leitura_2015


A Semana da Leitura é sempre um acontecimento importante na nossa escola. Este ano dedicada ao tema
Palavras do Mundo, a cerimónia de abertura desta festa contou com a participação dos alunos do 7º ano que, acompanhados por alunas do Grupo de Guitarras, declamaram poemas de vários autores da lusofonia. Este apontamento simbólico foi, também, mote de abertura da exposição Língua portuguesa: um oceano de culturas, do Instituto Camões.

As atividades que se seguiram, organizadas pela Biblioteca Escolar, em colaboração com os diversos Departamentos, envolveram alunos, pais e professores em torno da leitura.

Como tem sido habitual em anos anteriores, a Feira do Livro Usado teve uma grande afluência por parte da comunidade escolar. A
Plural Editores fez-se representar nesta feira com um stand de livros novos onde pudemos encontrar títulos sobre os mais variados assuntos.

A Hora do Conto foi, este ano, dirigida aos alunos do primeiro ciclo. Tivemos a colaboração de Encarregados de Educação e de alunos mais velhos para dinamizar este espaço.

Os Concursos de Leitura dos diversos ciclos também decorreram ao longo da semana.

Houve, ainda, oportunidade para assistir ao concerto da Orquestra e do Coro da escola e a dois concertos promovidos pelos alunos do 8º ano.

Para terminar a semana, recebemos a visita da escritora Margarida Ejarque que nos veio apresentar o seu mais recente livro Afinal, o que é a poesia?. Os alunos do 3º ano prepararam perguntas para a escritora que respondeu com simpatia, partilhando com os pequenos leitores curiosidades sobre o seu percurso.



Palavras do Mundo - Semana da Leitura

cartaz_leitura_2015



Sessão de Cinema na EPRC - As aventuras de Tintin

cartaz_tintin