Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Gincana de Matemática e Informática

gincana_2015

No período da manhã do dia 20 de março decorreu a segunda edição da Gincana de Matemática e Informática, com a participação dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos e com a colaboração de alunos do 10º A,10º B, 11º B e 12º A.

A Gincana contou com onze provas, entre elas, cálculo mental, resolução de equações do 1.º grau e do 2.º grau, potências, áreas de figuras planas e volumes de sólidos, construção de sólidos geométricos utilizando
polydrons e zometool, construção de figuras planas com tangran, múltiplos e divisores comuns, entre outros.

Esta atividade tinha como objetivos, estimular o desenvolvimento, o interesse, a curiosidade e o desejo de aprender por parte dos alunos, assim como o espirito de iniciativa, autoconfiança, autonomia e responsabilidade.

Os alunos organizaram-se em grupos, participando com entusiasmo e motivação num trabalho cooperativo, mostrando os seus conhecimentos de Matemática e Informática, tendo superado as expectativas dos professores responsáveis pela actividade.

Foi uma manhã de alegre confraternização com momentos muito agradáveis de relacionamento interpessoal, valores e atitudes.


A Matemática saiu da sala de aula!

canguru_light_mat_2015


Nos dias 18 e 19 de março decorreram na EPRC dois grandes concursos no âmbito da Matemática: o
SuperTmatik Cálculo Mental e O Canguru Matemático Sem Fronteiras. Estiveram envolvidos mais de 200 alunos do 1º ao 9º ano (Supertmatik) e do 2º ano ao 11º ano (Canguru Matemático). Foram muitos os alunos e o entusiasmo. No SuperTmatik foram realizadas eliminatórias entre alunos da mesma turma para apuramento dos campeões e vice-campeões.

Depois deste apuramento foram feitos vários sorteios com o objetivo de definir as partidas a realizar entre os apurados. A realização destes sorteios e o mapa das partidas teve a colaboração dos alunos do 11º e 12º anos. Com um enorme sentido de responsabilidade, estes alunos, ajudaram ainda mais, assumindo o papel de árbitros nesta atividade.

O concurso
Canguru Matemático Sem Fronteiras consistiu na realização de uma única prova onde a concentração foi a nota dominante.

Todos os alunos estão de parabéns pela alegria, empenho e dedicação demonstrados!


Final dos debates inter-turmas

debates_vencedores_light

Decorreu a final do Projeto Debates na Biblioteca da nossa escola. Este projeto iniciou-se em outubro de 2014 e visou as catorze turmas do quinto ao décimo ano de escolaridade, envolvendo todos os professores das turmas e especialmente os diretores de turma.

A sua finalidade primordial foi desenvolver a utilização da língua portuguesa através de debates que estimularam a capacidade de argumentação, a oralidade, o espírito crítico, a criatividade e a capacidade de pesquisa e investigação de temas variados.

O apuramento das equipas, com 4 alunos a representar cada turma da escola, realizou-se na aula de Apoio à Direção de Turma, tendo decorrido as semifinais no mês de dezembro e as finais no mês de março, onde foram debatidos temas como a escola, a música, a pintura, o desporto, o uso do
facebook e dilemas morais, que tanto empolgaram o auditório.
Neste edição venceram as turmas do 8º B e do 9º B.



Dia do Laboratório Aberto

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Ruy Cinatti, o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais decidiu abrir os laboratórios de Biologia/Geologia e Física/Química durante o dia 17 de Março de 2015 à Comunidade Escolar com os seguintes objetivos:
- Promover a articulação vertical entre diferentes níveis de ensino;
- Sensibilizar os alunos do 3º ciclo para o curso de Ciências e Tecnologias;
- Promover a literacia científica na comunidade escolar.

O laboratório de Biologia e Geologia recebeu a visita de 8 grupos de alunos do 1º ciclo e pré-escolar, dois grupos de alunos do 3º ciclo e dois grupos do ensino secundário. Foram abordados três temas: célula, corpo humano e formação e classificação de rochas. As atividades desenvolvidas foram:
• Extração de ADN;
• Observação microscópica de diferentes tipos de células;
• Observação de um modelo de corpo humano;
• Observação de um coração e pulmões de porco, com simulação da inspiração/expiração, acompanhado da projeção de um filme sobre o batimento cardíaco;
• Observação de vários tipos de rochas incluindo a observação à lupa de diferentes tipos de areias;
• Simulação de uma erupção vulcânica efusiva.
O laboratório de Física e Química recebeu, ao longo do dia, a visita das 3 turmas de 7º ano e das 2 turmas de 8º ano acompanhadas dos respetivos professores. Os anfitriões foram os alunos mais velhos, de ambas as turmas do 9º ano e da turma de 10º ano do Curso de Ciências e Tecnologias.
As atividades experimentais estavam relacionadas com os conteúdos programáticos da disciplina de Físico-Química do 3ºciclo e foram as seguintes:
• Faz a tua impressão digital;
• Transferir Líquidos;
• Capacidade Térmica Mássica – uma importante propriedade da água;
• Magnetismo e Campos magnéticos;
• Uma questão de força – a força de atrito;
• Corrida de carros – propulsão com balões.
Os nossos Cientistas estão de Parabéns!




Concerto de final de 2º período - Tekitokes - 2015

Para comemorar mais um final de período, a Banda da Escola TEKITOKES, presenteou toda a comunidade escolar com dois concertos, um no período da manhã e o segundo no período da tarde do dia 19 de Março.

Na sua formação original, apresentaram temas bastante conhecidos de todos em tétum, português e inglês.

Os concertos contaram ainda com a participação especial dos alunos do 8ºB e do 9ºB em colaboração com o Professor Júlio Couceiro.

Foram momentos imensamente aplaudidos que acabaram com muitos pedidos de fotografias e autógrafos aos músicos mais populares da Escola.



Dia do Pai - 2015

No dia 19 de Março, os alunos do Pré-Escolar comemoraram o Dia do Pai.

Os pais vieram à escola para participar em várias atividades com os seus filhos: corridas de sacos, jogo das argolas,
bowling, pintura coletiva em papel de cenário, entre outras brincadeiras.

As crianças ofereceram aos pais canções, poemas e a prendas que dedicadamente construíram. Foram momentos de partilha e diversão entre pais e filhos para mais tarde recordar.



Exposição de trabalhos sobre Ruy Cinatti



Tekitokes - a banda da EPRC em concerto

cartaz_concerto_tekitokes_concerto_abril_light


Visita ao Parlamento Nacional de Timor-Leste - 2015

visita_ao_parlamento_2015_4


Enquadrada no Programa Parlamento dos Jovens (
http://app.parlamento.pt/webjovem2015/index.html), a Escola Portuguesa Ruy Cinatti deslocou-se no dia 3 de Março de 2015 ao Parlamento Nacional de Timor-Leste.
Esta visita é mais uma etapa no percurso que os alunos que frequentam o ensino secundário têm vindo a fazer desde Outubro de 2015, quando a escola se inscreveu no sítio da Assembleia da República de Portugal.

visita_ao_parlamento_2015_2


Desde esse dia, os alunos juntaram-se em listas de dez potenciais candidatos a deputados, fizeram a sua campanha, este ano dedicada ao tema “Ensino Público e Privado: que desafios”, realizaram debates dentro das turmas e um debate conjunto, que contou com a presença de uma deputada do Parlamento Nacional de Timor-Leste.

Depois, ainda em Janeiro, houve uma votação para a eleição de uma Assembleia Escolar, tendo sido eleitos 31 deputados. Aqui, após intenso debate, foi aprovado o texto final do Projeto de Recomendação, que seguiu para Lisboa, para avaliação.
Neste Programa participam todas as escolas de Portugal Continental e Insular e também todas as escolas portuguesas no estrangeiro e todas as escolas que, não sendo portuguesas, ensinam a Língua Portuguesa.

Neste caso, apenas uma escola localizada na Europa e uma outra fora da Europa são selecionadas.
Ora, este ano essa honra foi atribuída à Escola Portuguesa Ruy Cinatti, eleita representante do Círculo Fora da Europa. Assim, dois alunos timorenses irão participar em Maio próximo numa sessão parlamentar na Assembleia da República, em Lisboa.

visita_ao_parlamento_2015_1

Uma forma de oferecer uma experiência semelhante aos alunos que, tendo participado, não tiveram a oportunidade de ir a Lisboa consistiu nesta visita ao Parlamento de Timor-Leste. Assim, premeia-se o reconhecimento do bom trabalho desenvolvido pelos alunos e dá-se também uma oportunidade a todos os que participaram de verem como funciona um órgão de soberania.

visita_ao_parlamento_2015_3

Consulte a página deste projeto em:

http://www.eprc-celp.org/projetos/14_15/parlamento_dos_jovens


Street Art nas comemorações do centenário de Ruy Cinatti

No ano em que se comemora o 100.º aniversário do nascimento de Ruy Cinatti, o professor de Desenho A, Rui Menezes, propôs à direcção a elaboração de um desenho feito através da técnica Street Art numa das paredes frontais da escola. 

A escolha desta técnica não foi aleatória. Foi, isso sim, a forma encontrada para unir gerações: os 100 anos de Ruy Cinatti e a juventude de quem pôs mãos à obra e de quem se revê na Street Art, uma técnica muito em voga nas camadas mais jovens de artistas.


A execução do rosto do patrono da Escola Portuguesa de Díli foi feita pelos alunos do 11.º C e do 12.º C do Curso de Artes.





Clube de Cinema: O primeiro dia de filmagens

Após alguns meses de formação sobre cinema  - profissões, sua história, como realizar um storyboard, como escrever um guião, quais os planos e movimentos de câmara mais usados -, formação que foi dada aos sábados de manhã, a equipa da EPRC, no dia 7 de março fez o seu primeiro dia de filmagem.

grande-plano-da-personagem_1

Consulte a página do projeto em:
http://www.eprc-celp.org/projetos/14_15/clube_de_cinema/

Saiba mais...

No dia do centenário de Ruy Cinatti

dia_do_centenario_ruy_cinatti


Celebrou-se com um Porto d’Honra, no dia 8 de março, o centenário do nascimento de Ruy Cinatti, patrono da nossa escola.

A cerimónia contou com a presença do Senhor Embaixador de Portugal, Dr. Manuel de Jesus, do Dr. Mari Alkatiri bem como do General Lere entre outras individualidades. Estiveram ainda presentes os professores da escola, encarregados de educação, alunos e membros da comunidade local.

Os nossos alunos foram as figuras principais da festa. Na abertura da cerimónia, declamaram poemas de Ruy Cinatti numa
flash mob que surpreendeu o público. A poesia continuou depois, intercalando músicas tradicionais, portuguesas e timorenses, interpretadas pelo coro e orquestra da escola.

O padre Peter Stilwell, amigo e biógrafo de Cinatti, não podendo estar presente, partilhou com os convidados um texto comovente onde recordou memórias da sua infância com o poeta. Este foi também evocado pelo maestro Simão Barreto que nos presenteou com o testemunho da amizade entre ambos.

O momento mais emocionante da tarde foi proporcionado pelos familiares dos
Liurais com quem Ruy Cinatti fez um pacto de sangue pois partilharam com os presentes a história que ouviram contar desse momento sagrado que selou para sempre a ligação do poeta a Timor.
A cerimónia culminou com o descerrar de uma placa comemorativa do centenário e com a inauguração da exposição dos trabalhos dos alunos.




Celebração do 100º Aniversário de Ruy Cinatti

cartaz_cinatti_light

English Breakfast no centésimo dia de aulas

english_breakfast_1

No dia 27 de Fevereiro, centésimo dia efetivo de aulas na EPRC, teve lugar o segundo "British Breakfast" para alunos. Esta iniciativa do departamento de línguas da escola, a cargo dos professores de Inglês, decorreu nos dois intervalos da manhã e teve como objetivo divulgar a cultura Britânica, promovendo, em simultâneo, o convívio entre alunos. Da ementa constaram ovos mexidos, salsichas, cogumelos, feijão, torradas e o tradicional chá.

english_breakfast_3_1
 

Este ano letivo houve ainda, e pela primeira vez, uma sessão para docentes. Foi um agradável momento de confraternização para os  professores que aderiram a esta atividade.
Obrigada a todos os que participaram, em particular aos funcionários do refeitório e ao grupinho de alunos do 7ª A ! 


english_breakfast_2