Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Dia da Biblioteca Escolar

dia_da_be

Saiba como foi o dia da Biblioteca Escolar da EPRC no blog da Biblioteca:

http://www.bibliotecadaeprc.blogspot.com

Dia Mundial da Alimentação

O dia mundial da alimentação foi celebrado na escola com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para os alimentos saudáveis.

dia_mundial_da_alimentacao_1_light

Cada aluno do sexto ano foi responsável por trazer alimentos coloridos e saudáveis: muitas hortaliças, muitas frutas, alguns tubérculos e frutos secos.

Num verdadeiro trabalho de equipa, na cantina da escola (agradece-se desde já, a delicadeza, o carinho e o espírito de entreajuda dos funcionários) foi criada uma linha de montagem de preparação de alimentos.

dia_mundial_da_alimentacao_4_light

Foram elaborados pratos criativos, confecionadas saladas, saladas de fruta, sumos naturais, crepes saudáveis e muito mais!

dia_mundial_da_alimentacao_5_light

No final o balanço foi amplamente positivo:

• os alunos da escola agarrados às cenourinhas, quais coelhinhos;
• os adultos a pedirem fotocópias das instruções para uma vida saudável, para explicarem aos filhos;
• as saladas que desapareceram em segundos.

dia_mundial_da_alimentacao_6_light

Para uma vida saudável, numa escola saudável!

Dia da Biblioteca Escolar

dia_BE_imagem_light

Museu da Resistência - um espaço de conhecimento

mresistencia_2_light

“Esta foi a minha primeira visita ao Museu da Resistência. Nunca lá tinha ido antes. Quando entrei naquela sala grande onde tem toda a história do meu país, senti-me orgulhosa em ser timorense mas também senti uma grande tristeza com aquilo que aconteceu em Timor.”
Vera Lemos, 12º B

“O Arquivo e Museu da Resistência Timorense deve sempre ser visitado por todas as pessoas que chegam ao nosso país, para que possam saber o que o nosso povo passou. Ao mesmo tempo, acho também que as novas gerações timorenses deviam visitar este Museu para que, no futuro, não voltem as costas ao nosso país mas que lutem por uma melhor independência.”
Dário Fernandes, 11º B

mresistencia_1_light

“Lembro-me muito bem da primeira e da última imagem do Museu. A primeira era a imagem de uma montanha timorenses que servira de abrigo e de esconderijo ao povo e aos guerrilheiros e a última era um sorriso de uma criança que simboliza que Timor conseguiu alcançar a sua vitória.”
Nobelinha Sarmento, 11º B

Cinema Curricular

cinema_curricular_2_light

Decorreram na Escola Portuguesa Ruy Cinatti (EPRC) as primeiras sessões de “Cinema Curricular”, uma iniciativa do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, inserida no plano anual de atividades da EPRC e promovida em parceria com a Biblioteca Escolar.

cinema_curricular_1_light

Durante a segunda quinzena de outubro, os alunos das turmas do 7º A e do 7º B assistiram ao documentário “A árvore genealógica da humanidade”/National Geographic Society e as turmas do 9º A e do 9º B terminaram a semana de aulas com “Tempos modernos” de Charles Chaplin. Esta quinzena foi dinamizada pela disciplina de História e sendo uma atividade facultativa, em horário extraletivo, contou com a participação generalizada dos alunos.

Divertiram-se e aprenderam mais!

HIGIENE ORAL: PRECISA-SE!

No passado dia 14 de outubro, os alunos do 3.º e 4.º anos participaram numa sessão de esclarecimento sobre higiene oral, a qual foi dinamizada pela dentista Gilda Gomes.

saude_oral_1_light

Durante o encontro, a Dra. Gilda Gomes falou sobre a dentição de leite e definitiva, sobre os alimentos que fazem mal aos dentes, bem como sobre os cuidados de higiene a ter para manter uma boca sã e livre de cáries.

Os alunos participaram ativamente na sessão, reagindo com interesse às interpelações da médica e mostrando-se impressionados quando lhes foram mostradas imagens com diferentes patologias dentárias. No final, os alunos receberam uma escova de dentes e um copo de água e, em grupos de dez, deslocaram-se à casa de banho, onde a médica e a sua equipa os ensinaram a lavar os dentes.

saude_oral_2_light

Este encontro, promovido pela EPRC em parceria com o Centro de Saúde da Formosa, insere-se no âmbito de um programa de sensibilização para a saúde oral que se irá prolongar pelo primeiro período e que tem como público-alvo os alunos do 1.º ciclo. Procura-se assim cumprir um dos desígnios educativos da EPRC - fomentar hábitos de higiene que possam contribuir para o bem-estar e saúde dos alunos.

No entanto, implementar este projeto não teria sido possível sem a plena colaboração do Centro de Saúde da Formosa, que não só disponibilizou os seus recursos humanos, enviando a Dra. Gilda Gomes e uma assistente, como também materiais (todos os alunos levaram uma escova para casa).

saude_oral_3_light

Como foram as histórias magnéticas na EPRC

“(…)Um vídeo sobre a nossa presença nesta escola incrível! Talvez a única em Díli onde as crianças têm um horário completo, ao contrário da maioria das outras escolas que apenas podem oferecer 2 horas por dia aos seus alunos em turmas sobrelotadas. O espaço e equipamentos são melhores do que em muitas escolas de Portugal e espelham o empenhamento que tem sido colocado neste projecto tão importante. Contámos com uma colaboração fora de série da direcção, professores e alunos. Foi por isso um imenso prazer fazer mais duas sessões extra (sem atelier) e também uma sessão exclusivamente para os professores na qual pudemos explicar e partilhar as nossas metodologias e a nossa experiência com crianças.(…)”

In: http://historiasmagneticas.blogspot.com/2013/10/escola-portuguesa-ruy-cinatti-dili.html

hm

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

magritte_door_and_cloud_light_2

Saiba mais no blog da biblioteca da EPRC...