Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Festa de Encerramento do Ano Letivo 2013/2014

gotinha_de_agua

No dia 13 de junho festejámos o encerramento do ano letivo 2013/14. Durante a manhã, o teatro, a música, a dança e a poesia tomaram conta da escola.
A festa começou com a atuação das crianças do ensino pré-escolar que nos presentearam com a dramatização da história
Floresta d‘Água de Jorge Salgueiro, preparada nas aulas de Expressão Musical e que contou com a colaboração dos alunos do 2º ano. Entre gotinhas de água e pequenas árvores, assistimos a um espetáculo cheio de cor e música ao mesmo tempo que apreendemos uma importante mensagem sobre a preservação do ambiente.
Ao longo da manhã, ouvimos a leitura expressiva de poemas em português pelos alunos do Clube de Poesia e assistimos à dança merengue, pelos alunos dos 5º, 6º e 10ºs anos, no âmbito das aulas de educação física.
Os alunos do 7º ano A apresentaram uma canção em estilo rock composta na aula de Música. De seguida, assistimos à atuação da banda
Tekitoques que, entre músicas portuguesas e timorenses, fez as delícias de todos.
A festa culminou com o lançamento de papagaios construídos pelos alunos do 7º ano, no âmbito da disciplina de Matemática.




Mostra de Fotografia e Desenho - 10º e 11º Anos

Mostra 10º Ano

“Às vezes, em dias de luz perfeita e exata,
Em que as coisas têm toda a realidade que podem ter
Pergunto a mim próprio devagar
Por que sequer atribuo eu
Beleza às coisas.”

Alberto Caeiro –
O Guardador de Rebanhos.

No âmbito da unidade da estética, esta
Mostra de Fotografia é o resultado do trabalho dos alunos de Filosofia do 10º Ano.
Pretendeu-se abrir novos horizontes e
re-olhar aspetos que passam desapercebidos no dia-a-dia.
Associando o ensino/aprendizagem a atividades lúdicas, esta ação decorreu extra-aulas e, a partir da utilização da arte da fotografia, procurou criar uma oportunidade de
re-descobrir e, com um outro olhar, trans-figurar a realidade.
Atenta a temática do Belo, as fotografias apresentadas são o resultado de um re-aprender a observar o que nos rodeia e também o meio pelo qual se tentou desvelar algumas das emoções experienciadas.

Veja o vídeo em:

https://www.youtube.com/watch?v=YdOtL1vsZtc



Mostra 11º Ano

“Fui para os bosques para viver deliberadamente,
Para sugar todo o tutano da vida.
Para aniquilar tudo o que não era vida,
E para, quando morrer, não descobrir que não vivi.”

Henry David Thoreau –
Walden; ou, A Vida nos Bosques.
Esta Mostra teve como ponto de partida a obra de Gauguin,
De onde vimos? O que somos? Para onde vamos?, de 1897, e que corresponde, nas palavras do autor, a uma reflexão sobre o nascimento, a vida e a morte.
Face à leitura e análise de diferentes perspetivas, os alunos de Filosofia do 11º Ano associaram o desenho e a fotografia como meios de interpretação e como instrumentos de resposta à indagação sobre o sentido da existência.
Procurou-se, deste modo, desenvolver as capacidades de representação, de expressão e de comunicação, permitindo ilustrar na busca de sentido, um modo de ser-no-mundo.

Veja o vídeo em:

https://www.youtube.com/watch?v=guBTzuCBg20



I Concurso de Leitura Expressiva

cartaz_concurso_leitura_2

Aconteceu o I Concurso de Leitura Expressiva, resultado de uma parceria entre a Escola Portuguesa Ruy Cinatti (EPRC) e o Externato de São José (ESJ) inserindo-se no projeto das Bibliotecas Escolares/Malas Ler+ em Timor-Leste, e decorreu ao longo do 3º período.

Este concurso cumpriu os objetivos pretendidos como o desenvolvimento do uso do português, a promoção de atividades relacionadas com a leitura e o aumento dos hábitos de leitura dos alunos do 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, para além de estreitar parcerias e redes de trabalho colaborativo entre as escolas.

A participação dos alunos resultou da sua inscrição voluntária e a respetiva seleção em três eliminatórias, culminando numa eliminatória final, com o apuramento de um vencedor por ano de escolaridade (do 4º ano ao 7º ano). A eliminatória final dos 4º e do 5º anos teve lugar no dia 11 de junho no ESJ, enquanto a final dos 6º e 7º anos decorreu no dia 12 de junho na EPRC. Os vencedores foram os seguintes:

4º ano – Gilfon Pereira (ESJ)
5º ano – Maria João Ribeiro (EPRC)
6º ano – Vanécia Santos (ESJ)
7º ano – Rosália da Costa (EPRC)

No final, todos os alunos receberam um diploma de participação e os quatro vencedores foram agraciados com um livro de literatura juvenil, um filme, e alguns presentes da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura.

O mais importante foi a festa que a leitura proporciona e a vontade que ficou de encontros futuros entre os alunos e professores das duas escolas.




10 de Junho na EPRC

A Escola Portuguesa Ruy Cinatti abriu as suas portas à Comunidade Portuguesa residente em Timor-Leste para comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.
A celebração contou com a participação do coro e do grupo instrumental que interpretaram os hinos nacionais de Timor Leste e de Portugal. O Embaixador de Portugal e o Presidente do Parlamento Nacional de Timor Leste discursaram, focando a importância da Língua Portuguesa no mundo, a relações de amizade entre estes dois países, não esquecendo a CPLP.
Houve, ainda, um apontamento musical com a participação do Quarteto do Maestro Simão Barreto.
O resto da noite foi animada com música portuguesa.



Projeto de recomendação da EPRC em segundo na sala do senado da Assembleia da República

nas_traseiras_do_parlamento

Terminou ontem, terça-feira, dia 3 de Junho, a atividade Parlamento dos Jovens 2014 com a chegada a Díli, vindos de Lisboa, dos deputados Donald Martins e Marcos Araújo e do professor Pedro Meireles.

O primeiro dia de trabalhos foi destinado à discussão dos Projetos de Recomendação de cada Círculo Eleitoral (
http://app.parlamento.pt/webjovem2014/Secundario/OrganizacaoComissoes.pdf), o que decorreu nas Salas reservadas ao trabalho das várias Comissões da Assembleia da República Portuguesa (http://www.parlamento.pt/ComissoesAR/Paginas/default.aspx).

Os deputados da Comissão Um, após apresentação e defesa dos seus projetos, elegeram o do Distrito de Lisboa como base de trabalho, tendo o Projeto de Recomendação da Escola Portuguesa Ruy Cinatti (
http://app.parlamento.pt/webjovem2014/Secundario/RecomendacaoAprovada.pdf) obtido o segundo lugar na votação que se realizou.

Do segundo dia de trabalhos, que decorreu na Sala do Senado, resultou um documento único nascido da discussão e votação de cento e trinta deputados que será apresentado aos deputados da atual legislatura.

assembleia_republica_1

O projeto de recomendação do Círculo Fora da Europa - Díli contou com a participação de professores dos grupos disciplinares de Matemática, de Geografia e de Português e envolveu ainda todos os alunos do ensino secundário. Do total destes, sessenta candidataram-se a um dos trinta e um lugares de deputado da sessão parlamentar escolar, eleitos pelos seus pares, no passado mês de Janeiro.

A taxa de participação na votação, com 125 alunos votantes, foi de 80,6%.

Depois de nesta sessão de Janeiro terem sido escolhidos os alunos que representariam a escola em Lisboa, foi feito um trabalho mais personalizado com os dois deputados, na preparação e defesa do Projeto de Recomendação da Escola Portuguesa Ruy Cinatti, que nasceu na Sessão Escolar.


Empresários de Sucesso

IMG_8341

Ao longo de cerca de cinco meses, as aulas de Oficinas de Língua Portuguesa transformaram-se em centros de formação de empresários que aprenderam, passo a passo, a criar a sua empresa.

O projeto “
Empreender Criança”, promovido pela Associação de Industriais Portugueses, foi abraçado pela Escola Portuguesa Ruy Cinatti em dezembro de 2014, pois reconheceu neste projeto objetivos comuns aos do Projeto Educativo de Escola, nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento da autonomia dos alunos.

Assim, deste projeto resultaram 21 microempresas, as quais surgiram da identificação de necessidades, quer da escola quer do espaço envolvente. Foram, então, delineados planos de negócio e criadas empresas de diferentes ramos: prestação de serviços, restauração e artesanato.

Todos os alunos envolvidos no projeto (3.º e 4.º anos) participaram com empenho e dinamismo nas atividades programadas, aprendendo a trabalhar em equipa e a resolver problemas com que se foram deparando. Portanto, se deste projeto não vierem a resultar empresários de sucesso, resultarão, com certeza, crianças mais capazes de ultrapassar os obstáculos do dia a dia.

O projeto teve o seu corolário na “
Feira do Empreendorismo” que se realizou no dia 3 de junho e contou com a presença de inúmeros visitantes.
A abertura da feira à comunidade escolar e aos visitantes ocorreu por volta das 10:00 horas, com um concerto dos
Pequenos Violinos, após o qual a Diretora da Escola, Dra. Conceição Godinho, e a professora Valéria Gomes, professora de OLP, falaram sobre os objetivos do programa e os seus resultados.

Depois, alunos, encarregados de educação visitaram as diferentes lojas, que esgotaram os seus produtos rapidamente. A feira foi, em dúvida, um sucesso, não só porque os alunos conseguiram concretizar os seus objetivos ao nível das vendas, mas porque tiveram oportunidade de trabalhar em equipa e cooperar com os outros em prol de um objetivo comum.



A História em Retrospetiva – Das Grandes Civilizações à CPLP

historia_em_retrospetiva

O papel da História na educação e formação dos jovens enquanto cidadãos permite o desenvolvimento da cidadania universal, o gosto pelo seu país e de atitudes básicas como a autonomia, a curiosidade, a tolerância e a solidariedade.

Sob este pressuposto, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas concluiu, no dia 31 de Maio, o projeto
A História em Retrospetiva: Das Grandes Civilizações à Comunidade de Países de Língua Portuguesa, onde 297 alunos, alguns convidados e professores recriaram vários contextos históricos, nos seus diferentes tempos e espaços, a partir do vestuário que um dia foi trajado por gente anónima.

A temática, sustentada em conteúdos estudados em aula, foi devidamente contextualizada com música e imagens das épocas, proporcionando ao público um espetáculo inigualável.

Reafirmamos o carácter educativo, pedagógico e de recriação do projeto, onde as famílias tiveram um papel fundamental.

A presente iniciativa teve a assinatura de todos os elementos que compõem o Departamento, a saber, Anabela Fernandes, Elisa Cardozo, Dina Mendes, João de Carvalho Roseiro, Luís Firmo e Maria Luísa Magalhães. Tivemos ainda o privilégio de contar com a preciosa colaboração de parcerias: a Biblioteca Escolar, os Departamentos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo, o Departamento das Expressões (Educação Física e Educação Musical), e de tantos professores, educadores e funcionários.

Um agradecimento a toda a equipa da Direção pelo apoio incondicional a este projeto.

Mais uma vez os nossos alunos provaram que são fantásticos!





Visita à maternidade de Díli

IMG_8160

No âmbito da semana das profissões que decorreu entre 12 e 23 de maio, os alunos do 9º ano da EPRC, acompanhados pelos professoras Manuela Banha, Anabela Fernandes, Ana Cristina Almestre e pela Psicóloga Joana frança, visitaram a Maternidade de Dili, tendo sido amavelmente recebidos pela Diretora, Dra Virna Sam, médica pediatra e pelo Dr. Sam, médico ginecologista.

IMG_8177

Os alunos puderam visitar, entre outras, a sala de imunização, a sala de intervenções cirúrgicas, a sala de esterilização, e ainda a sala de ecografias onde, mediante autorização prévia de uma senhora grávida, puderam presenciar a realização da ecografia e ouvir o batimento cardíaco do feto.

Antes da visita, os dois médicos receberam os alunos numa sala de reuniões onde responderam a questões bastante pertinentes, colocadas pelos nossos alunos, relativamente ao percurso que envolve a formação de um médico, ao acompanhamento pré-natal das grávidas, à vacinação dos bebés após o nascimento e às taxas de mortalidade infantil e materna.

IMG_8171

Receberam também uma lição muito importante sobre higiene reprodutiva e ouviram de profissionais de saúde a desmistificação de conceitos incorretos que têm passado de geração em geração, na sociedade timorense, sobre a reprodução.

Para os professores foi gratificante verificar que a maioria dos alunos conseguiu acompanhar as explicações dadas, consolidando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Ciências Naturais e Geografia.

Agradecemos à Dra Virna e ao Dr Sam a disponibilidade e simpatia com que nos receberam.



As plantas também respiram e transpiram...

as_plantas_respiram_e_transpiram_2

Pois é… estávamos a estudar as plantas, quando ouvimos dizer que as plantas, tal como nós, respiram e transpiram… se bem que de forma diferente!
Foi assim que começou a nossa viagem até ao mundo da ciência!

Fomos ao edifício principal da Escola, até àquele “planeta” a que chamamos de “Laboratório de Ciências” e com a ajuda da turma do 11º A e do Professor Paulo Gonçalves, descobrimos coisas novas e fantásticas sobre as plantas.

Por exemplo, aprendemos que, para produzirem o seu próprio alimento (glicose), as plantas realizam a fotossíntese e por isso necessitam de captar o CO2 da atmosfera, libertando no final do processo O2 e que as plantas ainda libertam vapor de água na transpiração.

E assim a ver, a ouvir e a experimentar aprendemos coisas surpreendentes.

Turmas: 3º A / 3º B / 11º A

Professores responsáveis: Suzete Pereira, António Pereira, Paulo Gonçalves