Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Visita do Secretário de Estado das Comunidades

secretario_de_estado_das_comunidades_2015

Dia 19 de janeiro recebemos a visita do Senhor Secretário de Estado das Comunidades, Dr. José Cesário, que se deslocou a Timor-Leste para uma visita de 4 dias.

Depois de ter conhecido a escola em todas as suas valências, teve ainda a oportunidade de falar com alguns professores e de almoçar no nosso refeitório, acompanhado do Senhor Embaixador e do Adido para a Cooperação. A visita culminou com uma reunião informal com a Direção da Escola.





10 de Junho na EPRC

A Escola Portuguesa Ruy Cinatti abriu as suas portas à Comunidade Portuguesa residente em Timor-Leste para comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.
A celebração contou com a participação do coro e do grupo instrumental que interpretaram os hinos nacionais de Timor Leste e de Portugal. O Embaixador de Portugal e o Presidente do Parlamento Nacional de Timor Leste discursaram, focando a importância da Língua Portuguesa no mundo, a relações de amizade entre estes dois países, não esquecendo a CPLP.
Houve, ainda, um apontamento musical com a participação do Quarteto do Maestro Simão Barreto.
O resto da noite foi animada com música portuguesa.



Comemorámos o 99º aniversário do poeta Ruy Cinatti


99_aniversario_de_ruy_cinatti

No dia 10 de março celebrámos o 99º aniversário do poeta Ruy Cinatti, patrono da nossa escola.

Assinalámos esta data com a leitura de poemas e trechos da prosa do escritor, feita pelas alunas do Clube de Leitores que foram acompanhadas por um conjunto de músicas tradicionais timorenses, interpretadas pelos alunos dos projetos musicais.
A cerimónia contou com a presença dos familiares dos dois
liurais com quem Ruy Cinatti celebrou um pacto de sangue que, orgulhosos, nos contaram alguns pormenores sobre esse momento.

A encerrar a cerimónia, o Senhor Embaixador de Portugal sublinhou a importância da dedicação de Cinatti a Timor-Leste, enquanto poeta e homem da ciência, incitando os alunos a contribuírem de igual modo para o futuro do seu país.






Despedida do Sr. Embaixador de Portugal

embaixador

O Sr. Embaixador de Portugal, Luís Barreira de Sousa, cessou funções em Timor-Leste.
Sendo o Patrono da Escola Portuguesa Ruy Cinatti, no dia 5 de abril, saudámo-lo com um Porto d’Honra. Às 18h, o Sr. Embaixador chegou à nossa escola. Alunos, pais, professores e outros convidados esperavam-no.

A diretora, prof. Conceição Godinho, marcou a abertura do evento, saudando todos os presentes e dirigindo palavras de agradecimento ao homenageado por todo o trabalho desenvolvido no país e, concretamente, na EPRC.

Seguiram-se as palavras do Dr. Luís Barreira, que partilhou o carinho e a saudade que guardará do país e da Escola.
A noite terminou da melhor forma: tempo para petiscar, beber e conviver com todos os presentes, ao som de três canções tradicionais portuguesas apresentadas pelo Coro e Grupos Instrumentais da EPRC.

A EPRC deseja as maiores felicidades ao Dr. Luís Barreira de Sousa na sua nova missão, na Tailândia.

Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas


Sob o convite da Embaixada de Portugal em Timor-Leste, a Escola Portuguesa Ruy Cinatti acolheu, mais uma vez, a comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses.

P1060144

Num fim de tarde agradável, a comunidade portuguesa marcou presença nesta celebração que se iniciou com os hinos nacionais de Timor Leste e de Portugal interpretados pelo coro da escola. Presentes estiveram também vários membros do Governo, bem como todas as Embaixadas com representação em solo timorense.
O Senhor Embaixador de Portugal, Manuel de Jesus e o Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor Leste, Hernani Coelho, discursaram numa mensagem comum de cooperação entre os dois países e de confiança no futuro.
O resto da noite foi de convívio, ao som da música portuguesa.