Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Calçada Portuguesa
Melhoria do acesso principal à escola...

A calçada portuguesa é uma forma tradicional de revestimento artístico de passeios, em exposição permanente. Mais do que os passos, passeiam os olhos, numa visão de história, tradição e beleza. Independentemente do local no mundo onde é possível admirá-la e das temáticas escolhidas, a técnica aplicada logo identifica o país que lhe deu origem, Portugal.

O acesso principal à escola era feito por um caminho de terra batida, buracos e uma vala de escoamento de águas (como tantas outras existentes em Díli). Era necessário requalificar este espaço exterior por questões não apenas estéticas, funcionais, mas também de segurança. Assim, surge o projeto de calçada portuguesa na escola. Com a colaboração dos alunos iríamos transformar um caminho de pó, num passeio, valorizando a fachada principal da escola, e divulgando e promovendo uma arte portuguesa.

Após realizados alguns estudos, foi escolhido o projeto a aplicar na entrada da escola. Também com a colaboração dos alunos passaram-se os desenhos escolhidos para placas de madeira, que foram depois cortadas e serviram de moldes à colocação das pedras pretas e brancas.

Breve memória descritiva
No desenho do chão é possível ver ao centro a Esfera Armilar, símbolo da nossa escola. Nas laterais, o sol e o mar, comuns aos dois países. O Sol encontra-se representado nos dois hemisférios, o mesmo que iluminou os portugueses na partida, e que os saudou na chegada a um novo destino – Timor.
As ondas, representando o mar, que uniu estes povos, e que no seu ondular, embala sonhos que falam de aventura, de descoberta e de uma história partilhada, que se faz de cor, de poesia e de arte.

Stacks Image 758

Maqueta da calçada


Moldes

Colocação da Pedra


Exposição


Trabalho Final