Clube de Cinema: O primeiro dia de filmagens
Consulte a página do projeto em:
http://www.eprc-celp.org/projetos/14_15/clube_de_cinema/
Saiba mais...
A EPRC foi ao cinema
Para além de se divertirem, num ambiente especial proporcionado pelo filme a três dimensões e de vibrarem com os ritmos latinos, os alunos puderam apreender a mensagem sobre a importância de preservação do ambiente e usufruir de uma tarde de domingo em “família escolar”.
2ª Sessão de Cinema em Português
Um rapaz, Lourenço, estuda no 9.º ano num colégio em Cascais e tudo parece correr bem. É óptimo estudante e vai receber o prémio de melhor aluno.
Mas, em pouco tempo, o mundo que conhece altera-se: o pai é despedido pelo Presidente do Clube de Futebol por não aceitar um jogo com um resultado comprado, a mãe emigra para Angola para encontrar uma solução e ele tem de sair do colégio para ir estudar numa Escola Secundária com alunos do bairro da Cova da Moura. Há um mundo que muda… E Lourenço acabará por ser o protagonista dessa mudança.
Haverá um intervalo de 30 minutos.
Estarão disponíveis bebidas e comidas.
Como foi a 1ª sessão de Cinema em Português na EPRC?
A escola organizou a sua primeira Sessão de Cinema. Exibimos o filme de animação "Rio" destinado a um público mais jovem.
A adesão foi enorme e este momento de confraternização entre alunos, professores, pais e visitantes serviu para a comunidade educativa experenciar uma escola diferente e acolhedora.
Cinema Curricular
Decorreram na Escola Portuguesa Ruy Cinatti (EPRC) as primeiras sessões de “Cinema Curricular”, uma iniciativa do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, inserida no plano anual de atividades da EPRC e promovida em parceria com a Biblioteca Escolar.
Durante a segunda quinzena de outubro, os alunos das turmas do 7º A e do 7º B assistiram ao documentário “A árvore genealógica da humanidade”/National Geographic Society e as turmas do 9º A e do 9º B terminaram a semana de aulas com “Tempos modernos” de Charles Chaplin. Esta quinzena foi dinamizada pela disciplina de História e sendo uma atividade facultativa, em horário extraletivo, contou com a participação generalizada dos alunos.
Divertiram-se e aprenderam mais!
Aconteceu...
A “sala” estava cheia; alunos, pais, professores e funcionários não quiseram perder A Maior Flor do Mundo, de Juan Etcheverry (com narração de José Saramago) e Aniki Bóbó, um filme de Manoel de Oliveira, o centenário realizador português.
As pipocas não puderam faltar e, numa noite que se queria portuguesa, o caldo verde e o pão com chouriço foram, como sempre, convidados especiais.
Foi um belo serão!
II Mostra de Cinema Português
Programa:
19.00 – A maior flor do mundo, de Juan Etcheverry, cor, 10 minutos. Narrada por José Saramago.
Um rapaz decide saltar o muro de casa e acaba por descobrir que o mundo é muito grande e que, se sonharmos, podemos ter o seu tamanho.
Intervalo
(disponíveis bebidas e comidas)
20.00 – Aniki Bóbó, de Manoel de Oliveira, p/b, 71 minutos.
Um rapaz apaixona-se e decide provar o seu amor oferecendo uma boneca. No entanto, esta boneca terá de ser roubada de uma loja, começando aqui o jogo de polícias e ladrões conhecido como Aniki Bóbó.
Entrada:
Público em geral: 2$
Alunos, professores e funcionários da EPRC: entrada gratuita
Como foi a 1ª mostra de Cinema na EPRC?
Nas noites de 30 de novembro e 1 de dezembro o ambiente na EPRC foi de festa! Quem não pode estar presente, perdeu dois dias de muita animação e de belos petiscos!
O cheirinho que se fazia sentir era irresistível: bolinho quentinho, pão com chouriço, rissóis e pastéis de bacalhau, acompanhados de água, sumo e até vinho tinto. No intervalo o menu completava-se, com um belo caldo verde quentinho!
E para não esquecer, o CD do Coro e Grupo Instrumental da EPRC também estava a vender!
1ª Mostra de Cinema Português na EPRC
30 DE NOVEMBRO DE 2012 - 1 DE DEZEMBRO DE 2012
BAIRRO DE BALIDE – ESCOLA PORTUGUESA RUY CINATTI
FILME DE ABERTURA
30 de Novembro - 19.00
A suspeita, de José Miguel Ribeiro.
Um compartimento de comboio, quatro pessoas, um revisor, um canivete de Barcelos e um potencial assassino.
Chegarão todos ao fim da viagem?