Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Curso de Tétum para professores na EPRC


curso_tetum_3


Quinze professores da EPRC concluíram, no dia 22 de novembro, o curso de 25 horas de iniciação ao Tétum.

curso_tetum_1


As aulas decorreram aos sábados de manhã nas instalações da escola, num ambiente descontraído e animado. Durante as tardes, momento consagrado à componente prática, o grupo de formandos deslocou-se ao mercado de
Taibessi, ao mercado de Tais, a Colmera, a rua mais comercial de Díli, e finalmente a um restaurante timorense, oportunidades de excelência para exercitar os conhecimentos adquiridos.

curso_tetum_2


Esta iniciativa, agora repetida para os novos professores, tem como objetivo promover o contacto com a língua materna dos alunos, procurando compreender os esquemas mentais em que o Tétum assenta, e assim facilitar o processo de ensino aprendizagem nas várias disciplinas.


Acontece assim … na sala de estudo da EPRC

A sala de estudo é um espaço onde os alunos podem desenvolver métodos de estudo, realizar trabalhos, pesquisar, esclarecer dúvidas e debater assuntos do seu interesse.

Passamos por lá e partilhamos com todos o ambiente de estudo e de reflexão dos alunos do ensino secundário, nomeadamente das turmas 10º B, 11º B, 11º A e 12º B que se concentravam, em particular, nos conteúdos de História e de Matemática.

Também os alunos do 7º B resolviam fichas de atividades disponíveis na Escola Virtual acessível em
http://www.escolavirtual.pt/ bastando solicitarem a respetiva senha, considerando que a EPRC também utiliza esta plataforma de ensino virtual.

Aqui ficam as fotos.


1_sala_de_estudo2_sala_de_estudo
3_sala_de_estudo4_sala_de_estudo

Torneio de futebol “Sport Díli e Benfica” 12h+12h

torneio_futebol

Uma equipa constituída por alunos e professores da Escola Portuguesa Ruy Cinatti participou no Torneio de futebol “Sport Díli e Benfica” 12h +12h, tendo ficado num honroso 3º lugar.

Esta competição contou com a participação de nove equipas: o Sport Díli e Benfica, o Sporting Clube de Timor, o Hotel Timor, a A1
Services, o Entreposto, a Timor Telecom, a Ensul, a Megatours e, obviamente, a Escola Portuguesa Ruy Cinatti, com o “nome de guerra” F. C. Malandro.

Estas equipas estavam divididas entre três grupos. O nosso era composto também pela Megatours e pelo Entreposto.
No primeiro jogo, contra a Megatours, no dia 5 de outubro, vencemos pelo resultado mais expressivo do torneio, 17-4 e no segundo encontro saímos também vitoriosos, mas desta vez por 11-2.

Com estas duas vitórias conseguimos chegar às meias-finais, que se realizaram no dia 6, onde perdemos por 6-5, tendo, no entanto, desperdiçado a última oportunidade de empatar a escassos segundos do fim.
Imediatamente a seguir a esse jogo, fomos disputar o 3º e 4º lugar com o Sporting Clube de Timor e ganhámos por uma larga margem de golos.

O vencedor deste evento foi a equipa da A1 Services, a qual congratulamos pela conquista.
É de louvar o terceiro lugar, mas também a união, o comportamento e a forma de estar da equipa ao longo do torneio, bem como o facto da mesma ser a mais jovem.
No final da competição, a nossa equipa foi muito elogiada por quase todos os presentes, o que nos deixou extremamente orgulhosos.

Para festejar a equipa foi jantar fora.
Assim, resta-nos agradecer aos que nos apoiaram e dizer-vos que foi um fim de semana muito bem passado.
Muitos parabéns Escola Portuguesa Ruy Cinatti.
Viva a Escola Portuguesa Ruy Cinatti!

Pela equipa do F. C. Malandro!

Festa de encerramento do ano letivo 2014/2015


Este ano, encerrámos as atividades letivas com uma festa que juntou alunos e professores, no dia 12 de junho, durante o período da manhã.
A festa começou com a atuação do “coro mini” das crianças do ensino pré escolar que cantaram as suas canções favoritas, escolhidas a partir do repertório trabalhado ao longo do ano na área de Expressão Musical.

unnamed

Em seguida, os alunos do 1º ciclo presentearam-nos com a apresentação de O Carnaval dos Animais, peça para dois pianos e orquestra do compositor francês Camille Saint-Saëns. Dinossauros e leões, tartarugas e pássaros, entre outros animais, espalharam-se pelo campo de jogos numa coreografia fantástica de movimento, música e cor.
A preparação desta atividade partiu das aulas de Expressão Musical, envolveu todas as áreas de Expressões Artísticas e Físico-Motoras, a disciplina de Estudo do Meio e resultou de uma estreita colaboração entre todos os professores do 1º ciclo.
Também os alunos do 7º ano animaram a festa com uma canção preparada nas aulas de Inglês. Por seu lado, os alunos do 8º B dançaram ao som da música Debe Dai, contagiando o público que se juntou a eles numa dança coletiva. Muito aplaudida foi a performance de duas danças hip-hop do nosso aluno Alif Carrascalão.
Depois dos votos de boas férias, para uns, e de bom estudo, para outros, a festa culminou com a atuação da banda Tekitokes, encerrando com chave de ouro o ano letivo 2014/15.