Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

O dia da Oficina de Língua Portuguesa e as profissões


profissoes_1_2015

No dia 3 de junho, os alunos de Oficina de Língua Portuguesa apresentaram, mais uma vez, alguns dos seus projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo. Desta vez, o tema escolhido para apresentar no dia de OLP foi as profissões.

Os nossos visitantes ficaram a conhecer várias profissões e participaram em diversas atividades.
Podiam aprender a fazer pão com os padeiros, a tratar do jardim com os jardineiros, a plantar legumes com os agricultores e a fazer umas deliciosas espetadas de fruta com os nossos cozinheiros!

Também houve um consultório médico onde podiam conhecer alguns dos instrumentos de trabalho da medicina.
Para quem gosta de moda, podia escolher o seu modelo no balcão das estilistas, tecidos às cores, chapéus, lenços e colares para combinar! Logo de seguida, os visitantes tinham a oportunidade de conhecer as nossas cabeleireiras e fazer um penteado com fitas e ganchos coloridos.

profissoes_2_2015

Não podia faltar a profissão de fotógrafo, claro está! Depois destas visitas é preciso guardar uma recordação.
Para os amantes de arte havia o balcão dos pintores. Aqui pintaram-se paisagens, desenharam-se caras e outros motivos. Houve também um futebolista e até uma bola para quem quisesse dar uns toques!!! Ainda se descobriram alguns talentos…
Finalmente, para os mais aventureiros, até houve um fato de astronauta para viagens até à lua e outros planetas!
Enfim, o mundo do trabalho a brincar e a aprender em português!

Participação da EPRC no VII Encontro de Partilhas: Práticas educativas de cidadania – ENPAR 2015


Durante o ano letivo 2014/2015, os alunos do 1º ciclo da nossa escola desenvolveram o projeto “Interculturalidade - Sorrisos entre Continentes”, que visou a partilha de experiências e vivências com os alunos do 1º Ciclo da Escola Básica de Ferragudo, no Algarve.

Este projeto culminou com a exposição dos trabalhos realizados pelos nossos alunos e decorreu em Loulé, no dia 26 de maio do corrente ano. Para além destes trabalhos, foram enviados alguns modelos de material escolar personalizados, utilizados na nossa escola, e algumas peças de vestuário típicas do traje timorense.

O programa ENPAR pretende catalisar os projetos, trabalhos e atividades já constantes nos projetos educativos das escolas e agrupamentos, valorizando e dando visibilidade ao que de bom se faz na região do Algarve e, neste caso, com a participação especial da Escola Portuguesa Ruy Cinatti.

FB_IMG_1432646258461




Dia Internacional dos Direitos da Criança

dia_intern_dos_direitos_da_crianca_2014

No dia 21 de novembro, as turmas de 9º ano realizaram várias atividades sobre o dia Internacional dos direitos da criança, no âmbito da disciplina de Educação para cidadania.

As atividades tiveram como público-alvo os alunos do 1º ciclo do ensino básico e como objetivo sensibilizar os alunos mais jovens para o tema dos Direitos Humanos.

Os alunos do 1º ciclo foram convidados a visitar uma exposição sobre os direitos da criança que foi organizada e guiada pelos colegas do 9º ano. Estes alunos representaram também uma peça de teatro com fantoches sobre o mesmo tema. Depois, dinamizaram vários jogos de rua para celebrar o dia Internacional dos direitos da criança.

Os alunos mais jovens puderam jogar à “cabra cega”, ao jogo da “corda” e fazer corridas de berlindes, entre outros jogos ao ar livre.

Um dia sobre direitos (e deveres) para recordar durante todos os outros dias.




As plantas também respiram e transpiram...

as_plantas_respiram_e_transpiram_2

Pois é… estávamos a estudar as plantas, quando ouvimos dizer que as plantas, tal como nós, respiram e transpiram… se bem que de forma diferente!
Foi assim que começou a nossa viagem até ao mundo da ciência!

Fomos ao edifício principal da Escola, até àquele “planeta” a que chamamos de “Laboratório de Ciências” e com a ajuda da turma do 11º A e do Professor Paulo Gonçalves, descobrimos coisas novas e fantásticas sobre as plantas.

Por exemplo, aprendemos que, para produzirem o seu próprio alimento (glicose), as plantas realizam a fotossíntese e por isso necessitam de captar o CO2 da atmosfera, libertando no final do processo O2 e que as plantas ainda libertam vapor de água na transpiração.

E assim a ver, a ouvir e a experimentar aprendemos coisas surpreendentes.

Turmas: 3º A / 3º B / 11º A

Professores responsáveis: Suzete Pereira, António Pereira, Paulo Gonçalves


Concurso de Carnaval

O Departamento do Primeiro Ciclo planificou, no seu Plano Anual de Atividades, uma atividade de Carnaval com o envolvimento da família – Concurso de Máscaras de Carnaval.
Após o apelo à participação das famílias, foram apresentadas várias máscaras de Carnaval muito originais, elaboradas a partir de materiais recicláveis.
Todas as máscaras estiveram expostas no átrio da escola. As nove melhores máscaras, uma por cada turma, foram selecionadas por um júri, devendo cada Encarregado de Educação receber um prémio simbólico a ser entregue na próxima reunião.
Os vencedores foram:
1º A – Simplício de Deus
1º B – Diogo Cunha
2º A – Jazz Sousa
2º B – Jinaldo Santos
3º A – Miguel Pereira
3º B – Fátima Nascimento
3/4º C – Serena Amaral
4º A – Natascha Santos
4º B – Thoria Luz
Parabéns a todos os participantes pela colaboração nesta atividade de Carnaval!

concurso_carnaval_5

concurso_carnaval_2.jpg
concurso_carnaval_3.jpg
concurso_carnaval_4.jpg
concurso_carnaval_5.jpg
concurso_carnaval_7.jpg
concurso_carnaval_8.jpg
concurso_carnaval_9.jpg
concurso_carnaval_6.jpg

Carnaval na EPRC

O Carnaval é tempo de magia, alegria e euforia! Foi assim que as turmas do pré-escolar da Escola Portuguesa representaram e partilharam o seu disfarce.
Desfilámos e cantámos a canção "Viva o carnaval", trabalhada nas aulas de música, acompanhada com instrumentos musicais construídos por nós.
Depois do lanche, terminámos com um Baile de Máscaras, ao som de músicas carnavalescas.
Viva o Carnaval!

carnaval_eprc_9

carnaval_eprc_2
carnaval_eprc_3
carnaval_eprc_4
carnaval_eprc_5
carnaval_eprc_6
carnaval_eprc_8
carnaval_eprc_7
carnaval_eprc_11
carnaval_eprc_12
carnaval_eprc_13
carnaval_eprc_14
carnaval_eprc_10