Semana da leitura - 2015
A Semana da Leitura é sempre um acontecimento importante na nossa escola. Este ano dedicada ao tema Palavras do Mundo, a cerimónia de abertura desta festa contou com a participação dos alunos do 7º ano que, acompanhados por alunas do Grupo de Guitarras, declamaram poemas de vários autores da lusofonia. Este apontamento simbólico foi, também, mote de abertura da exposição Língua portuguesa: um oceano de culturas, do Instituto Camões.
As atividades que se seguiram, organizadas pela Biblioteca Escolar, em colaboração com os diversos Departamentos, envolveram alunos, pais e professores em torno da leitura.
Como tem sido habitual em anos anteriores, a Feira do Livro Usado teve uma grande afluência por parte da comunidade escolar. A Plural Editores fez-se representar nesta feira com um stand de livros novos onde pudemos encontrar títulos sobre os mais variados assuntos.
A Hora do Conto foi, este ano, dirigida aos alunos do primeiro ciclo. Tivemos a colaboração de Encarregados de Educação e de alunos mais velhos para dinamizar este espaço.
Os Concursos de Leitura dos diversos ciclos também decorreram ao longo da semana.
Houve, ainda, oportunidade para assistir ao concerto da Orquestra e do Coro da escola e a dois concertos promovidos pelos alunos do 8º ano.
Para terminar a semana, recebemos a visita da escritora Margarida Ejarque que nos veio apresentar o seu mais recente livro Afinal, o que é a poesia?. Os alunos do 3º ano prepararam perguntas para a escritora que respondeu com simpatia, partilhando com os pequenos leitores curiosidades sobre o seu percurso.
No dia do centenário de Ruy Cinatti
Celebrou-se com um Porto d’Honra, no dia 8 de março, o centenário do nascimento de Ruy Cinatti, patrono da nossa escola.
A cerimónia contou com a presença do Senhor Embaixador de Portugal, Dr. Manuel de Jesus, do Dr. Mari Alkatiri bem como do General Lere entre outras individualidades. Estiveram ainda presentes os professores da escola, encarregados de educação, alunos e membros da comunidade local.
Os nossos alunos foram as figuras principais da festa. Na abertura da cerimónia, declamaram poemas de Ruy Cinatti numa flash mob que surpreendeu o público. A poesia continuou depois, intercalando músicas tradicionais, portuguesas e timorenses, interpretadas pelo coro e orquestra da escola.
O padre Peter Stilwell, amigo e biógrafo de Cinatti, não podendo estar presente, partilhou com os convidados um texto comovente onde recordou memórias da sua infância com o poeta. Este foi também evocado pelo maestro Simão Barreto que nos presenteou com o testemunho da amizade entre ambos.
O momento mais emocionante da tarde foi proporcionado pelos familiares dos Liurais com quem Ruy Cinatti fez um pacto de sangue pois partilharam com os presentes a história que ouviram contar desse momento sagrado que selou para sempre a ligação do poeta a Timor.
A cerimónia culminou com o descerrar de uma placa comemorativa do centenário e com a inauguração da exposição dos trabalhos dos alunos.
Concerto Músicas do Mundo - 3ª edição
No dia 29 de Janeiro os alunos do 8º A e B do 1º turno apresentaram-se em concerto na Escola Portuguesa Ruy Cinatti. Tocaram e cantaram por duas vezes músicas de África, do Mundo Árabe, das Caraíbas e América do Norte.
À semelhança das edições do ano anterior, as músicas acompanharam contos tradicionais dos países acima mencionados, irrepreensivelmente lidos por alunos do 2º turno do mesmo ano.
O Concerto marcou o final de semestre para estes alunos que, infelizmente, deixarão de ter a disciplina de Música no currículo até ao 12º ano.
Foi um sucesso! Prova disso foi a manifestação da assistência que reagiu entusiasticamente.
Estiveram presentes no público, para além de professores e colegas, o historiador Fernando Rosas entre outros convidados ilustres que participaram numa palestra, com os alunos da escola, sobre "Memória e Identidade Nacional".
Por um dia os alunos do 8º ano foram os artistas e transformaram o seu sonho em realidade e a música tornou a escola diferente.
Parabéns a todos!
I Concurso de Leitura Expressiva
Aconteceu o I Concurso de Leitura Expressiva, resultado de uma parceria entre a Escola Portuguesa Ruy Cinatti (EPRC) e o Externato de São José (ESJ) inserindo-se no projeto das Bibliotecas Escolares/Malas Ler+ em Timor-Leste, e decorreu ao longo do 3º período.
Este concurso cumpriu os objetivos pretendidos como o desenvolvimento do uso do português, a promoção de atividades relacionadas com a leitura e o aumento dos hábitos de leitura dos alunos do 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, para além de estreitar parcerias e redes de trabalho colaborativo entre as escolas.
A participação dos alunos resultou da sua inscrição voluntária e a respetiva seleção em três eliminatórias, culminando numa eliminatória final, com o apuramento de um vencedor por ano de escolaridade (do 4º ano ao 7º ano). A eliminatória final dos 4º e do 5º anos teve lugar no dia 11 de junho no ESJ, enquanto a final dos 6º e 7º anos decorreu no dia 12 de junho na EPRC. Os vencedores foram os seguintes:
4º ano – Gilfon Pereira (ESJ)
5º ano – Maria João Ribeiro (EPRC)
6º ano – Vanécia Santos (ESJ)
7º ano – Rosália da Costa (EPRC)
No final, todos os alunos receberam um diploma de participação e os quatro vencedores foram agraciados com um livro de literatura juvenil, um filme, e alguns presentes da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura.
O mais importante foi a festa que a leitura proporciona e a vontade que ficou de encontros futuros entre os alunos e professores das duas escolas.
Dia da Biblioteca Escolar
Saiba como foi o dia da Biblioteca Escolar da EPRC no blog da Biblioteca:
http://www.bibliotecadaeprc.blogspot.com
Como foram as histórias magnéticas na EPRC
In: http://historiasmagneticas.blogspot.com/2013/10/escola-portuguesa-ruy-cinatti-dili.html
Concurso de Leitura - Secundário
Saiba mais no blog da biblioteca...
"Ruy Cinatti" na Feira do Livro no âmbito do II Forum da CPLP
No passado sábado, a inauguração da Feira do Livro, promovida pela UNTL, foi abrilhantada pela exposição de alguns trabalhos que os nossos alunos realizaram no âmbito da comemoração do centenário do nascimento de Ruy Cinatti, patrono da nossa escola.
Esta foi mais uma participação da EPRC na agenda cultural do II Fórum da Sociedade Civil da CPLP que decorre em Díli, de 13 a 17 do corrente mês.