Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Semana da leitura - 2015

semana_da_leitura_2015


A Semana da Leitura é sempre um acontecimento importante na nossa escola. Este ano dedicada ao tema
Palavras do Mundo, a cerimónia de abertura desta festa contou com a participação dos alunos do 7º ano que, acompanhados por alunas do Grupo de Guitarras, declamaram poemas de vários autores da lusofonia. Este apontamento simbólico foi, também, mote de abertura da exposição Língua portuguesa: um oceano de culturas, do Instituto Camões.

As atividades que se seguiram, organizadas pela Biblioteca Escolar, em colaboração com os diversos Departamentos, envolveram alunos, pais e professores em torno da leitura.

Como tem sido habitual em anos anteriores, a Feira do Livro Usado teve uma grande afluência por parte da comunidade escolar. A
Plural Editores fez-se representar nesta feira com um stand de livros novos onde pudemos encontrar títulos sobre os mais variados assuntos.

A Hora do Conto foi, este ano, dirigida aos alunos do primeiro ciclo. Tivemos a colaboração de Encarregados de Educação e de alunos mais velhos para dinamizar este espaço.

Os Concursos de Leitura dos diversos ciclos também decorreram ao longo da semana.

Houve, ainda, oportunidade para assistir ao concerto da Orquestra e do Coro da escola e a dois concertos promovidos pelos alunos do 8º ano.

Para terminar a semana, recebemos a visita da escritora Margarida Ejarque que nos veio apresentar o seu mais recente livro Afinal, o que é a poesia?. Os alunos do 3º ano prepararam perguntas para a escritora que respondeu com simpatia, partilhando com os pequenos leitores curiosidades sobre o seu percurso.



Palavras do Mundo - Semana da Leitura

cartaz_leitura_2015



No dia do centenário de Ruy Cinatti

dia_do_centenario_ruy_cinatti


Celebrou-se com um Porto d’Honra, no dia 8 de março, o centenário do nascimento de Ruy Cinatti, patrono da nossa escola.

A cerimónia contou com a presença do Senhor Embaixador de Portugal, Dr. Manuel de Jesus, do Dr. Mari Alkatiri bem como do General Lere entre outras individualidades. Estiveram ainda presentes os professores da escola, encarregados de educação, alunos e membros da comunidade local.

Os nossos alunos foram as figuras principais da festa. Na abertura da cerimónia, declamaram poemas de Ruy Cinatti numa
flash mob que surpreendeu o público. A poesia continuou depois, intercalando músicas tradicionais, portuguesas e timorenses, interpretadas pelo coro e orquestra da escola.

O padre Peter Stilwell, amigo e biógrafo de Cinatti, não podendo estar presente, partilhou com os convidados um texto comovente onde recordou memórias da sua infância com o poeta. Este foi também evocado pelo maestro Simão Barreto que nos presenteou com o testemunho da amizade entre ambos.

O momento mais emocionante da tarde foi proporcionado pelos familiares dos
Liurais com quem Ruy Cinatti fez um pacto de sangue pois partilharam com os presentes a história que ouviram contar desse momento sagrado que selou para sempre a ligação do poeta a Timor.
A cerimónia culminou com o descerrar de uma placa comemorativa do centenário e com a inauguração da exposição dos trabalhos dos alunos.




Celebração do 100º Aniversário de Ruy Cinatti

cartaz_cinatti_light

Concerto Músicas do Mundo - 3ª edição

concerto_musicas_do_mundo_3_edicao


No dia 29 de Janeiro os alunos do 8º A e B do 1º turno apresentaram-se em concerto na Escola Portuguesa Ruy Cinatti. Tocaram e cantaram por duas vezes músicas de África, do Mundo Árabe, das Caraíbas e América do Norte.

À semelhança das edições do ano anterior, as músicas acompanharam contos tradicionais dos países acima mencionados, irrepreensivelmente lidos por alunos do 2º turno do mesmo ano.

O Concerto marcou o final de semestre para estes alunos que, infelizmente, deixarão de ter a disciplina de Música no currículo até ao 12º ano.

Foi um sucesso! Prova disso foi a manifestação da assistência que reagiu entusiasticamente.

Estiveram presentes no público, para além de professores e colegas, o historiador Fernando Rosas entre outros convidados ilustres que participaram numa palestra, com os alunos da escola, sobre "Memória e Identidade Nacional".

Por um dia os alunos do 8º ano foram os artistas e transformaram o seu sonho em realidade e a música tornou a escola diferente.

Parabéns a todos!




Concerto Músicas e Histórias do Mundo - 2014/2015

cartaz_concerto_light_14_15

I Concurso de Leitura Expressiva

cartaz_concurso_leitura_2

Aconteceu o I Concurso de Leitura Expressiva, resultado de uma parceria entre a Escola Portuguesa Ruy Cinatti (EPRC) e o Externato de São José (ESJ) inserindo-se no projeto das Bibliotecas Escolares/Malas Ler+ em Timor-Leste, e decorreu ao longo do 3º período.

Este concurso cumpriu os objetivos pretendidos como o desenvolvimento do uso do português, a promoção de atividades relacionadas com a leitura e o aumento dos hábitos de leitura dos alunos do 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, para além de estreitar parcerias e redes de trabalho colaborativo entre as escolas.

A participação dos alunos resultou da sua inscrição voluntária e a respetiva seleção em três eliminatórias, culminando numa eliminatória final, com o apuramento de um vencedor por ano de escolaridade (do 4º ano ao 7º ano). A eliminatória final dos 4º e do 5º anos teve lugar no dia 11 de junho no ESJ, enquanto a final dos 6º e 7º anos decorreu no dia 12 de junho na EPRC. Os vencedores foram os seguintes:

4º ano – Gilfon Pereira (ESJ)
5º ano – Maria João Ribeiro (EPRC)
6º ano – Vanécia Santos (ESJ)
7º ano – Rosália da Costa (EPRC)

No final, todos os alunos receberam um diploma de participação e os quatro vencedores foram agraciados com um livro de literatura juvenil, um filme, e alguns presentes da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura.

O mais importante foi a festa que a leitura proporciona e a vontade que ficou de encontros futuros entre os alunos e professores das duas escolas.




Semana da Leitura - 8 Séculos da Língua Portuguesa

cartaz_semana_leitura_8_sec_lp
semana_leitura_programa_2




Dia da Biblioteca Escolar

dia_da_be

Saiba como foi o dia da Biblioteca Escolar da EPRC no blog da Biblioteca:

http://www.bibliotecadaeprc.blogspot.com

Como foram as histórias magnéticas na EPRC

“(…)Um vídeo sobre a nossa presença nesta escola incrível! Talvez a única em Díli onde as crianças têm um horário completo, ao contrário da maioria das outras escolas que apenas podem oferecer 2 horas por dia aos seus alunos em turmas sobrelotadas. O espaço e equipamentos são melhores do que em muitas escolas de Portugal e espelham o empenhamento que tem sido colocado neste projecto tão importante. Contámos com uma colaboração fora de série da direcção, professores e alunos. Foi por isso um imenso prazer fazer mais duas sessões extra (sem atelier) e também uma sessão exclusivamente para os professores na qual pudemos explicar e partilhar as nossas metodologias e a nossa experiência com crianças.(…)”

In: http://historiasmagneticas.blogspot.com/2013/10/escola-portuguesa-ruy-cinatti-dili.html

hm

Concurso de Leitura - Secundário

Realizou-se, no passado dia 23 de abril, o Concurso de Leitura destinado aos alunos do ensino secundário. Como sempre, tivemos casa cheia para ouvir poesia!

concurso_de_leitura_light

Saiba mais no blog da biblioteca...

"Ruy Cinatti" na Feira do Livro no âmbito do II Forum da CPLP

11707517_1435792460080947_3000573425304310219_n

No passado sábado, a inauguração da Feira do Livro, promovida pela UNTL, foi abrilhantada pela exposição de alguns trabalhos que os nossos alunos realizaram no âmbito da comemoração do centenário do nascimento de Ruy Cinatti, patrono da nossa escola.

P1310618

Esta foi mais uma participação da EPRC na agenda cultural do II Fórum da Sociedade Civil da CPLP que decorre em Díli, de 13 a 17 do corrente mês.