40 anos do 25 de Abril
A nossa Escola associou-se às comemorações dos 40 anos do 25 de Abril.
O Departamento de Ciências Sociais e Humanas em parceria com Biblioteca Escolar promoveu algumas atividades, destacando-se :
Uma flor por abril: 25 de abril, 40 anos onde cada aluno deu o seu contributo elaborando um cravo no contexto da aula de História;
25 de abril, 40 anos: um poema, uma porta por abril, tendo a nossa Escola despertado com 40 poemas colocados em 40 salas, retratando várias perspetivas de autores portugueses sobre o evento.
Uma tarde por abril no Arquivo e Museu da Resistência de Timor-Leste: os alunos do 12º B foram convidados a participar numa visita guiada e sessão de formação sobre a história recente de Timor-Leste.
Durante todo o dia, nos intervalos, no átrio junto à Biblioteca, uma projeção que integrou música e imagens representativas da época.
Por baixo de um feixe de cravos que pendia do teto, um mural foi sendo ilustrado e comentado ao longo do dia pelos nossos alunos.
Visita de estudo do pré-escolar ao Arquivo e Museu da Resistência
No dia 2 de abril, os alunos do ensino pré-escolar (5 anos) foram em visita de estudo ao Arquivo e Museu da Resistência Timorense para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil.
As crianças seguiram com interesse e emoção as imagens e as histórias contadas pelo guia, algumas delas envolvendo familiares seus.
Seguidamente, foram surpreendidos com a atuação do Palhaço Trompeta (Gilberto Gasparetto) e a sua Boneca Xiquita (Marlene Castro) que contaram a “Lenda do Crocodilo”. As crianças foram envolvidas num espetáculo cheio de cor e interagiram alegremente com os artistas.
A encerrar a visita, houve tempo para um simpático lanche oferecido pelo Museu.
As equipas do projeto Empreender Criança voltam a entrar em ação!
Agora foi a vez do teste de mercado e inquérito ao cliente.
Durante a semana de 24 a 28 de março, os alunos que participam no projeto Empreender Criança apresentaram os produtos das suas empresas aos futuros clientes, que puderam conhecer e provar o produto que cada grupo tinha para oferecer.
Cada equipa de trabalho realizou também um inquérito que tinha como objetivo aferir dados acerca da aceitação do produto.
Os produtos apresentados estavam relacionados com as áreas do entretenimento, com empresas de animação que exploram contos e dramatizações de histórias e organização de jogos de tabuleiro; de bem-estar, com massagens e informação sobre as propriedades curativas dos alimentos e da restauração, com a confecção de sumos naturais, café e bolos.
O teste de mercado foi bem sucedido graças à participação dos futuros clientes e ao empenho e dinamismo das equipas de trabalho que poderão, agora, analisar os inquéritos para saber a opinião do seu mercado alvo e fazer as devidas alterações ao produto que apresentaram.
A fase seguinte do projeto Empreender Criança contará com uma entrevista a um empresário de Timor-Leste para partilha de conhecimentos e experiências.
Aguardemos.