Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Dia Mundial do Livro

No dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, os trabalhos dos nossos alunos abrilhantaram a inauguração de uma exposição no Arquivo e Museu da Resistência Timorense que pretende, ao mesmo tempo, celebrar o centenário do nascimento do poeta Ruy Cinatti.

Além das composições artísticas inspiradas na obra e na imagem do poeta, a exposição é constituída por vinte e uma obras do autor e alguns documentos autênticos que atestam a sua passagem por Timor.
Esta iniciativa resultou de uma parceria estabelecida entre a nossa escola, o Arquivo e Museu da Resistência Timorense e o Arquivo Nacional de Timor Leste.

Na inauguração, animada pela atuação do coro e da orquestra da nossa escola, estiveram presentes, entre outras individualidades, o Senhor Embaixador de Portugal, Manuel de Jesus e a Diretora Geral de Arte e Cultura, Cecília Assis.



Visita do 1.º ciclo ao Museu da Resistência

6mr

No dia 14 de Novembro fomos ao Museu.
Fomos na carrinha da escola até lá onde nos esperava a Mara que nos deu o bilhete.

Depois o Moisés falou-nos da história de Timor-Leste. Aprendemos coisas sobre a chegada dos portugueses e dos indonésios. Vimos fotografias da guerra e dos partidos políticos. Vimos pistolas, telefones e roupas dos guerrilheiros e o esconderijo do Konis Santana.

No fim vimos o filme de Max Sthal sobre o massacre no cemitério de Santa Cruz no dia 12 de Novembro de 1991 e também outro filme do navio Lusitânia Express.
O Moisés deu-nos um jornal sobre a exposição do museu. Gostámos da visita. É importante visitar o museu para aprender coisas sobre a história de Timor-Leste.

1º B

Saiba mais...