Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Geração Parlamento dos Jovens

geracao_parlamento_dos_jovens_1


Aproveitando a deslocação a Lisboa para  participar na vigésima edição do Programa Parlamento dos Jovens, o coordenador do projeto, Pedro Meireles, reuniu na capital os alunos que participaram nas edições de 2013 e 2014 do Parlamento, convidando-os a partilharem a sua experiência de estudantes universitários com os alunos Dário Fernandes e Zahra Araújo, representantes da EPRC na edição de 2015.
Num almoço de trabalho, após o encontro no Largo de Camões, em Lisboa, os antigos alunos da EPRC, Steven Sales Luís, Felisbela Caldas, Marcos Araújo e Donald Martins, contaram aquilo que os esperou em Lisboa quando saíram de Timor-Leste: muito trabalho, muito estudo, muita dedicação, espírito de luta e uma grande vontade de concluírem os cursos em que se inscreveram.
Querem, assim, que o seu exemplo seja seguido pelos alunos na EPRC e, futuramente, na sua vida universitária e esperam que outros alunos se lhes juntem, já no próximo ano letivo, em Lisboa.


Os alunos da EPRC visitaram o Centro de Aprendizagem e Formação Escolar (CAFE) de Díli


centro_de_aprendizagem_2015_2centro_de_aprendizagem_2015

No dia 11 de junho os alunos da EPRC visitaram os colegas do CAFE de Díli, ainda no âmbito dos projetos de intervenção social da disciplina de Educação para a Cidadania. Desta volta, o tema do projeto foi a Educação.

Os alunos da EPRC, que foram muito bem recebidos pela Dra. Maria José e os professores do CAFE, falaram sobre a importância da educação através da apresentação de uma história com fantoches. Depois de assistirem ao teatro, os alunos do CAFE realizaram várias atividades de expressão plástica e fizeram jogos de português e matemática orientados pelas alunas da EPRC.

Obrigada ao CAFE de Díli. Foi uma tarde muito educativa e divertida para todos!


O dia da Oficina de Língua Portuguesa e as profissões


profissoes_1_2015

No dia 3 de junho, os alunos de Oficina de Língua Portuguesa apresentaram, mais uma vez, alguns dos seus projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo. Desta vez, o tema escolhido para apresentar no dia de OLP foi as profissões.

Os nossos visitantes ficaram a conhecer várias profissões e participaram em diversas atividades.
Podiam aprender a fazer pão com os padeiros, a tratar do jardim com os jardineiros, a plantar legumes com os agricultores e a fazer umas deliciosas espetadas de fruta com os nossos cozinheiros!

Também houve um consultório médico onde podiam conhecer alguns dos instrumentos de trabalho da medicina.
Para quem gosta de moda, podia escolher o seu modelo no balcão das estilistas, tecidos às cores, chapéus, lenços e colares para combinar! Logo de seguida, os visitantes tinham a oportunidade de conhecer as nossas cabeleireiras e fazer um penteado com fitas e ganchos coloridos.

profissoes_2_2015

Não podia faltar a profissão de fotógrafo, claro está! Depois destas visitas é preciso guardar uma recordação.
Para os amantes de arte havia o balcão dos pintores. Aqui pintaram-se paisagens, desenharam-se caras e outros motivos. Houve também um futebolista e até uma bola para quem quisesse dar uns toques!!! Ainda se descobriram alguns talentos…
Finalmente, para os mais aventureiros, até houve um fato de astronauta para viagens até à lua e outros planetas!
Enfim, o mundo do trabalho a brincar e a aprender em português!

Reuniões com encarregados de educação - 3º período

Clique nas seguintes ligações para saber o horário da sua reunião:

Reunião de Encarregados de Educação - Matrículas

Renovação de Matrículas para os 11º e 12º anos na secretaria



Campanha de vacinação na EPRC

Teve lugar na quinta feira passada, na nossa escola, uma campanha de vacinação contra o sarampo, rubéola e poliomielite, promovida pela UNICEF e pela Organização Mundial de Saúde.

IMG_2519


Vários médicos e enfermeiros, em articulação com o Centro de Saúde da Formosa, vacinaram 320 das 645 crianças e jovens entre os 3 e os 15 anos que fazem parte da nossa população escolar.



IMG_2540

Uma noite na EPRC

5


No passado sábado, os alunos do Centro de Aprendizagem, Formação e Educação (CAFE) de Aileu passaram a noite na nossa escola. Esta visita ocorreu no âmbito do Projeto Jogar Pela Saúde organizado pelo Sport Díli e Benfica, em parceria com a Fundação Oriente e com a EPRC, que envolveu crianças e jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos.

3-2

Os alunos tiveram um fim de semana em cheio! Depois de visitarem a cidade e mergulharem na praia de Areia Branca, participaram no torneio de futsal que juntou outras escolas no campo do Sport Díli e Benfica.

4-2

Por fim, acompanhados por um grupo de professores, os alunos prepararam o acantonamento na nossa escola, visitaram as instalações e passaram algumas horas no parque infantil que fez as delícias de todos.

7




Festa de encerramento do ano letivo 2014/2015


Este ano, encerrámos as atividades letivas com uma festa que juntou alunos e professores, no dia 12 de junho, durante o período da manhã.
A festa começou com a atuação do “coro mini” das crianças do ensino pré escolar que cantaram as suas canções favoritas, escolhidas a partir do repertório trabalhado ao longo do ano na área de Expressão Musical.

unnamed

Em seguida, os alunos do 1º ciclo presentearam-nos com a apresentação de O Carnaval dos Animais, peça para dois pianos e orquestra do compositor francês Camille Saint-Saëns. Dinossauros e leões, tartarugas e pássaros, entre outros animais, espalharam-se pelo campo de jogos numa coreografia fantástica de movimento, música e cor.
A preparação desta atividade partiu das aulas de Expressão Musical, envolveu todas as áreas de Expressões Artísticas e Físico-Motoras, a disciplina de Estudo do Meio e resultou de uma estreita colaboração entre todos os professores do 1º ciclo.
Também os alunos do 7º ano animaram a festa com uma canção preparada nas aulas de Inglês. Por seu lado, os alunos do 8º B dançaram ao som da música Debe Dai, contagiando o público que se juntou a eles numa dança coletiva. Muito aplaudida foi a performance de duas danças hip-hop do nosso aluno Alif Carrascalão.
Depois dos votos de boas férias, para uns, e de bom estudo, para outros, a festa culminou com a atuação da banda Tekitokes, encerrando com chave de ouro o ano letivo 2014/15.





Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas


Sob o convite da Embaixada de Portugal em Timor-Leste, a Escola Portuguesa Ruy Cinatti acolheu, mais uma vez, a comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses.

P1060144

Num fim de tarde agradável, a comunidade portuguesa marcou presença nesta celebração que se iniciou com os hinos nacionais de Timor Leste e de Portugal interpretados pelo coro da escola. Presentes estiveram também vários membros do Governo, bem como todas as Embaixadas com representação em solo timorense.
O Senhor Embaixador de Portugal, Manuel de Jesus e o Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor Leste, Hernani Coelho, discursaram numa mensagem comum de cooperação entre os dois países e de confiança no futuro.
O resto da noite foi de convívio, ao som da música portuguesa.





Participação da EPRC no VII Encontro de Partilhas: Práticas educativas de cidadania – ENPAR 2015


Durante o ano letivo 2014/2015, os alunos do 1º ciclo da nossa escola desenvolveram o projeto “Interculturalidade - Sorrisos entre Continentes”, que visou a partilha de experiências e vivências com os alunos do 1º Ciclo da Escola Básica de Ferragudo, no Algarve.

Este projeto culminou com a exposição dos trabalhos realizados pelos nossos alunos e decorreu em Loulé, no dia 26 de maio do corrente ano. Para além destes trabalhos, foram enviados alguns modelos de material escolar personalizados, utilizados na nossa escola, e algumas peças de vestuário típicas do traje timorense.

O programa ENPAR pretende catalisar os projetos, trabalhos e atividades já constantes nos projetos educativos das escolas e agrupamentos, valorizando e dando visibilidade ao que de bom se faz na região do Algarve e, neste caso, com a participação especial da Escola Portuguesa Ruy Cinatti.

FB_IMG_1432646258461




Torneio de Badminton 2014/2015


O Torneio de Badminton da EPRC decorreu nos dias 23 e 30 de maio de 2015.

IMG_3667

Participaram 95 alunos. Realizaram-se 185 jogos!



Apresentam-se, de seguida, as classificações e os nomes dos participantes.

bad01

bad02

bad03

bad04

bad05
bad06

bad07
bad08

Parabéns a todos os participantes!

Educação para a Cidadania e a Comunidade

cidadania_2015

“A cidadania não é atitude passiva, mas ação permanente em favor da comunidade.”

Tancredo Neves

Os alunos do 9.º ano iniciaram um conjunto de projetos que visam pôr em prática o que aprenderam em Educação para a Cidadania.

Estes projetos têm vindo a ser realizados em vários locais da cidade: na Escola Portuguesa Ruy Cinatti, na Praia da Areia Branca e no largo da Capela de Metiaut .

Cada projeto tem um tema: na escola portuguesa os alunos apresentaram, à comunidade escolar, vários dados sobre o estado da pobreza em Timor-Leste e promoveram uma atividade de recolha de donativos para o Orfanato
Kiak serve Kiak, perto de Maliana. Nesta atividade, foram recolhidos artigos de vestuário, calçado, livros, jogos e bens alimentares que serão entregues ao orfanato.

No passado sábado de manhã, na praia da Areia Branca, outro grupo de alunos realizou uma ação de sensibilização sobre o Meio Ambiente. Os nossos alunos convidaram as crianças que estavam na praia e falaram sobre formas de proteger o meio ambiente. Depois, realizaram vários jogos de rua, utilizando sempre materiais reciclados. A pequenada participou com entusiasmo!

No mesmo sábado à tarde, no Largo da Capela de Metiaut, as nossas alunas do 9.º ano também realizaram uma ação de sensibilização sobre o tema da saúde das crianças em Timor-Leste. Estas foram alertadas para os perigos da falta de higiene e para as vantagens de uma alimentação variada e saudável. Foram depois realizados vários jogos de rua, terminando-se a atividade com uma deliciosa salada de fruta preparada pelas nossas alunas, que todos saborearam depois de lavarem bem as mãos!



Dia Mundial do Ambiente


A nossa Escola celebrou o Dia Mundial do Ambiente com uma visita de estudo ao Projeto “Figo Sol Nascente” que promove a “culturalização, nacionalização e comercialização do figo como um produto nacional”, nas palavras do Senhor Hugo Lebre, responsável pelo projeto.

plantacao_2015


Após formação obtida em Portugal, e em parceria com a UNTL e a UNITAL, procuram promover a plantação de figueiras e valorizar as vantagens terapêuticas da árvore e do fruto.
A visita de estudo foi promovida pela Professora Manuela Banha, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, com a turma do 8º B que teve a oportunidade de conhecer e participar no processo de plantação e aprender a importância da sustentabilidade de projetos agrícolas.
Participaram ainda a Diretora de Turma e a Coordenadora da Biblioteca Escolar.
Ficou a promessa e a vontade de dar continuidade a esta colaboração entre a EPRC e o “Figo Sol Nascente”, com a ajuda da Professora Manuela Banha.
Revejam estas fotos que alimentam ideias e boas memórias para o futuro.


Projeto Multidisciplinar - "Arco-Íris"

projeto_arco_iris


O livro “O Arco-Íris”, da autoria de Dulce Turquel e com ilustrações de Nuno Costa, foi a obra que inspirou o projeto multidisciplinar desenvolvido pelo grupo B dos 5 anos.
O objetivo final era dramatizar a história e apresentá-la aos pais e colegas, mas a preparação desta atividade envolveu muitas aprendizagens, especialmente nas áreas da língua portuguesa, conhecimento do mundo, expressão plástica, expressão dramática e expressão musical.
No passado dia 29 de Maio, com a presença dos Pais e Encarregados de Educação, dos colegas do Pré-escolar e até da escritora, a Biblioteca Escolar ficou ainda mais colorida com a apresentação do espetáculo preparado.
No final, as crianças estavam felizes pelo resultado conseguido, puderam fazer perguntas à escritora e ofereceram-lhe um pau de chuva, instrumento construído para a sonorização da história.
No dia 8 de junho, a apresentação foi repetida na ABUT TIMOR, a entidade que editou o livro e que é gerida pela escritora, Dulce Turquel.




Torneio de futebol 2015

No passado dia 9 de maio, os alunos dos 5 anos A e os alunos do 4º ano B deslocaram-se à QSI School para disputarem um torneio de futebol, a convite desta instituição.

IMG_2183

Foi num ambiente divertido e acolhedor que os nossos alunos foram recebidos e que disputaram os jogos com os alunos da QSI School.
Mesmo sem falarem inglês os nossos alunos interagiram com os seus anfitriões num clima de amizade e verdadeiro sentido desportivo.
Ficou o convite de ambas as partes para futuras parcerias quer no desporto quer em outras eventuais atividades.
O nosso muito obrigado aos amigos da QSI School e aos pais dos nossos alunos que participaram de forma ativa transformando-se em treinadores, chefes de claque e conselheiros destes futuros grandes jogadores.


Os professores e alunos da turma dos 5 anos A e do 4º ano B


Segundo dia do Parlamento dos Jovens na Assembleia da República Portuguesa

parlamentos_dos_jovens_2015_2

A presidente do Parlamento deu início à sessão e coube ao Círculo Fora da Europa e à aluna Zahra Cruz fazer a primeira pergunta a um deputado do PSD sobre o tema em debate (Ensino Público e Privado: que desafios?): Senhor deputado, colocaria o seu filho numa escola pública ou privada e porquê? O deputado do PSD, Pedro Pimpão, acabou por responder que colocaria o seu filho numa escola pública, naquela que ele próprio frequentou. 

Seguiram-se outras onze perguntas aos deputados, em representação de outros onze círculos. 

Depois, ao longo de seis horas, foram discutidas as vinte medidas aprovadas pelos jovens deputados no dia anterior. Hoje foram escolhidas apenas dez, as que serão propostas à avaliação dos deputados portugueses.  A medida da EPRC votada no dia anterior integra o Projeto de Recomendação final, constituído por 10 medidas. 

Este foi o melhor resultado de sempre da escola na construção de um projeto  que se espera vir a tornar Lei e que representa todos os alunos do ensino secundário que falam português no mundo. 

Parabéns a todos pelo trabalho desenvolvido e à Assembleia da República, que vem desenvolvendo este projeto há vinte anos!

Torneios de Basquetebol - 2015

IMG_2163

Realizaram-se dois torneios de basquetebol, nos dias 9 e 16 de Maio.
No dia 9 realizou-se o torneio, 3x3, para as turmas dos 6º aos 9º anos.
 
Resultado do torneio feminino:


1º classificado - equipa do 8º ano
2º classificado - equipa do 9º ano
3º classificado - equipa do 7º ano
 
Os torneios masculinos contaram com duas competições e tiveram a seguinte classificação:

1º classificado - 7º C
2º classificado –
ex aequo - 7º A/B e 6ºA

e

1º classificado - 8º A/9ºB
2º classificado - 8ºB
3º classificado - 9ºA

No final realizaram-se dois jogos com equipas mistas e a campo inteiro.
 
No dia 16 realizou-se o torneio, 3x3, para as turmas dos 10ºe 11º anos.
Eis o resultado do torneio feminino:
1º classificado - 10º B
2º classificado - 11º A
3º classificado - 10º A
4º classificado - 11º B
 
O torneio masculino contou com a seguinte classificação:
1º classificado - 11º A
2º classificado - 10º A
3º classificado - 10º C
 
Realizaram-se, ainda, mais dez jogos extra torneio, a campo inteiro, com equipas mistas.
O torneio do 12º ano, realizado a campo inteiro, contou com a participação das turmas do 12º ano A e C.

A classificação ficou assim ordenada:
1º classificado - 12º C
2º classificado - 12º A
 
Parabéns a todos os participantes!




Participação dos alunos da EPRC na vigésima edição do Programa Parlamento dos Jovens

parlamento_jovens_2015_pt


Decorre na Assembleia da República a vigésima edição do Programa Parlamento dos Jovens. E pela terceira vez a EPRC foi escolhida em representação do Círculo Fora da Europa, reconhecendo a qualidade do trabalho desenvolvido pela nossa escola .

Mas aqui, em Lisboa, a qualidade do trabalho realizado é também reconhecida pelos alunos deputados dos distritos de Bragança, Évora, Faro, Madeira, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, num total de 32 alunos. Destes, 22 votaram na proposta elaborada por 31 deputados de todas as turmas do Ensino Secundário da EPRC. O distrito do Porto conseguiu mais um voto do que nós, 23 votos. No entanto, o texto final que saiu da sala 1 elegeu quatro medidas do Porto e uma de Timor, que serão debatidas amanhã na Sala do Senado.

Depois, cada distrito apresentou uma pergunta a ser colocada a um deputado, mas só três poderiam ser escolhidas. Timor venceu claramente. De todas as perguntas colocadas, o Círculo Fora da Europa conseguiu 26 votos, o do Porto 23 e o de Faro 15. 


A pergunta que será colocada amanhã de manhã ao deputado é: Senhor deputado, colocaria o seu filho numa escola pública ou privada e porquê?

Merecem especial reconhecimento por estes excelentes resultados os 80 alunos do ensino secundário que participaram, as professoras Gisela Castro, Isabel Salsinha, Helena Barrinha, Emília Batista, Anabela Fernandes, Brigitte Lopez e os alunos que representam agora esta iniciativa, Zahra Cruz e Dário Fernandes.