Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Segundo dia do Parlamento dos Jovens na Assembleia da República Portuguesa

parlamentos_dos_jovens_2015_2

A presidente do Parlamento deu início à sessão e coube ao Círculo Fora da Europa e à aluna Zahra Cruz fazer a primeira pergunta a um deputado do PSD sobre o tema em debate (Ensino Público e Privado: que desafios?): Senhor deputado, colocaria o seu filho numa escola pública ou privada e porquê? O deputado do PSD, Pedro Pimpão, acabou por responder que colocaria o seu filho numa escola pública, naquela que ele próprio frequentou. 

Seguiram-se outras onze perguntas aos deputados, em representação de outros onze círculos. 

Depois, ao longo de seis horas, foram discutidas as vinte medidas aprovadas pelos jovens deputados no dia anterior. Hoje foram escolhidas apenas dez, as que serão propostas à avaliação dos deputados portugueses.  A medida da EPRC votada no dia anterior integra o Projeto de Recomendação final, constituído por 10 medidas. 

Este foi o melhor resultado de sempre da escola na construção de um projeto  que se espera vir a tornar Lei e que representa todos os alunos do ensino secundário que falam português no mundo. 

Parabéns a todos pelo trabalho desenvolvido e à Assembleia da República, que vem desenvolvendo este projeto há vinte anos!