Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

ciências da natureza

Visita de estudo ao Museu de História Natural de Timor-Leste

visita_ao_museu_hn_1


Na semana de 10 a 14 de novembro, os alunos das três turmas do 7º ano realizaram uma visita de estudo ao Museu de História Natural de Timor Leste, no Centro Cultural Xanana Gusmão,  acompanhados pelas professoras Manuela Banha,  Zélia Nunes, Emília Batista e Helena Barrinha, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.

Foram muito bem recebidos pelos responsáveis do museu que se disponibilizaram, desde o primeiro momento, para prestarem  informações sobre os objetos expostos.

visita_ao_museu_hn_2

Os alunos aprenderam que a formação da ilha de Timor é parte integrante da História do Planeta Terra e observaram muitos fósseis de seres marinhos encontrados nas regiões de Maubisse, Laleia e Manatuto que provam que Timor esteve, em tempos, debaixo de água.

Perceberam que os fósseis de dinossauros patentes na exposição não foram encontrados em Timor porque, quando os dinossauros dominavam o planeta, Timor ainda estava debaixo de água, tendo a ilha emergido há apenas 2 milhões de anos. Aprenderam ainda como se formou o petróleo e foram sensibilizados para a importância de utilizarem bem este recurso.
 
As informações recolhidas pelos alunos serão agora utilizadas para a realização de um trabalho de grupo



Dia Mundial da Alimentação na EPRC


dia_mundial_da_alimentacao_2014_1


No dia 16 de outubro, comemorou-se o dia mundial da alimentação na EPRC.
No âmbito da disciplina de Ciências da Natureza, os alunos das turmas A e B do 6º ano de escolaridade "decoraram" duas mesas com a roda dos alimentos para explicarem à comunidade escolar a importância de uma alimentação saudável.

dia_mundial_da_alimentacao_2014_2


Visita de estudo à Maternidade Escola Nossa Senhora de Fátima

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos do 9º ano realizaram uma visita de estudo à Maternidade Escola Nossa Senhora de Fátima, tendo sido acompanhados pelas professoras Sarita Baracho e Valéria Gomes. Foram amavelmente recebidos por membros da direção daquela Instituição Drª. Virna Sam, médica pediatra, e pelo Dr. Sam, médico ginecologista/obstreta.

Maternidade2015b

Antes da visita à Maternidade e numa pequena introdução com os profissionais de saúde, os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre higiene reprodutiva e saúde, sendo reforçados os conteúdos programáticos da disciplina de Ciências Naturais. Puderam também, com as questões expostas, esclarecer e desmistificar alguns conceitos incorretos, nesta área, que a sociedade timorense continua a passar às suas gerações.

Durante esta nota introdutória foi-lhes explicado que numa Instituição de saúde, para além de médicos, existem outros técnicos que são importantes para o seu bom funcionamento. Os alunos mostraram-se interessados por este assunto e colocaram questões sobre o percurso que envolve a formação dos médicos e dos outros técnicos de saúde.

Depois destes esclarecimentos, os alunos visitaram a Maternidade, onde lhes foi possível ver, entre outras, a sala de imunização, o bloco operatório, a sala de esterelização, a sala de ecografia, a sala de colheitas, a sala de partos e as enfermarias.

Maternidade2015a

Agradecemos à Direção da Maternidade por, mais uma vez, ter recebido os alunos da Escola Portuguesa Ruy Cinatti.

Um especial agradecimento à Drª. Virna e Dr. Sam pela disponibilidade e amabilidade com que nos acolheram.



Visita de estudo - ETA Lahane

IMG_3497

Os alunos do Curso de Ciências e Tecnologias estudam, na disciplina de Química de 11º ano, matérias relacionadas com a qualidade da água de abastecimento público. É assim muito importante para estes alunos conhecer o trabalho que é feito pela Direção Nacional do Serviço de Águas.

IMG_3499


No dia 29 de Abril a turma A do 11º ano foi visitar a Estação de Tratamento de Água de Lahane, ficando a conhecer os tratamentos a que é sujeita a água que chega da ribeira de Bena Mau (Becora) e depois abastece as populações de Balide, Santa Cruz e Lecidere. Os alunos puderam também conhecer as análises de controle de qualidade que ali são realizadas diariamente.