Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Visita de estudo à Maternidade Escola Nossa Senhora de Fátima

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos do 9º ano realizaram uma visita de estudo à Maternidade Escola Nossa Senhora de Fátima, tendo sido acompanhados pelas professoras Sarita Baracho e Valéria Gomes. Foram amavelmente recebidos por membros da direção daquela Instituição Drª. Virna Sam, médica pediatra, e pelo Dr. Sam, médico ginecologista/obstreta.

Maternidade2015b

Antes da visita à Maternidade e numa pequena introdução com os profissionais de saúde, os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre higiene reprodutiva e saúde, sendo reforçados os conteúdos programáticos da disciplina de Ciências Naturais. Puderam também, com as questões expostas, esclarecer e desmistificar alguns conceitos incorretos, nesta área, que a sociedade timorense continua a passar às suas gerações.

Durante esta nota introdutória foi-lhes explicado que numa Instituição de saúde, para além de médicos, existem outros técnicos que são importantes para o seu bom funcionamento. Os alunos mostraram-se interessados por este assunto e colocaram questões sobre o percurso que envolve a formação dos médicos e dos outros técnicos de saúde.

Depois destes esclarecimentos, os alunos visitaram a Maternidade, onde lhes foi possível ver, entre outras, a sala de imunização, o bloco operatório, a sala de esterelização, a sala de ecografia, a sala de colheitas, a sala de partos e as enfermarias.

Maternidade2015a

Agradecemos à Direção da Maternidade por, mais uma vez, ter recebido os alunos da Escola Portuguesa Ruy Cinatti.

Um especial agradecimento à Drª. Virna e Dr. Sam pela disponibilidade e amabilidade com que nos acolheram.