Projeto Multidisciplinar - "Arco-Íris"
O livro “O Arco-Íris”, da autoria de Dulce Turquel e com ilustrações de Nuno Costa, foi a obra que inspirou o projeto multidisciplinar desenvolvido pelo grupo B dos 5 anos.
O objetivo final era dramatizar a história e apresentá-la aos pais e colegas, mas a preparação desta atividade envolveu muitas aprendizagens, especialmente nas áreas da língua portuguesa, conhecimento do mundo, expressão plástica, expressão dramática e expressão musical.
No passado dia 29 de Maio, com a presença dos Pais e Encarregados de Educação, dos colegas do Pré-escolar e até da escritora, a Biblioteca Escolar ficou ainda mais colorida com a apresentação do espetáculo preparado.
No final, as crianças estavam felizes pelo resultado conseguido, puderam fazer perguntas à escritora e ofereceram-lhe um pau de chuva, instrumento construído para a sonorização da história.
No dia 8 de junho, a apresentação foi repetida na ABUT TIMOR, a entidade que editou o livro e que é gerida pela escritora, Dulce Turquel.
Já sei falar português - 2015
No âmbito da semana da leitura , que teve como tema “Palavras do Mundo”, os alunos da Educação Pré –Escolar realizaram uma atividade intitulada “ Já Sei Falar Português “ que consistiu na partilha de canções, poesia, dramatização e teatro de sombras.
Foi um momento de Palavras e Fantasia - os animais saíram da selva, as borboletas voaram na luz, os números saltitaram, os barquinhos ligeiros andavam… Os pequenos palhaços, cozinheiros, policias e médicos passearam na rua da linda carochinha!
De pequenino nasce o agricultor
Nada melhor para as crianças do que deixá-las explorar o mundo que as rodeia. Por isso, a turma dos 5 anos A, da Escola Portuguesa Ruy Cinatti, acolheu com entusiasmo o convite de um dos seus encarregados de educação para participar num projeto de plantação de figueiras em Timor. Assim, munidos de roupa prática, boa disposição e vontade de trabalhar, foram até Becora plantar figueiras, à Vila Harmonia, propriedade do senhor Hugo Lebre.
Foi um tempo de verdadeiro prazer e aprendizagem. Os alunos contactaram com a natureza, observaram plantações, plantaram figueiras e fizeram “a vida negra“ às minhocas que por ali se encontravam. Enérgicas e curiosas por natureza, as crianças aproveitaram, da melhor maneira, o espaço ao ar livre para gastar energia e estimular a curiosidade.
Esta atividade foi gratificante para os adultos porque conseguiram promover a transmissão de conteúdos e conhecimentos essenciais para a defesa e preservação da natureza. Foi também enriquecedor para a cidade que passou a ter mais 33 figueiras, árvore muito rara em Timor- Leste.
Desejamos poder vir a provar os figos destas figueiras plantadas pelos pequenos e motivados agricultores.
Turma dos 5 Anos A
Saúde Oral no Pré-Escolar
“Era uma vez uma caixa muito grande que viajou de muito longe e chegou à nossa Escola …dentro trazia outras caixas pequenas e mágicas….os livros, os DVD, CD e outras surpresas!....
E foi assim que as Educadoras de Infância e os alunos das turmas 4 anos A, B e C da Escola Portuguesa Ruy Cinatti em Timor Leste resolveram agarrar este projeto SOBE.
O Kit SOBE, possibilitou trabalhar de forma criativa a temática da Saúde Oral. Os livros com as suas histórias: Kiko o dentinho de leite, O Pequeno Mundo de Rita, com o Sorriso Aprendo a Lavar os Dentes e o CD do Dr. Dentolas foram o ponto de partida.
O projeto consistiu:
a) Na realização de atividades a partir dos materiais disponíveis nas caixas do projeto SOBE (livros, CD e DVD), tais como: contar historias, realizar fichas, construir um mini cartaz -Como se evita a cárie - que levaram para casa, assim como um quadro de escovagem dos dentes fazendo a articulação com a família na prevenção precoce da saúde oral;
b) Na entrega de Kits aos alunos envolvidos;
c)Num teatro de fantoches dinamizado pela equipa da Dra. Gilda do Centro de Saúde da Formosa -Díli - com a personagem Dra. Escovadela a explicar como se deve fazer a higienização dos dentes, a alimentação que melhor contribui para manter uns dentes saudáveis;
d) Num rastreio de higiene e saúde oral (higiene, tártaro e cáries) aos alunos envolvidos, em parceria com a equipa da Dra. Gilda.
As Educadoras de Infância na avaliação das atividades concluíram que o conjunto variado de materiais que compõem o Kit favorecem a autonomia dos docentes e alunos para desenvolverem atividades de forma flexível, integrada e criativa, permitindo a transversalidade dos diferentes domínios das Orientações curriculares; desde Linguagem Oral e Abordagem à Escrita ao Conhecimento do Mundo, passando pelas Expressões e Formação Pessoal e Social. Por tudo isto, o conceito do projeto adequa-se, plenamente, à realidade da Educação Pré – Escolar em Timor -Leste.
As Educadoras de Infância
Carmen Bacelar
Maria Julieta
Manuela Pinto
Concurso "Já sei falar português"
Realizou-se no dia 15 de Maio de 2014, na nossa escola, o concurso” Já sei falar português”.
Este concurso foi organizado e dinamizado pelas docentes da educação Pré-escolar e teve como objetivo envolver todos os alunos deste grupo numa atividade conjunta, onde pudessem mostrar as aprendizagens realizadas em língua portuguesa, ao longo deste ano letivo.
Todas as turmas participaram com canções, lengalengas, rimas e histórias, mostrando que o uso da língua portuguesa é feito com criatividade desde muito cedo.
As crianças divertiram-se e deram o seu melhor para mostrar o quanto aprenderam. No final, todos foram vencedores e foram distribuídos certificados de participação e livros para todas as salas.
1ª edição do Jornal do Pré-escolar
Descarregue o jornal em pdf clicando no seguinte link:
http://www.eprc-celp.org/jornais/1_edicao_pre_escolar.pdf
Visita de estudo do pré-escolar ao Arquivo e Museu da Resistência
No dia 2 de abril, os alunos do ensino pré-escolar (5 anos) foram em visita de estudo ao Arquivo e Museu da Resistência Timorense para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil.
As crianças seguiram com interesse e emoção as imagens e as histórias contadas pelo guia, algumas delas envolvendo familiares seus.
Seguidamente, foram surpreendidos com a atuação do Palhaço Trompeta (Gilberto Gasparetto) e a sua Boneca Xiquita (Marlene Castro) que contaram a “Lenda do Crocodilo”. As crianças foram envolvidas num espetáculo cheio de cor e interagiram alegremente com os artistas.
A encerrar a visita, houve tempo para um simpático lanche oferecido pelo Museu.
Concerto para as mães
No dia 6 de Dezembro de 2013, festejámos o dia da Mãe.
Para celebrar este dia, convidámos as mães dos alunos do ensino pré-escolar para um concerto para a mãe que decorreu no auditório da nossa escola.
As mães vieram à escola e ouviram com atenção os seus filhos a cantar para elas. Houve alguma desafinação, algumas lágrimas de quem queria mimo, mas as vozes chegaram ao coração das mamãs que, no fim, aplaudiram e abraçaram os filhos com alegria.
Depois, já nas salas, as crianças ofereceram um presente, feito por elas, às mães e lanchámos em conjunto.
Foi um momento muito rico pelo envolvimento que se estabeleceu entre a família e a escola.
Prometemos que para o ano não desafinamos tanto!
Carnaval na EPRC
Desfilámos e cantámos a canção "Viva o carnaval", trabalhada nas aulas de música, acompanhada com instrumentos musicais construídos por nós.
Depois do lanche, terminámos com um Baile de Máscaras, ao som de músicas carnavalescas.
Viva o Carnaval!