Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Jogos de Mesa na Sala de Estudo

Neste ano letivo, a sala de convívio da EPRC oferece aos alunos a oportunidade de ocuparem o tempo livre com jogos de mesa tradicionais concebidos pelos alunos dos 9º anos, no ano letivo transato, nas aulas de Educação Tecnológica e sob orientação do professor Francisco Gonçalves.

Para além de momentos divertidos de entretenimento, estes jogos - Jogo da Glória, Jogo das Damas e de Xadrez, Trivial Escolar, entre outros - proporcionam aos alunos o desenvolvimento de habilidades cognitivas e de sociabilização.

colagem_jogos_de_mesa_light

Prémio Língua Portuguesa 2014

cartaz_premio_lp_2014

Descarregue o regulamento em pdf


III Prémio Literário Ruy Cinatti

premio_literario_ruy_cinatti

O Prémio Literário Ruy Cinatti é um concurso que visa selecionar e premiar uma obra inédita, em prosa ou poesia, redigida em língua portuguesa, da autoria de um/a cidadão/ã timorense.

Descarregue aqui o regulamento em pdf


Visita de estudo ao Museu de História Natural de Timor-Leste

visita_ao_museu_hn_1


Na semana de 10 a 14 de novembro, os alunos das três turmas do 7º ano realizaram uma visita de estudo ao Museu de História Natural de Timor Leste, no Centro Cultural Xanana Gusmão,  acompanhados pelas professoras Manuela Banha,  Zélia Nunes, Emília Batista e Helena Barrinha, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.

Foram muito bem recebidos pelos responsáveis do museu que se disponibilizaram, desde o primeiro momento, para prestarem  informações sobre os objetos expostos.

visita_ao_museu_hn_2

Os alunos aprenderam que a formação da ilha de Timor é parte integrante da História do Planeta Terra e observaram muitos fósseis de seres marinhos encontrados nas regiões de Maubisse, Laleia e Manatuto que provam que Timor esteve, em tempos, debaixo de água.

Perceberam que os fósseis de dinossauros patentes na exposição não foram encontrados em Timor porque, quando os dinossauros dominavam o planeta, Timor ainda estava debaixo de água, tendo a ilha emergido há apenas 2 milhões de anos. Aprenderam ainda como se formou o petróleo e foram sensibilizados para a importância de utilizarem bem este recurso.
 
As informações recolhidas pelos alunos serão agora utilizadas para a realização de um trabalho de grupo



Visita dos atletas de BTT do clube Loulé/BPI

A nossa escola recebeu a visita dos atletas de BTT do clube BTT Loulé/BPI, Celina Carpinteiro, Valério Ferreira, Hernâni Silva e Andrew Henriques que, a convite da Federação de Ciclismo de Timor-Leste, vieram participar no Timor-Leste Internacional MTB Challenge.

Os atletas visitaram algumas salas de aula e conversaram com os alunos sobre a modalidade desportiva que praticam.

Quem sabe se, no futuro, não sairão daqui alguns campeões desta modalidade!


btt_visita_light

Dia da Juventude e os alunos do 9ºA


17582445_tAeBQ

O SAPO TL foi à Escola Portuguesa Ruy Cinatti e pediu aos alunos do 9ano da turma A a escrever uma mensagem para ser partilhada por todos os jovens de todo o mundo, para felicitá-los pelo seu dia e qual é a sua visão para o futuro”.

Vejam as mensagens que os nossos alunos escreveram em:

http://loronjuventudenian.blogs.sapo.tl/1175.html

http://loronjuventudenian.blogs.sapo.tl/1773.html


Com o apoio da:

0




Visita da organização - Sri Chinmoy Peace Run


sri_chinmoy_ready

Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run – Corrida da Paz - é uma corrida que pretende promover a amizade e a compreensão entre os povos.

Este ano, pela primeira vez, Timor-Leste juntou-se à Corrida da Paz da Ásia e foi com entusiasmo que a nossa escola aderiu a esta iniciativa. Assim, na passada segunda feira, recebemos uma comitiva desta organização que, entre jogos e canções, compartilhou com alunos e professores uma mensagem de paz.



Veja as fotos da visita no site oficial da organização:

http://www.peacerun.org/tl/news/2014/1110/1129/

Sri Chinmoy - Peace Run

last_srichinmoy


No dia 9 de Novembro realizou-se, em Díli, a primeira edição da
Peace Run, promovida pela Organização Sri Chinmoy. A corrida percorreu as ruas principais da capital, num total de dez quilómetros. A Escola Portuguesa participou com entusiasmo. Alunos e professores de todas as idades ajudaram a espalhar a chama e a mensagem da paz pela cidade.

Veja as fotografias da corrida no seguinte vídeo ou no site oficial da
Peace Run:

http://.peacerun.org/tl/news/2014/1109/1127/




Formação de Ténis na EPRC

formacao_de_tenis

No dia 8 de novembro, realizou-se na Escola Portuguesa Ruy Cinatti uma atividade de formação de ténis, dinamizada pela Federação de Ténis de Timor-Leste e dirigida aos alunos dos 5º e 6º anos.

Participaram os seguintes alunos: 5º Ano/ turma A- Carlota Henriques, Rodrigo Correia, Xandro Mendonça e Alice Barbosa; 5º Ano/ turma B- Carla Pinto, David Meireles, Eliório Verdial, Francisca Alves, João Silva e Vanessa Sanches; 6º Ano/ turma A- Jardel Morais, José Carvalho, Nílcia Santos, Ricardo Ribeiro e 6º Ano/ turma B – Dircia Ximenes, Justina Guterres e Tersilia Madeira.

Esta iniciativa consistiu na realização de exercícios que promovem o desenvolvimento da aptidão física e a aprendizagem de várias técnicas do ténis. Os grupos de trabalho realizaram, ainda, diferentes atividades lúdicas que completaram esta formação.
O resultado foi muito positivo.

No próximo dia 22 de novembro teremos nova atividade, agora dirigida aos alunos do 7º ano.