Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Escola Portuguesa na 1ªJornada da Liga de Futsal do SDB

IMG_3132_principal

Na passada 6ª feira, dia 21 de Março de 2014, iniciou-se a 1ª jornada da Liga de Futsal do Sport Díli e Benfica, a decorrer nas suas instalações, com o sorteio a determinar o jogo entre a equipa da nossa Escola e a equipa da TELEKOMCEL.

No início da partida, as duas equipas apresentaram-se coesas. A equipa da Escola Portuguesa Ruy Cinatti, dirigida pelo Prof. José Neto, inaugurou o marcador com um lance do meio da rua. Ainda nos primeiros minutos, consentiu o empate, mas a forma disciplinada como se apresentou cedo se começou a fazer sentir, tendo o resultado terminado nuns expressivos 18-1.

Destaca-se o elevado desportivismo de ambas as equipas, tal como o bom ritmo de jogo que contribuiu para um agradável espetáculo. Entre a assistência, salienta-se a presença de alunos e de ex-alunos da Escola, professores e encarregados de educação que puxaram pela equipa e a apoiaram nesta sua primeira ronda. 




A EPRC na Sala do Senado da Assembleia da República

urna_eleitoral

A foi seleccionada neste mês de Março, a par da Escola Portuguesa de Macau, para tomar assento na Sala do Senado da Assembleia da República Portuguesa, em Lisboa, nos dias 26 e 27 de Maio.

O convite partiu da Coordenação da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, que coordena o Programa Parlamento dos Jovens.
Os alunos que representarão a escola são Donald Martins (12.º B) e Marcos Araújo (12.º A).

A partir de agora, reuniões de trabalho serão realizadas com estes dois alunos para preparar o tema em debate: Crise demográfica: emigração, natalidade, envelhecimento.

Paralelamente, e para consolidar a importância da instituição parlamentar como garante da democracia e de um estado de direito, os 31 alunos eleitos como deputados na sessão parlamentar escolar, realizada na EPRC, deslocar-se-ão ao Parlamento Nacional de Timor Leste. A visita, com data a marcar,  realizar-se-á num dia em que a sessão do PNTL for conduzida em Português.

Saiba mais….



Atividades Laboratoriais de Química

Na continuação do trabalho desenvolvido, os alunos do 11º ano do Curso de Ciências e Tecnologias realizaram, este período letivo, atividades laboratoriais de Química.

Estas atividades laboratoriais constam do programa que é lecionado na disciplina de Física e Química-A e têm como objetivo fundamental complementar a formação dos jovens na especificidade dos ambientes laboratoriais bem como no desenvolvimento de competências e de capacidades processuais e conceptuais específicas do trabalho prático.




Como foi o Dia do Pai na EPRC

O dia do pai, 19 de março, foi festejado na com uma forte participação dos pais.

Os pais dos alunos do pré-escolar vieram à escola e envolveram-se nas atividades da sala: pintaram, recortaram e colaram, fizeram trabalhos em plasticina, participaram em jogos e ouviram histórias.

Os sorrisos e a vontade de “brincar” foram contagiantes e os resultados mostraram o quanto estavam felizes e a quem saem os artistas que temos nas salas.

Depois, os pais foram brindados com uma canção, um presente e muitos abraços e beijinhos.

O nosso muito obrigado a todos!




Festa da Língua Portuguesa na Escola

Terminou a festa da língua portuguesa na !

Foi uma Semana da Leitura dedicada às histórias para os mais pequenos, à poesia e à música portuguesa. Professores e alunos envolveram-se em iniciativas ligadas à escrita, à leitura e à dramatização e empenharam-se para que esta Semana fosse um sucesso.

Entre horas do conto, recitais e exposições, chegámos a todos, lendo por prazer, lendo para aprender…

Foi assim a festa da leitura e da língua!



Recital de Poesia



Leitura de histórias




Exposição no Átrio da Escola





Encontro com um empresário

padaria_brasao_light_1

No passado dia 19 de março, os empresários da Padaria Brasão, Sara Durão e Hugo Matos, vieram à , participar na actividade Encontro com um empresário. Os jovens empreendedores falaram sobre a sua experiência profissional em Timor-Leste aos alunos do 3º e 4º anos do primeiro ciclo.

Esta atividade foi realizada no âmbito do projeto
Empreender Criança, desenvolvido pela escola em parceria com a AIP (Associação Industrial Portuguesa). O objetivo é desenvolver o interesse pelo empreendedorismo, fomentando a aprendizagem pela prática e experiências concretas.

padaria_brasao_light_2

Foi neste sentido que surgiu o convite aos empresários da Padaria Brasão para virem à escola falar sobre o processo de formação de uma empresa e sobre as características de um empresário. Características como capacidade de iniciativa, criatividade, liderança, auto-confiança e trabalho em equipa foram abordadas de uma forma informal e divertida.


Visita de estudo - Laboratório da Direção Nacional do Serviço de Água

visita_de_estudo_agua_lahane_1_light

Os alunos do Curso de Ciências e Tecnologias da Escola Portuguesa Ruy Cinatti estudam, na disciplina de Química de 11º ano e 12º ano, matérias relacionadas com a qualidade das águas de abastecimento público.

Deste modo, deslocaram-se no passado dia 25 de Março ao laboratório da Direção Nacional do Serviço de Água, situado em Vila Verde, e à Estação de Tratamento de Água de Lahane.

visita_de_estudo_agua_lahane_2_light

Os 41 alunos do curso foram acompanhados pelas respetivas professoras de Química – professoras Ana Paula Silveiro e Sónia Mordido.

A visita permitiu aos alunos conhecerem as rotinas de uma análise de água potável num laboratório estatal, bem como os processos de tratamento de uma água natural para abastecimento público.


Alunos da EPRC visitam o supermercado Páteo

Durante o mês de março, os alunos dos 3.º e 4.º anos realizaram uma visita de estudo ao supermercado Páteo.
Esta visita de estudo, organizada pelas professoras de OLP, insere-se no âmbito do Projeto Empreender Criança, promovido pela AIP-CCI (Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria) e teve como objetivo levar os alunos a tomar contacto com a realidade empresarial e a mobilizar/aplicar os conhecimentos aprendidos.

visita_pateo_1

Durante a visita, orientada pelo Diretor do Páteo, o Sr. Paulo Correia, os alunos da tiveram a oportunidade de conhecer a loja, área acessível ao público, bem como os espaços de acesso mais restrito, como os escritórios, os armazéns, a sala de transformações e a sala de reuniões. OS alunos ficaram a saber a função de cada um dos espaços visitados, bem como as tarefas desempenhadas pelos funcionários de cada uma destas áreas.

visita_pateo_2

A visita terminou com o regresso à loja, na qual os alunos, divididos em grupos, realizaram um “peddypaper” direcionado para a exploração dos conceitos introduzidos nas aulas.

visita_pateo_3





800 anos da Língua Portuguesa



Semana da Leitura - 8 Séculos da Língua Portuguesa

cartaz_semana_leitura_8_sec_lp
semana_leitura_programa_2




Comemorámos o 99º aniversário do poeta Ruy Cinatti


99_aniversario_de_ruy_cinatti

No dia 10 de março celebrámos o 99º aniversário do poeta Ruy Cinatti, patrono da nossa escola.

Assinalámos esta data com a leitura de poemas e trechos da prosa do escritor, feita pelas alunas do Clube de Leitores que foram acompanhadas por um conjunto de músicas tradicionais timorenses, interpretadas pelos alunos dos projetos musicais.
A cerimónia contou com a presença dos familiares dos dois
liurais com quem Ruy Cinatti celebrou um pacto de sangue que, orgulhosos, nos contaram alguns pormenores sobre esse momento.

A encerrar a cerimónia, o Senhor Embaixador de Portugal sublinhou a importância da dedicação de Cinatti a Timor-Leste, enquanto poeta e homem da ciência, incitando os alunos a contribuírem de igual modo para o futuro do seu país.






Carnaval 2014 na EPRC



Festejou-se no passado dia 28 de fevereiro o carnaval na nossa escola. Os alunos do pré-escolar vieram mascarados de casa e, com a colaboração da professora Catarina Andrade, professora de educação musical dos nossos alunos, cantaram e encantaram com canções de carnaval. Depois, desfilaram em grupos e brincaram no exterior, exibindo os seus fatos e a sua alegria.

Foi uma manhã bem passada em que os super homens e as princesas deram as mãos, cantaram e pularam, fazendo-se valer da indumentária para roubarem sorrisos a todos os presentes. A nossa diretora compareceu trajada a rigor, “um verdadeiro capuchinho vermelho” e, mesmo sem doces e sem o lobo mau, conseguiu sorrisos e beijinhos.


Concurso SELFIE com livros

concurso_selfie_com_livros

Comemoração do 99º aniversário do nascimento de Ruy Cinatti

cartaz_cinatti