Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Abertura do Ano Letivo - 2014/2015

abertura_2


A EPRC deu início a mais um ano letivo com a receção aos alunos, pais e encarregados de educação. Perante uma plateia animada, a diretora deu as boas vindas aos presentes, fazendo votos de que este seja um bom ano para todos. Seguiu-se a entrega de diplomas aos alunos finalistas do ensino secundário que vão agora iniciar uma nova etapa.
A cerimónia culminou com os hinos de Timor-Leste e de Portugal, pelos coros da UNTL e da nossa escola.





Escola Portuguesa na 1ªJornada da Liga de Futsal do SDB

IMG_3132_principal

Na passada 6ª feira, dia 21 de Março de 2014, iniciou-se a 1ª jornada da Liga de Futsal do Sport Díli e Benfica, a decorrer nas suas instalações, com o sorteio a determinar o jogo entre a equipa da nossa Escola e a equipa da TELEKOMCEL.

No início da partida, as duas equipas apresentaram-se coesas. A equipa da Escola Portuguesa Ruy Cinatti, dirigida pelo Prof. José Neto, inaugurou o marcador com um lance do meio da rua. Ainda nos primeiros minutos, consentiu o empate, mas a forma disciplinada como se apresentou cedo se começou a fazer sentir, tendo o resultado terminado nuns expressivos 18-1.

Destaca-se o elevado desportivismo de ambas as equipas, tal como o bom ritmo de jogo que contribuiu para um agradável espetáculo. Entre a assistência, salienta-se a presença de alunos e de ex-alunos da Escola, professores e encarregados de educação que puxaram pela equipa e a apoiaram nesta sua primeira ronda. 




Comemorámos o 99º aniversário do poeta Ruy Cinatti


99_aniversario_de_ruy_cinatti

No dia 10 de março celebrámos o 99º aniversário do poeta Ruy Cinatti, patrono da nossa escola.

Assinalámos esta data com a leitura de poemas e trechos da prosa do escritor, feita pelas alunas do Clube de Leitores que foram acompanhadas por um conjunto de músicas tradicionais timorenses, interpretadas pelos alunos dos projetos musicais.
A cerimónia contou com a presença dos familiares dos dois
liurais com quem Ruy Cinatti celebrou um pacto de sangue que, orgulhosos, nos contaram alguns pormenores sobre esse momento.

A encerrar a cerimónia, o Senhor Embaixador de Portugal sublinhou a importância da dedicação de Cinatti a Timor-Leste, enquanto poeta e homem da ciência, incitando os alunos a contribuírem de igual modo para o futuro do seu país.






Carnaval 2014 na EPRC



Festejou-se no passado dia 28 de fevereiro o carnaval na nossa escola. Os alunos do pré-escolar vieram mascarados de casa e, com a colaboração da professora Catarina Andrade, professora de educação musical dos nossos alunos, cantaram e encantaram com canções de carnaval. Depois, desfilaram em grupos e brincaram no exterior, exibindo os seus fatos e a sua alegria.

Foi uma manhã bem passada em que os super homens e as princesas deram as mãos, cantaram e pularam, fazendo-se valer da indumentária para roubarem sorrisos a todos os presentes. A nossa diretora compareceu trajada a rigor, “um verdadeiro capuchinho vermelho” e, mesmo sem doces e sem o lobo mau, conseguiu sorrisos e beijinhos.


Comemoração do 99º aniversário do nascimento de Ruy Cinatti

cartaz_cinatti




Quadro de Honra da EPRC - 1º período

IMG_6660_light

A EPRC passa a contar com um Quadro de Honra que distingue os melhores alunos da escola com base nas classificações obtidas.

Organizado por períodos, pretende assinalar e premiar a progressão realizada em cada etapa lectiva pelos nossos alunos e sobretudo incentivá-los a esforçarem-se para se superarem cada vez mais, alcançando  melhores resultados.

O Quadro de Honra está ao alcance de todos!



2ª Sessão de Cinema em Português

cartaz_cinema_esperanca_light


Um rapaz, Lourenço, estuda no 9.º ano num colégio em Cascais e tudo parece correr bem. É óptimo estudante e vai receber o prémio de melhor aluno.

Mas, em pouco tempo, o mundo que conhece altera-se: o pai é despedido pelo Presidente do Clube de Futebol por não aceitar um jogo com um resultado comprado, a mãe emigra para Angola para encontrar uma solução e ele tem de sair do colégio para ir estudar numa Escola Secundária com alunos do bairro da Cova da Moura. Há um mundo que muda… E Lourenço acabará por ser o protagonista dessa mudança.

Haverá um intervalo de 30 minutos.

Estarão disponíveis bebidas e comidas.



A EPRC na newsletter L/atitude

Latitude_eprc_deit_final

Descarregue a toda a newsletter para o seu computador clicando no seguinte link:

http://www.eprc-celp.org/docs/Latitude1-2014_timor_leste.jpg

Inauguração do parque infantil


Foi hoje inaugurado o parque infantil da nossa escola, com a presença de patrocinadores, pais e alunos. Estes equipamentos fazem parte do projeto de reabilitação do espaço exterior e constituem uma mais-valia para o entretenimento e desenvolvimento psicomotor das crianças.
Os mais pequenos deliciaram-se com este novo espaço e divertiram-se com as novas descobertas.

Festa de Natal da EPRC - 2013

festa_de_natal_64

O primeiro período terminou com a tradicional Festa de Natal da escola. Os alunos do pré-escolar e dos vários projetos musicais animaram a plateia com músicas de Natal provenientes de vários países. A escola abriu portas à comunidade e tivemos casa cheia para assistir a este momento especial. 

festa_de_natal_39.JPG
festa_de_natal_53.JPG
festa_de_natal_58.JPG
festa_de_natal_31.JPG

Comemoração do 12 de Novembro com testemunho sobre Lusitânia Expresso

A Escola Portuguesa Ruy Cinatti associou-se à comemoração de mais um aniversário do 12 de novembro em Timor-Leste.

Tivemos o privilégio de ouvir o testemunho de Margarida Neto que integrou a equipa médica do Lusitânia Expresso, (
http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=62739) e (re)vimos o documentário realizado por Francisco Manso para a RTP, intitulado “Lusitânia Expresso, 20 anos depois”, sobre o massacre de Timor-Leste.

lusitania_5

Estiveram presentes as turmas dos 9º, 11º e 12º anos que seguiram com manifesto interesse o documentário e a mensagem transmitida pela convidada. As questões colocadas revelaram a emoção de reverem um fato histórico tão presente na história recente de Timor-Leste.

lusitania_4

O documentário pode ser visto aqui:
http://videos.sapo.tl/qmIQqVf1R41nii5ufevp

Acontece assim … na sala de estudo da EPRC

A sala de estudo é um espaço onde os alunos podem desenvolver métodos de estudo, realizar trabalhos, pesquisar, esclarecer dúvidas e debater assuntos do seu interesse.

Passamos por lá e partilhamos com todos o ambiente de estudo e de reflexão dos alunos do ensino secundário, nomeadamente das turmas 10º B, 11º B, 11º A e 12º B que se concentravam, em particular, nos conteúdos de História e de Matemática.

Também os alunos do 7º B resolviam fichas de atividades disponíveis na Escola Virtual acessível em
http://www.escolavirtual.pt/ bastando solicitarem a respetiva senha, considerando que a EPRC também utiliza esta plataforma de ensino virtual.

Aqui ficam as fotos.


1_sala_de_estudo2_sala_de_estudo
3_sala_de_estudo4_sala_de_estudo

Torneio de futebol “Sport Díli e Benfica” 12h+12h

torneio_futebol

Uma equipa constituída por alunos e professores da Escola Portuguesa Ruy Cinatti participou no Torneio de futebol “Sport Díli e Benfica” 12h +12h, tendo ficado num honroso 3º lugar.

Esta competição contou com a participação de nove equipas: o Sport Díli e Benfica, o Sporting Clube de Timor, o Hotel Timor, a A1
Services, o Entreposto, a Timor Telecom, a Ensul, a Megatours e, obviamente, a Escola Portuguesa Ruy Cinatti, com o “nome de guerra” F. C. Malandro.

Estas equipas estavam divididas entre três grupos. O nosso era composto também pela Megatours e pelo Entreposto.
No primeiro jogo, contra a Megatours, no dia 5 de outubro, vencemos pelo resultado mais expressivo do torneio, 17-4 e no segundo encontro saímos também vitoriosos, mas desta vez por 11-2.

Com estas duas vitórias conseguimos chegar às meias-finais, que se realizaram no dia 6, onde perdemos por 6-5, tendo, no entanto, desperdiçado a última oportunidade de empatar a escassos segundos do fim.
Imediatamente a seguir a esse jogo, fomos disputar o 3º e 4º lugar com o Sporting Clube de Timor e ganhámos por uma larga margem de golos.

O vencedor deste evento foi a equipa da A1 Services, a qual congratulamos pela conquista.
É de louvar o terceiro lugar, mas também a união, o comportamento e a forma de estar da equipa ao longo do torneio, bem como o facto da mesma ser a mais jovem.
No final da competição, a nossa equipa foi muito elogiada por quase todos os presentes, o que nos deixou extremamente orgulhosos.

Para festejar a equipa foi jantar fora.
Assim, resta-nos agradecer aos que nos apoiaram e dizer-vos que foi um fim de semana muito bem passado.
Muitos parabéns Escola Portuguesa Ruy Cinatti.
Viva a Escola Portuguesa Ruy Cinatti!

Pela equipa do F. C. Malandro!

II Mostra de Cinema Português


mostra_de_cinema_2

Programa:

19.00 –
A maior flor do mundo, de Juan Etcheverry, cor, 10 minutos. Narrada por José Saramago.
Um rapaz decide saltar o muro de casa e acaba por descobrir que o mundo é muito grande e que, se sonharmos, podemos ter o seu tamanho.

Intervalo
(disponíveis bebidas e comidas)

20.00 – Aniki Bóbó, de Manoel de Oliveira, p/b, 71 minutos.
Um rapaz apaixona-se e decide provar o seu amor oferecendo uma boneca. No entanto, esta boneca terá de ser roubada de uma loja, começando aqui o jogo de polícias e ladrões conhecido como Aniki Bóbó.

Entrada:

Público em geral: 2$
Alunos, professores e funcionários da EPRC: entrada gratuita