Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Geração Parlamento dos Jovens

geracao_parlamento_dos_jovens_1


Aproveitando a deslocação a Lisboa para  participar na vigésima edição do Programa Parlamento dos Jovens, o coordenador do projeto, Pedro Meireles, reuniu na capital os alunos que participaram nas edições de 2013 e 2014 do Parlamento, convidando-os a partilharem a sua experiência de estudantes universitários com os alunos Dário Fernandes e Zahra Araújo, representantes da EPRC na edição de 2015.
Num almoço de trabalho, após o encontro no Largo de Camões, em Lisboa, os antigos alunos da EPRC, Steven Sales Luís, Felisbela Caldas, Marcos Araújo e Donald Martins, contaram aquilo que os esperou em Lisboa quando saíram de Timor-Leste: muito trabalho, muito estudo, muita dedicação, espírito de luta e uma grande vontade de concluírem os cursos em que se inscreveram.
Querem, assim, que o seu exemplo seja seguido pelos alunos na EPRC e, futuramente, na sua vida universitária e esperam que outros alunos se lhes juntem, já no próximo ano letivo, em Lisboa.


Participação da EPRC no VII Encontro de Partilhas: Práticas educativas de cidadania – ENPAR 2015


Durante o ano letivo 2014/2015, os alunos do 1º ciclo da nossa escola desenvolveram o projeto “Interculturalidade - Sorrisos entre Continentes”, que visou a partilha de experiências e vivências com os alunos do 1º Ciclo da Escola Básica de Ferragudo, no Algarve.

Este projeto culminou com a exposição dos trabalhos realizados pelos nossos alunos e decorreu em Loulé, no dia 26 de maio do corrente ano. Para além destes trabalhos, foram enviados alguns modelos de material escolar personalizados, utilizados na nossa escola, e algumas peças de vestuário típicas do traje timorense.

O programa ENPAR pretende catalisar os projetos, trabalhos e atividades já constantes nos projetos educativos das escolas e agrupamentos, valorizando e dando visibilidade ao que de bom se faz na região do Algarve e, neste caso, com a participação especial da Escola Portuguesa Ruy Cinatti.

FB_IMG_1432646258461




Educação para a Cidadania e a Comunidade

cidadania_2015

“A cidadania não é atitude passiva, mas ação permanente em favor da comunidade.”

Tancredo Neves

Os alunos do 9.º ano iniciaram um conjunto de projetos que visam pôr em prática o que aprenderam em Educação para a Cidadania.

Estes projetos têm vindo a ser realizados em vários locais da cidade: na Escola Portuguesa Ruy Cinatti, na Praia da Areia Branca e no largo da Capela de Metiaut .

Cada projeto tem um tema: na escola portuguesa os alunos apresentaram, à comunidade escolar, vários dados sobre o estado da pobreza em Timor-Leste e promoveram uma atividade de recolha de donativos para o Orfanato
Kiak serve Kiak, perto de Maliana. Nesta atividade, foram recolhidos artigos de vestuário, calçado, livros, jogos e bens alimentares que serão entregues ao orfanato.

No passado sábado de manhã, na praia da Areia Branca, outro grupo de alunos realizou uma ação de sensibilização sobre o Meio Ambiente. Os nossos alunos convidaram as crianças que estavam na praia e falaram sobre formas de proteger o meio ambiente. Depois, realizaram vários jogos de rua, utilizando sempre materiais reciclados. A pequenada participou com entusiasmo!

No mesmo sábado à tarde, no Largo da Capela de Metiaut, as nossas alunas do 9.º ano também realizaram uma ação de sensibilização sobre o tema da saúde das crianças em Timor-Leste. Estas foram alertadas para os perigos da falta de higiene e para as vantagens de uma alimentação variada e saudável. Foram depois realizados vários jogos de rua, terminando-se a atividade com uma deliciosa salada de fruta preparada pelas nossas alunas, que todos saborearam depois de lavarem bem as mãos!



Dia Mundial do Ambiente


A nossa Escola celebrou o Dia Mundial do Ambiente com uma visita de estudo ao Projeto “Figo Sol Nascente” que promove a “culturalização, nacionalização e comercialização do figo como um produto nacional”, nas palavras do Senhor Hugo Lebre, responsável pelo projeto.

plantacao_2015


Após formação obtida em Portugal, e em parceria com a UNTL e a UNITAL, procuram promover a plantação de figueiras e valorizar as vantagens terapêuticas da árvore e do fruto.
A visita de estudo foi promovida pela Professora Manuela Banha, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, com a turma do 8º B que teve a oportunidade de conhecer e participar no processo de plantação e aprender a importância da sustentabilidade de projetos agrícolas.
Participaram ainda a Diretora de Turma e a Coordenadora da Biblioteca Escolar.
Ficou a promessa e a vontade de dar continuidade a esta colaboração entre a EPRC e o “Figo Sol Nascente”, com a ajuda da Professora Manuela Banha.
Revejam estas fotos que alimentam ideias e boas memórias para o futuro.


Projeto Multidisciplinar - "Arco-Íris"

projeto_arco_iris


O livro “O Arco-Íris”, da autoria de Dulce Turquel e com ilustrações de Nuno Costa, foi a obra que inspirou o projeto multidisciplinar desenvolvido pelo grupo B dos 5 anos.
O objetivo final era dramatizar a história e apresentá-la aos pais e colegas, mas a preparação desta atividade envolveu muitas aprendizagens, especialmente nas áreas da língua portuguesa, conhecimento do mundo, expressão plástica, expressão dramática e expressão musical.
No passado dia 29 de Maio, com a presença dos Pais e Encarregados de Educação, dos colegas do Pré-escolar e até da escritora, a Biblioteca Escolar ficou ainda mais colorida com a apresentação do espetáculo preparado.
No final, as crianças estavam felizes pelo resultado conseguido, puderam fazer perguntas à escritora e ofereceram-lhe um pau de chuva, instrumento construído para a sonorização da história.
No dia 8 de junho, a apresentação foi repetida na ABUT TIMOR, a entidade que editou o livro e que é gerida pela escritora, Dulce Turquel.




Segundo dia do Parlamento dos Jovens na Assembleia da República Portuguesa

parlamentos_dos_jovens_2015_2

A presidente do Parlamento deu início à sessão e coube ao Círculo Fora da Europa e à aluna Zahra Cruz fazer a primeira pergunta a um deputado do PSD sobre o tema em debate (Ensino Público e Privado: que desafios?): Senhor deputado, colocaria o seu filho numa escola pública ou privada e porquê? O deputado do PSD, Pedro Pimpão, acabou por responder que colocaria o seu filho numa escola pública, naquela que ele próprio frequentou. 

Seguiram-se outras onze perguntas aos deputados, em representação de outros onze círculos. 

Depois, ao longo de seis horas, foram discutidas as vinte medidas aprovadas pelos jovens deputados no dia anterior. Hoje foram escolhidas apenas dez, as que serão propostas à avaliação dos deputados portugueses.  A medida da EPRC votada no dia anterior integra o Projeto de Recomendação final, constituído por 10 medidas. 

Este foi o melhor resultado de sempre da escola na construção de um projeto  que se espera vir a tornar Lei e que representa todos os alunos do ensino secundário que falam português no mundo. 

Parabéns a todos pelo trabalho desenvolvido e à Assembleia da República, que vem desenvolvendo este projeto há vinte anos!

Gincana de Matemática e Informática

gincana_2015

No período da manhã do dia 20 de março decorreu a segunda edição da Gincana de Matemática e Informática, com a participação dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos e com a colaboração de alunos do 10º A,10º B, 11º B e 12º A.

A Gincana contou com onze provas, entre elas, cálculo mental, resolução de equações do 1.º grau e do 2.º grau, potências, áreas de figuras planas e volumes de sólidos, construção de sólidos geométricos utilizando
polydrons e zometool, construção de figuras planas com tangran, múltiplos e divisores comuns, entre outros.

Esta atividade tinha como objetivos, estimular o desenvolvimento, o interesse, a curiosidade e o desejo de aprender por parte dos alunos, assim como o espirito de iniciativa, autoconfiança, autonomia e responsabilidade.

Os alunos organizaram-se em grupos, participando com entusiasmo e motivação num trabalho cooperativo, mostrando os seus conhecimentos de Matemática e Informática, tendo superado as expectativas dos professores responsáveis pela actividade.

Foi uma manhã de alegre confraternização com momentos muito agradáveis de relacionamento interpessoal, valores e atitudes.


A Matemática saiu da sala de aula!

canguru_light_mat_2015


Nos dias 18 e 19 de março decorreram na EPRC dois grandes concursos no âmbito da Matemática: o
SuperTmatik Cálculo Mental e O Canguru Matemático Sem Fronteiras. Estiveram envolvidos mais de 200 alunos do 1º ao 9º ano (Supertmatik) e do 2º ano ao 11º ano (Canguru Matemático). Foram muitos os alunos e o entusiasmo. No SuperTmatik foram realizadas eliminatórias entre alunos da mesma turma para apuramento dos campeões e vice-campeões.

Depois deste apuramento foram feitos vários sorteios com o objetivo de definir as partidas a realizar entre os apurados. A realização destes sorteios e o mapa das partidas teve a colaboração dos alunos do 11º e 12º anos. Com um enorme sentido de responsabilidade, estes alunos, ajudaram ainda mais, assumindo o papel de árbitros nesta atividade.

O concurso
Canguru Matemático Sem Fronteiras consistiu na realização de uma única prova onde a concentração foi a nota dominante.

Todos os alunos estão de parabéns pela alegria, empenho e dedicação demonstrados!


Final dos debates inter-turmas

debates_vencedores_light

Decorreu a final do Projeto Debates na Biblioteca da nossa escola. Este projeto iniciou-se em outubro de 2014 e visou as catorze turmas do quinto ao décimo ano de escolaridade, envolvendo todos os professores das turmas e especialmente os diretores de turma.

A sua finalidade primordial foi desenvolver a utilização da língua portuguesa através de debates que estimularam a capacidade de argumentação, a oralidade, o espírito crítico, a criatividade e a capacidade de pesquisa e investigação de temas variados.

O apuramento das equipas, com 4 alunos a representar cada turma da escola, realizou-se na aula de Apoio à Direção de Turma, tendo decorrido as semifinais no mês de dezembro e as finais no mês de março, onde foram debatidos temas como a escola, a música, a pintura, o desporto, o uso do
facebook e dilemas morais, que tanto empolgaram o auditório.
Neste edição venceram as turmas do 8º B e do 9º B.



Dia do Laboratório Aberto

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Ruy Cinatti, o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais decidiu abrir os laboratórios de Biologia/Geologia e Física/Química durante o dia 17 de Março de 2015 à Comunidade Escolar com os seguintes objetivos:
- Promover a articulação vertical entre diferentes níveis de ensino;
- Sensibilizar os alunos do 3º ciclo para o curso de Ciências e Tecnologias;
- Promover a literacia científica na comunidade escolar.

O laboratório de Biologia e Geologia recebeu a visita de 8 grupos de alunos do 1º ciclo e pré-escolar, dois grupos de alunos do 3º ciclo e dois grupos do ensino secundário. Foram abordados três temas: célula, corpo humano e formação e classificação de rochas. As atividades desenvolvidas foram:
• Extração de ADN;
• Observação microscópica de diferentes tipos de células;
• Observação de um modelo de corpo humano;
• Observação de um coração e pulmões de porco, com simulação da inspiração/expiração, acompanhado da projeção de um filme sobre o batimento cardíaco;
• Observação de vários tipos de rochas incluindo a observação à lupa de diferentes tipos de areias;
• Simulação de uma erupção vulcânica efusiva.
O laboratório de Física e Química recebeu, ao longo do dia, a visita das 3 turmas de 7º ano e das 2 turmas de 8º ano acompanhadas dos respetivos professores. Os anfitriões foram os alunos mais velhos, de ambas as turmas do 9º ano e da turma de 10º ano do Curso de Ciências e Tecnologias.
As atividades experimentais estavam relacionadas com os conteúdos programáticos da disciplina de Físico-Química do 3ºciclo e foram as seguintes:
• Faz a tua impressão digital;
• Transferir Líquidos;
• Capacidade Térmica Mássica – uma importante propriedade da água;
• Magnetismo e Campos magnéticos;
• Uma questão de força – a força de atrito;
• Corrida de carros – propulsão com balões.
Os nossos Cientistas estão de Parabéns!




Tekitokes - a banda da EPRC em concerto

cartaz_concerto_tekitokes_concerto_abril_light


Visita ao Parlamento Nacional de Timor-Leste - 2015

visita_ao_parlamento_2015_4


Enquadrada no Programa Parlamento dos Jovens (
http://app.parlamento.pt/webjovem2015/index.html), a Escola Portuguesa Ruy Cinatti deslocou-se no dia 3 de Março de 2015 ao Parlamento Nacional de Timor-Leste.
Esta visita é mais uma etapa no percurso que os alunos que frequentam o ensino secundário têm vindo a fazer desde Outubro de 2015, quando a escola se inscreveu no sítio da Assembleia da República de Portugal.

visita_ao_parlamento_2015_2


Desde esse dia, os alunos juntaram-se em listas de dez potenciais candidatos a deputados, fizeram a sua campanha, este ano dedicada ao tema “Ensino Público e Privado: que desafios”, realizaram debates dentro das turmas e um debate conjunto, que contou com a presença de uma deputada do Parlamento Nacional de Timor-Leste.

Depois, ainda em Janeiro, houve uma votação para a eleição de uma Assembleia Escolar, tendo sido eleitos 31 deputados. Aqui, após intenso debate, foi aprovado o texto final do Projeto de Recomendação, que seguiu para Lisboa, para avaliação.
Neste Programa participam todas as escolas de Portugal Continental e Insular e também todas as escolas portuguesas no estrangeiro e todas as escolas que, não sendo portuguesas, ensinam a Língua Portuguesa.

Neste caso, apenas uma escola localizada na Europa e uma outra fora da Europa são selecionadas.
Ora, este ano essa honra foi atribuída à Escola Portuguesa Ruy Cinatti, eleita representante do Círculo Fora da Europa. Assim, dois alunos timorenses irão participar em Maio próximo numa sessão parlamentar na Assembleia da República, em Lisboa.

visita_ao_parlamento_2015_1

Uma forma de oferecer uma experiência semelhante aos alunos que, tendo participado, não tiveram a oportunidade de ir a Lisboa consistiu nesta visita ao Parlamento de Timor-Leste. Assim, premeia-se o reconhecimento do bom trabalho desenvolvido pelos alunos e dá-se também uma oportunidade a todos os que participaram de verem como funciona um órgão de soberania.

visita_ao_parlamento_2015_3

Consulte a página deste projeto em:

http://www.eprc-celp.org/projetos/14_15/parlamento_dos_jovens


Street Art nas comemorações do centenário de Ruy Cinatti

No ano em que se comemora o 100.º aniversário do nascimento de Ruy Cinatti, o professor de Desenho A, Rui Menezes, propôs à direcção a elaboração de um desenho feito através da técnica Street Art numa das paredes frontais da escola. 

A escolha desta técnica não foi aleatória. Foi, isso sim, a forma encontrada para unir gerações: os 100 anos de Ruy Cinatti e a juventude de quem pôs mãos à obra e de quem se revê na Street Art, uma técnica muito em voga nas camadas mais jovens de artistas.


A execução do rosto do patrono da Escola Portuguesa de Díli foi feita pelos alunos do 11.º C e do 12.º C do Curso de Artes.





Clube de Cinema: O primeiro dia de filmagens

Após alguns meses de formação sobre cinema  - profissões, sua história, como realizar um storyboard, como escrever um guião, quais os planos e movimentos de câmara mais usados -, formação que foi dada aos sábados de manhã, a equipa da EPRC, no dia 7 de março fez o seu primeiro dia de filmagem.

grande-plano-da-personagem_1

Consulte a página do projeto em:
http://www.eprc-celp.org/projetos/14_15/clube_de_cinema/

Saiba mais...

De pequenino nasce o agricultor

de_pequenino_nasce_o_agricultor_2

Nada melhor para as crianças do que deixá-las explorar o mundo que as rodeia. Por isso, a turma dos 5 anos A, da Escola Portuguesa Ruy Cinatti, acolheu com entusiasmo o convite de um dos seus encarregados de educação para participar num projeto de plantação de figueiras em Timor. Assim, munidos de roupa prática, boa disposição e vontade de trabalhar, foram até Becora plantar figueiras, à Vila Harmonia, propriedade do senhor Hugo Lebre.

de_pequenino_nasce_o_agricultor_3

Foi um tempo de verdadeiro prazer e aprendizagem. Os alunos contactaram com a natureza, observaram plantações, plantaram figueiras e fizeram “a vida negra“ às minhocas que por ali se encontravam. Enérgicas e curiosas por natureza, as crianças aproveitaram, da melhor maneira, o espaço ao ar livre para gastar energia e estimular a curiosidade.

de_pequenino_nasce_o_agricultor_1

Esta atividade foi gratificante para os adultos porque conseguiram promover a transmissão de conteúdos e conhecimentos essenciais para a defesa e preservação da natureza. Foi também enriquecedor para a cidade que passou a ter mais 33 figueiras, árvore muito rara em Timor- Leste.

Desejamos poder vir a provar os figos destas figueiras plantadas pelos pequenos e motivados agricultores.

Turma dos 5 Anos A


A EPRC foi a escola escolhida para representar o Círculo Fora da Europa (Ensino Secundário) em 2015

parlamento_2_light

A EPRC foi a escola escolhida para representar o Círculo Fora da Europa (Ensino Secundário) em 2015, em deliberação tomada pelo júri da Assembleia da República neste mês de Fevereiro.
Assim, dois alunos irão a Lisboa, na última semana de Maio, defender o projeto de recomendação, aprovado na sessão parlamentar escolar, no passado mês de janeiro.
Os alunos eleitos para representar a escola frequentam o 12.º ano, Zahra Cruz e Dário Aguinaldo.

Mais informações em 
http://app.parlamento.pt/webjovem2015/index.html


Saiba mais...


Saúde Oral no Pré-Escolar

dentes_light



“Era uma vez uma caixa muito grande que viajou de muito longe e chegou à nossa Escola …dentro trazia outras caixas pequenas e mágicas….os livros, os DVD, CD e outras surpresas!....

E foi assim que as Educadoras de Infância e os alunos das turmas 4 anos A, B e C da Escola Portuguesa Ruy Cinatti em Timor Leste resolveram agarrar este projeto SOBE.

O Kit SOBE, possibilitou trabalhar de forma criativa a temática da Saúde Oral. Os livros com as suas histórias:
Kiko o dentinho de leite, O Pequeno Mundo de Rita, com o Sorriso Aprendo a Lavar os Dentes e o CD do Dr. Dentolas foram o ponto de partida.

O projeto consistiu:
a) Na realização de atividades a partir dos materiais disponíveis nas caixas do projeto SOBE (livros, CD e DVD), tais como: contar historias, realizar fichas, construir um mini cartaz -Como se evita a cárie - que levaram para casa, assim como um quadro de escovagem dos dentes fazendo a articulação com a família na prevenção precoce da saúde oral;
b) Na entrega de Kits aos alunos envolvidos;
c)Num teatro de fantoches dinamizado pela equipa da Dra. Gilda do Centro de Saúde da Formosa -Díli - com a personagem Dra. Escovadela a explicar como se deve fazer a higienização dos dentes, a alimentação que melhor contribui para manter uns dentes saudáveis;
d) Num rastreio de higiene e saúde oral (higiene, tártaro e cáries) aos alunos envolvidos, em parceria com a equipa da Dra. Gilda.

As Educadoras de Infância na avaliação das atividades concluíram que o conjunto variado de materiais que compõem o Kit favorecem a autonomia dos docentes e alunos para desenvolverem atividades de forma flexível, integrada e criativa, permitindo a transversalidade dos diferentes domínios das Orientações curriculares; desde Linguagem Oral e Abordagem à Escrita ao Conhecimento do Mundo, passando pelas Expressões e Formação Pessoal e Social. Por tudo isto, o conceito do projeto adequa-se, plenamente, à realidade da Educação Pré – Escolar em Timor -Leste.
As Educadoras de Infância
Carmen Bacelar
Maria Julieta
Manuela Pinto





Jogos de Mesa na Sala de Estudo

Neste ano letivo, a sala de convívio da EPRC oferece aos alunos a oportunidade de ocuparem o tempo livre com jogos de mesa tradicionais concebidos pelos alunos dos 9º anos, no ano letivo transato, nas aulas de Educação Tecnológica e sob orientação do professor Francisco Gonçalves.

Para além de momentos divertidos de entretenimento, estes jogos - Jogo da Glória, Jogo das Damas e de Xadrez, Trivial Escolar, entre outros - proporcionam aos alunos o desenvolvimento de habilidades cognitivas e de sociabilização.

colagem_jogos_de_mesa_light

Plastik 2014

noiva_plastik

Este projeto consistiu num cruzamento entre arte e moda, tornando-se uma abertura para combinações e desdobramentos da moda no território da arte, considerando a historicidade do vestuário, bem como estabelecendo interlocuções entre pensadores modernos e contemporâneos.

O plástico transformou–se em roupa conceitual, que serviu de inspiração aos alunos do 8º B, na disciplina de Educação Visual.

Foram confecionados mais de 30 modelos, entre camisas, saias, calças e vestidos, tendo por base os desenhos/modelos da autoria dos alunos.

Quando tudo ficou pronto, chegou o momento de mostrar todo o trabalho realizado e, no dia 14 de junho, aconteceu o grande momento: um desfile de moda!

O ponto alto deste desfile foi o vestido de noiva, feito de plásticos brancos.

A turma esteve à altura deste grande desafio, não esqueceu a importância da música, decoração, modelos, apresentação, maquilhagem, publicidade, etc.

O nosso muito obrigado às mães “costureiras” e a todos os professores que tornaram possível esta atividade.

A receita efetuada com este desfile foi utilizada na aquisição de vários produtos (roupa, calçado, leite, produtos de higiene, fraldas e acessórios de bebé) e entregue a uma aluna da escola.




Desfile Romano

romanos

No dia 6 de junho de 2014, os alunos da Escola Portuguesa Ruy Cinatti, que faziam parte do Clube Aventura deram a conhecer à Comunidade Educativa mais uma aventura vivida por todos os membros do Clube, levando-nos até à época do Império Romano.

Esta atividade consistiu na representação de uma cena do quotidiano da Roma antiga, onde esteve patente a imaginação e a criatividade, quer na confecção de todos os acessórios e vestuário, bem como na arte de representar.

Foi um momento visualmente belo, muito apreciado e aplaudido por todos os que assistiram a esta representação.

Obrigado a todos os membros do clube.





Vídeos da EPRC - CPLP




Mostra de Fotografia e Desenho - 10º e 11º Anos

Mostra 10º Ano

“Às vezes, em dias de luz perfeita e exata,
Em que as coisas têm toda a realidade que podem ter
Pergunto a mim próprio devagar
Por que sequer atribuo eu
Beleza às coisas.”

Alberto Caeiro –
O Guardador de Rebanhos.

No âmbito da unidade da estética, esta
Mostra de Fotografia é o resultado do trabalho dos alunos de Filosofia do 10º Ano.
Pretendeu-se abrir novos horizontes e
re-olhar aspetos que passam desapercebidos no dia-a-dia.
Associando o ensino/aprendizagem a atividades lúdicas, esta ação decorreu extra-aulas e, a partir da utilização da arte da fotografia, procurou criar uma oportunidade de
re-descobrir e, com um outro olhar, trans-figurar a realidade.
Atenta a temática do Belo, as fotografias apresentadas são o resultado de um re-aprender a observar o que nos rodeia e também o meio pelo qual se tentou desvelar algumas das emoções experienciadas.

Veja o vídeo em:

https://www.youtube.com/watch?v=YdOtL1vsZtc



Mostra 11º Ano

“Fui para os bosques para viver deliberadamente,
Para sugar todo o tutano da vida.
Para aniquilar tudo o que não era vida,
E para, quando morrer, não descobrir que não vivi.”

Henry David Thoreau –
Walden; ou, A Vida nos Bosques.
Esta Mostra teve como ponto de partida a obra de Gauguin,
De onde vimos? O que somos? Para onde vamos?, de 1897, e que corresponde, nas palavras do autor, a uma reflexão sobre o nascimento, a vida e a morte.
Face à leitura e análise de diferentes perspetivas, os alunos de Filosofia do 11º Ano associaram o desenho e a fotografia como meios de interpretação e como instrumentos de resposta à indagação sobre o sentido da existência.
Procurou-se, deste modo, desenvolver as capacidades de representação, de expressão e de comunicação, permitindo ilustrar na busca de sentido, um modo de ser-no-mundo.

Veja o vídeo em:

https://www.youtube.com/watch?v=guBTzuCBg20



Projeto de recomendação da EPRC em segundo na sala do senado da Assembleia da República

nas_traseiras_do_parlamento

Terminou ontem, terça-feira, dia 3 de Junho, a atividade Parlamento dos Jovens 2014 com a chegada a Díli, vindos de Lisboa, dos deputados Donald Martins e Marcos Araújo e do professor Pedro Meireles.

O primeiro dia de trabalhos foi destinado à discussão dos Projetos de Recomendação de cada Círculo Eleitoral (
http://app.parlamento.pt/webjovem2014/Secundario/OrganizacaoComissoes.pdf), o que decorreu nas Salas reservadas ao trabalho das várias Comissões da Assembleia da República Portuguesa (http://www.parlamento.pt/ComissoesAR/Paginas/default.aspx).

Os deputados da Comissão Um, após apresentação e defesa dos seus projetos, elegeram o do Distrito de Lisboa como base de trabalho, tendo o Projeto de Recomendação da Escola Portuguesa Ruy Cinatti (
http://app.parlamento.pt/webjovem2014/Secundario/RecomendacaoAprovada.pdf) obtido o segundo lugar na votação que se realizou.

Do segundo dia de trabalhos, que decorreu na Sala do Senado, resultou um documento único nascido da discussão e votação de cento e trinta deputados que será apresentado aos deputados da atual legislatura.

assembleia_republica_1

O projeto de recomendação do Círculo Fora da Europa - Díli contou com a participação de professores dos grupos disciplinares de Matemática, de Geografia e de Português e envolveu ainda todos os alunos do ensino secundário. Do total destes, sessenta candidataram-se a um dos trinta e um lugares de deputado da sessão parlamentar escolar, eleitos pelos seus pares, no passado mês de Janeiro.

A taxa de participação na votação, com 125 alunos votantes, foi de 80,6%.

Depois de nesta sessão de Janeiro terem sido escolhidos os alunos que representariam a escola em Lisboa, foi feito um trabalho mais personalizado com os dois deputados, na preparação e defesa do Projeto de Recomendação da Escola Portuguesa Ruy Cinatti, que nasceu na Sessão Escolar.


Empresários de Sucesso

IMG_8341

Ao longo de cerca de cinco meses, as aulas de Oficinas de Língua Portuguesa transformaram-se em centros de formação de empresários que aprenderam, passo a passo, a criar a sua empresa.

O projeto “
Empreender Criança”, promovido pela Associação de Industriais Portugueses, foi abraçado pela Escola Portuguesa Ruy Cinatti em dezembro de 2014, pois reconheceu neste projeto objetivos comuns aos do Projeto Educativo de Escola, nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento da autonomia dos alunos.

Assim, deste projeto resultaram 21 microempresas, as quais surgiram da identificação de necessidades, quer da escola quer do espaço envolvente. Foram, então, delineados planos de negócio e criadas empresas de diferentes ramos: prestação de serviços, restauração e artesanato.

Todos os alunos envolvidos no projeto (3.º e 4.º anos) participaram com empenho e dinamismo nas atividades programadas, aprendendo a trabalhar em equipa e a resolver problemas com que se foram deparando. Portanto, se deste projeto não vierem a resultar empresários de sucesso, resultarão, com certeza, crianças mais capazes de ultrapassar os obstáculos do dia a dia.

O projeto teve o seu corolário na “
Feira do Empreendorismo” que se realizou no dia 3 de junho e contou com a presença de inúmeros visitantes.
A abertura da feira à comunidade escolar e aos visitantes ocorreu por volta das 10:00 horas, com um concerto dos
Pequenos Violinos, após o qual a Diretora da Escola, Dra. Conceição Godinho, e a professora Valéria Gomes, professora de OLP, falaram sobre os objetivos do programa e os seus resultados.

Depois, alunos, encarregados de educação visitaram as diferentes lojas, que esgotaram os seus produtos rapidamente. A feira foi, em dúvida, um sucesso, não só porque os alunos conseguiram concretizar os seus objetivos ao nível das vendas, mas porque tiveram oportunidade de trabalhar em equipa e cooperar com os outros em prol de um objetivo comum.



A História em Retrospetiva – Das Grandes Civilizações à CPLP

historia_em_retrospetiva

O papel da História na educação e formação dos jovens enquanto cidadãos permite o desenvolvimento da cidadania universal, o gosto pelo seu país e de atitudes básicas como a autonomia, a curiosidade, a tolerância e a solidariedade.

Sob este pressuposto, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas concluiu, no dia 31 de Maio, o projeto
A História em Retrospetiva: Das Grandes Civilizações à Comunidade de Países de Língua Portuguesa, onde 297 alunos, alguns convidados e professores recriaram vários contextos históricos, nos seus diferentes tempos e espaços, a partir do vestuário que um dia foi trajado por gente anónima.

A temática, sustentada em conteúdos estudados em aula, foi devidamente contextualizada com música e imagens das épocas, proporcionando ao público um espetáculo inigualável.

Reafirmamos o carácter educativo, pedagógico e de recriação do projeto, onde as famílias tiveram um papel fundamental.

A presente iniciativa teve a assinatura de todos os elementos que compõem o Departamento, a saber, Anabela Fernandes, Elisa Cardozo, Dina Mendes, João de Carvalho Roseiro, Luís Firmo e Maria Luísa Magalhães. Tivemos ainda o privilégio de contar com a preciosa colaboração de parcerias: a Biblioteca Escolar, os Departamentos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo, o Departamento das Expressões (Educação Física e Educação Musical), e de tantos professores, educadores e funcionários.

Um agradecimento a toda a equipa da Direção pelo apoio incondicional a este projeto.

Mais uma vez os nossos alunos provaram que são fantásticos!





As plantas também respiram e transpiram...

as_plantas_respiram_e_transpiram_2

Pois é… estávamos a estudar as plantas, quando ouvimos dizer que as plantas, tal como nós, respiram e transpiram… se bem que de forma diferente!
Foi assim que começou a nossa viagem até ao mundo da ciência!

Fomos ao edifício principal da Escola, até àquele “planeta” a que chamamos de “Laboratório de Ciências” e com a ajuda da turma do 11º A e do Professor Paulo Gonçalves, descobrimos coisas novas e fantásticas sobre as plantas.

Por exemplo, aprendemos que, para produzirem o seu próprio alimento (glicose), as plantas realizam a fotossíntese e por isso necessitam de captar o CO2 da atmosfera, libertando no final do processo O2 e que as plantas ainda libertam vapor de água na transpiração.

E assim a ver, a ouvir e a experimentar aprendemos coisas surpreendentes.

Turmas: 3º A / 3º B / 11º A

Professores responsáveis: Suzete Pereira, António Pereira, Paulo Gonçalves


Acampamento em Kulu-Uhi

acampamento_clube_aventura

Nos dias 2 e 3 de Maio de 2014 os alunos da Escola Portuguesa Ruy Cinatti dos 9ºs anos da turma A e B, pertencentes ao Clube Aventura foram acampar em Kulu-Uhi, Fatumeta, Bairro Pité, acompanhados pelos professores Francisco Gonçalves e Luísa Gonçalves.

A subida para o local do acampamento foi muito difícil mas todos conseguimos superar.
No acampamento, dividimo-nos em 7 grupos, apresentámos os grupos e, ao fim da tarde, fizemos um jogo de futebol em que os jogadores formavam pares, ou seja, cada dois jogadores tinham uma das pernas atadas à perna do outro. Divertimo-nos muito.

Depois, jantámos e cantámos. Quando queríamos fazer a fogueira, começou a chover, por isso, não chegámos a acendê-la.
Deitámo-nos quase à meia-noite e levantámo-nos muito cedo, por volta das 5h.

No cimo do monte, avistámos a cidade de Díli, a ilha de Ataúro, o mar e as frotas. Pareciam uma pintura imóvel, atraente, magnífica e silenciosa. Era o nascer do sol mais lindo que alguma vez já vimos.

Fizemos muitos jogos, como puxar a corda, corridas de saco, etc.
Depois dos jogos, os rapazes fizeram a fogueira para cozinhar o almoço. A seguir, almoçámos, os militares foram desmontar as tendas, começámos a nossa descida e cada um voltou para casa.

Foram os dias mais aventureiros e divertidos do nosso clube.





1ª edição do Jornal do Pré-escolar

imagem_jornal_pre_escolar_light


editorial_light

Descarregue o jornal em pdf clicando no seguinte link:
http://www.eprc-celp.org/jornais/1_edicao_pre_escolar.pdf


As equipas do projeto Empreender Criança voltam a entrar em ação!

empreender_1

Agora foi a vez do teste de mercado e inquérito ao cliente.

Durante a semana de 24 a 28 de março, os alunos que participam no projeto
Empreender Criança apresentaram os produtos das suas empresas aos futuros clientes, que puderam conhecer e provar o produto que cada grupo tinha para oferecer.

empreender_2

Cada equipa de trabalho realizou também um inquérito que tinha como objetivo aferir dados acerca da aceitação do produto.

Os produtos apresentados estavam relacionados com as áreas do entretenimento, com empresas de animação que exploram contos e dramatizações de histórias e organização de jogos de tabuleiro; de bem-estar, com massagens e informação sobre as propriedades curativas dos alimentos e da restauração, com a confecção de sumos naturais, café e bolos.

empreender_3

O teste de mercado foi bem sucedido graças à participação dos futuros clientes e ao empenho e dinamismo das equipas de trabalho que poderão, agora, analisar os inquéritos para saber a opinião do seu mercado alvo e fazer as devidas alterações ao produto que apresentaram.

A fase seguinte do projeto
Empreender Criança contará com uma entrevista a um empresário de Timor-Leste para partilha de conhecimentos e experiências.

Aguardemos.


A EPRC na Sala do Senado da Assembleia da República

urna_eleitoral

A foi seleccionada neste mês de Março, a par da Escola Portuguesa de Macau, para tomar assento na Sala do Senado da Assembleia da República Portuguesa, em Lisboa, nos dias 26 e 27 de Maio.

O convite partiu da Coordenação da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, que coordena o Programa Parlamento dos Jovens.
Os alunos que representarão a escola são Donald Martins (12.º B) e Marcos Araújo (12.º A).

A partir de agora, reuniões de trabalho serão realizadas com estes dois alunos para preparar o tema em debate: Crise demográfica: emigração, natalidade, envelhecimento.

Paralelamente, e para consolidar a importância da instituição parlamentar como garante da democracia e de um estado de direito, os 31 alunos eleitos como deputados na sessão parlamentar escolar, realizada na EPRC, deslocar-se-ão ao Parlamento Nacional de Timor Leste. A visita, com data a marcar,  realizar-se-á num dia em que a sessão do PNTL for conduzida em Português.

Saiba mais….



Encontro com um empresário

padaria_brasao_light_1

No passado dia 19 de março, os empresários da Padaria Brasão, Sara Durão e Hugo Matos, vieram à , participar na actividade Encontro com um empresário. Os jovens empreendedores falaram sobre a sua experiência profissional em Timor-Leste aos alunos do 3º e 4º anos do primeiro ciclo.

Esta atividade foi realizada no âmbito do projeto
Empreender Criança, desenvolvido pela escola em parceria com a AIP (Associação Industrial Portuguesa). O objetivo é desenvolver o interesse pelo empreendedorismo, fomentando a aprendizagem pela prática e experiências concretas.

padaria_brasao_light_2

Foi neste sentido que surgiu o convite aos empresários da Padaria Brasão para virem à escola falar sobre o processo de formação de uma empresa e sobre as características de um empresário. Características como capacidade de iniciativa, criatividade, liderança, auto-confiança e trabalho em equipa foram abordadas de uma forma informal e divertida.


Debate: A Língua Portuguesa no Mundo e na Escola


Uma reflexão sobre a importância da Língua Portuguesa no mundo e a sua utilização no ambiente escolar teve lugar no passado dia 5, na Bilblioteca da Escola, pelas 13h30. A reflexão assumiu a forma de um debate, organizado pelas alunas de Português das turma A e B do 10º ano e contou com a presença de alunos e professores de outras turmas.

Deu-se início à sessão, traçando o percurso e a evolução da Língua Portuguesa no tempo e no espaço para, em seguida, abordar questões tão pertinentes como a utilização do Português nas relações comerciais e políticas, no plano internacional. O debate prosseguiu com intervenções que suscitaram a discussão em torno da importância da cultura na divulgação da língua, bem como da melhor forma de consolidar o uso fluente e sistemático da língua no quotidiano dos presentes.

A sessão contou com a intervenção da professora Sara Infante, em representação da Direção, que lançou aos presentes questões significativas no âmbito do percurso histórico do Português e da sua utilização como veículo de transmissão de conhecimentos e de comunicação no espaço escolar.

Ficaram cumpridos os objetivos de contribuir para a dinamização da Bibioteca e para a reflexão sobre a Língua Portuguesa.

A EPRC na newsletter L/atitude

Latitude_eprc_deit_final

Descarregue a toda a newsletter para o seu computador clicando no seguinte link:

http://www.eprc-celp.org/docs/Latitude1-2014_timor_leste.jpg

Mostra: Os descobrimentos - Rotas dos produtos e plantas do séc. XV e XVI


Integrada no plano anual de atividades do departamento de ciências sociais e humanas e promovida pelo grupo de História, a iniciativa contou com a colaboração de outras áreas disciplinares, do clube Contos, cantos e contas e com a imprescindível cooperação da Biblioteca Escolar.

A pesquisa incluiu diversos recursos e percursos por todos os continentes com a
redescoberta das origens das especiarias e plantas, passando pelo mercado de Hali Laran até às casas dos alunos que recolheram especiarias e tantos outros produtos resultando na preparação de receitas tradicionais de bolos, pratos salgados e outras iguarias da gastronomia local.

A música também esteve presente com Fausto e a
Nau Catrineta, Navegar, navegar, O Barco vai de saída; com Vitorino e a Queda do Império, com o Homem do Leme dos Xutos e Pontapés, com O Poema da malta das naus de Manuel Freire entre outros.

Dois dias com história e empreendedorismo ao vivo em que todos foram protagonistas: alunos, encarregados de educação, funcionários e professores de uma escola dinâmica.

Dois dias repletos de aromas, sabores, cores e sons que evocam as especiarias, plantas e produtos “revelados” ao mundo, sobretudo pelos Descobrimentos marítimos e que hoje fazem parte do quotidiano de todos.

Sessão Parlamentar na Escola Portuguesa Ruy Cinatti

IMG_6412

Aconteceu no passado dia 21 de janeiro a sessão parlamentar na Escola Portuguesa Ruy Cinatti, integrada no Programa Parlamento dos Jovens, promovido pela Assembleia da República Portuguesa.

Participaram todos os deputados eleitos, 31, que representaram todas as turmas do Ensino Secundário.

A participação da escola neste programa despertou nos jovens timorenses e portugueses um sentido cívico, crítico e interventivo que foi reforçado relativamente ao ano letivo anterior com a existência de mais uma lista (seis, o que corresponde à participação ativa de 60 alunos) e com a colaboração de novos alunos. 

Aliás, o facto de a mesa eleitoral se encontrar colocada no átrio da biblioteca motivou o interesse e a colocação de questões da parte de alunos dos segundo e terceiro ciclos, desejando estes que igual iniciativa se venha a alargar a este nível de ensino.

Os deputados foram muito mais autónomos na condução dos trabalhos e na gestão de todo o processo, não tendo havido lugar, na sessão escolar, à necessidade de qualquer ajuda  na organização da discussão realizada.

Os deputados eleitos para representar a EPRC são os seguintes, ordenados segundo a votação obtida: Marcos Araújo e Donald Martins. Salvador Afonso foi eleito como deputado suplente.

O tema proposto para discussão a nível nacional para o ano de 2014/2015, após votação unânime, é “Os jovens e a sua orientação sexual”.

Em finais de Fevereiro saber-se-á se a escola foi apurada para a sessão nacional, que decorrerá nos dias 26 e 27 de maio, em Lisboa.

No próximo
link poderá ter acesso ao Projeto de Recomendação da escola com as 3 medidas propostas sobre o tema Crise Demográfica:

http://www.eprc-celp.org/docs/proj_recomendacao_eprc.pdf

IMG_6398.JPG
IMG_6418.JPG
IMG_6419.JPG
IMG_6421.JPG
IMG_6423.JPG
IMG_6425.JPG
IMG_6417.JPG














Trabalhos Laboratoriais de Física

No dia 6 de janeiro iniciou-se a apresentação dos trabalhos laboratoriais, realizados pelos alunos do 11º ano, do curso de ciências e tecnologias.

Estes trabalhos laboratoriais são realizados no laboratório de Química e Física da escola que está apetrechado com o equipamento necessário.

Durante o primeiro período os alunos realizaram atividade relativas ao programa de Física. Seguir-se-á a apresentação dos trabalhos laboratoriais do programa de Química no 2º e 3º períodos letivos.



Faça download dos posters da exposição realizada na escola:

http://www.eprc-celp.org/docs/posters_atividades_de_laboratorio.pdf

Momentos de Suspensão

momentos_suspensao_8

Durante o mês de dezembro, os alunos do 4º ano de Oficina de Língua Portuguesa apresentaram, na biblioteca escolar, cinco histórias de cinco continentes. As histórias foram dramatizadas e contadas a outras turmas no âmbito do tema Geografia e Outros Povos.
Os alunos começaram por fazer um enquadramento geográfico e depois fizeram a apresentação da história com a ajuda de marionetas, música e desenhos.
Foram Momentos de Suspensão para ouvir e conhecer melhor povos e culturas diferentes. Ouviram-se as histórias:
A surpresa da Handa, Obax, O pintor de sorrisos e Dançar nas nuvens.

momentos_suspensao_2.jpg
momentos_suspensao_3.jpg
momentos_suspensao_4.jpg
momentos_suspensao_5.jpg
momentos_suspensao_1.jpg
momentos_suspensao_6.jpg














Clube de Matemática: MatBingo


matbingo_7

Um dos objetivos do Clube de Matemática "Cantos, Contos e Contas" é fomentar a cooperação entre os diferentes anos e outro dos objetivos é verificar que a matemática está naturalmente presente noutras disciplinas. Além disso, é importante que os alunos aprendam a relacionar a informação recebida formalmente nas aulas com tudo o que vão vivendo no dia-a-dia.

Numa experiência inovadora na escola (no âmbito da Matemática) juntámos os alunos do 3º ano e do 5º ano para o jogo do Mat Bingo, onde se pede que as respostas às questões sejam traduzidas em forma de um número.

A cooperação dos diferentes anos centrou-se na parte de organização das atividades – onde colaboraram com "dignidade profissional" os alunos inscritos no clube.

A atividade foi separada em duas partes, uma vez que escolhemos perguntas mais adequadas ao nível etário dos alunos.

Na primeira parte, dia 16 de novembro, os alunos do 5º ano prepararam a atividade, para todos os alunos do 3º ano poderem jogar. Na semana seguinte foi a vez dos alunos do 3º ano participarem como organizadores, deixando os alunos do 5º ano livres para responder às questões.

Convidámos alunos não inscritos no clube e tivemos muitos participantes nas duas sessões, 32 alunos do 3º ano e 39 alunos do 5º ano.

A experiência de juntar alunos de anos e idades diferentes correu muito bem, tanto para os organizadores como para os jogadores, tendo ultrapassado as expectativas dos professores responsáveis do clube!

O entusiasmo dos alunos foi contagiante e fez pensar que a experiência poderá ser repetida no próximo período e alargada a outros anos.

matbingo_2.jpg
matbingo_3.jpg
matbingo_4.jpg
matbingo_5.jpg
matbingo_6.jpg
matbingo_1.jpg














Linha Foin-Sae

Os alunos da Banda da Escola foram convidados para compor um jingle para a rádio sobre uma linha telefónica de apoio aos jovens timorenses.

O resultado final das raparigas:

linha_foinsae_girls

o dos rapazes:

linha_foinsae_rapazes

Cinema Curricular

cinema_curricular_2_light

Decorreram na Escola Portuguesa Ruy Cinatti (EPRC) as primeiras sessões de “Cinema Curricular”, uma iniciativa do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, inserida no plano anual de atividades da EPRC e promovida em parceria com a Biblioteca Escolar.

cinema_curricular_1_light

Durante a segunda quinzena de outubro, os alunos das turmas do 7º A e do 7º B assistiram ao documentário “A árvore genealógica da humanidade”/National Geographic Society e as turmas do 9º A e do 9º B terminaram a semana de aulas com “Tempos modernos” de Charles Chaplin. Esta quinzena foi dinamizada pela disciplina de História e sendo uma atividade facultativa, em horário extraletivo, contou com a participação generalizada dos alunos.

Divertiram-se e aprenderam mais!

Texturas: Uma visita à aula do 6.ºB

IMG_3662-resized

Nas aulas de Educação Visual a turma do 6.ºB esteve a fazer um álbum de texturas.
A turma foi dividida em grupos e cada grupo recolheu texturas artificiais e naturais na escola, depois mãos à obra!
Pintámos com aguarela as páginas do álbum e colámos as texturas.
Com isso aprendemos que as texturas artificiais são tudo aquilo que tocamos e que é feito pelo homem e as texturas naturais são também a mesma coisa, mas são da natureza.

Texto de:
Isabela Assis e Rachel Araújo - 6.ºB

IMG_3669-resized
IMG_3673-resized
IMG_3677-resized
IMG_3680-resized

Mostras de fotografia, desenho e filosofia

No âmbito da sub-unidade de Estética, da disciplina de Filosofia em colaboração com a disciplina de Desenho, são apresentadas estas Mostras que pretendem lançar ao púbico os olhares, ainda que situados, dos alunos do 10º ano.

Clique para ver os vídeos:
Mostra de arte - Outros olhares
Mostra de arte - Outros olhares
Mostra de fotografia
Mostra de fotografia








Parlamento dos Jovens


cartaz_secundario2013_light


Pela primeira vez, a Escola Portuguesa Ruy Cinatti vai participar na Sessão Nacional do Programa Parlamento dos Jovens, promovido pela Assembleia da República Portuguesa.

Dois alunos, Felisbela Caldas e Steven Sales Luís, e o professor coordenador do Programa, Pedro Meireles, deslocar-se-ão a Lisboa entre os dias 25 de maio e 1 de junho, para participar na criação de um Projeto de Recomendação a submeter à apreciação do Parlamento português sobre o tema "Os jovens e o emprego: que futuro?"

O projeto, iniciado em setembro de 2012, desenvolveu-se ao longo de sete meses. Nesse período de tempo, o tema foi preparado e debatido pelos alunos do ensino secundário; criaram-se listas e cadernos eleitorais; realizou-se uma campanha eleitoral;  procedeu-se à votação e à contagem dos votos; elegeram-se 31 deputados entre as cinco listas candidatas; realizou-se uma sessão parlamentar; votou-se no projeto de recomendação sobre o tema em questão a submeter a Lisboa; elegeram-se os dois deputados representantes da escola; votou-se o tema a propor para debate em 2014.

Neste momento está a decorrer a segunda fase do programa: análise de todos os projetos de recomendação dos círculos eleitorais de Portugal continental, insular e do círculo da Europa e preparação das intervenções dos dois alunos-deputados escolhidos para representar a Escola Portuguesa.


Mais informações em 
http://app.parlamento.pt/Webjovem2013/index.html.

Estudantes a Falar - edição de março/abril

jornal_marco_abril

Cliquem na imagem para descarregar a versão digital do Estudantes a falar!


Já está online a nova edição do “Estudantes a falar”. Não percam todas as novidades do número de março/abril do jornal da nossa escola!

Estudantes a falar - Edição de Fevereiro

jornal_fevereiro
Cliquem na imagem para descarregar a versão digital do Estudantes a falar!

Já está online a nova edição do “Estudantes a falar”. Não percam todas as novidades do número de fevereiro do jornal da nossa escola!

Estudantes a falar...

O Clube de Jornalismo da EPRC está atento, por isso decidiu associar-se à equipa que dinamiza o sítio da escola e editar uma versão online do jornal de parede (rubrica projetos).

Nesta versão do Estudantes a Falar poderá ter acesso às vozes e rostos por detrás das notícias e entrevistas.

No número de janeiro, dá-se a conhecer o que se andou a passar na nossa escola durante o mês de dezembro. Além das rubricas habituais, é recordada a Festa de Natal da EPRC através de uma reportagem fotográfica e disponibilizada informação sobre as diferentes atividades que ocorreram na nossa escola durante as últimas semanas de aulas.

A equipa do Estudantes a Falar é um projeto aberto a toda a comunidade escolar! Por isso participa!

Descarregue a edição de Janeiro em pdf, clicando na imagem:

jornal_edicao_janeiro_big

Os jovens e o emprego: que futuro?

Os alunos do Ensino Secundário da EPRC decidiram participar no Programa Parlamento dos Jovens, promovido pela Assembleia da República Portuguesa.
Discutindo um tema que lhes diz diretamente respeito, atendendo à sua colocação no mercado de trabalho no espaço de dois ou três anos, para quem concluirá os estudos no Ensino Secundário, ou de sete ou oito, para quem irá frequentar o Ensino Superior, 50 alunos deste nível de ensino juntaram-se em 5 listas para defender várias medidas de promoção de emprego entre os jovens.

votos_2

Saiba mais...

Para um novo leitor



livros_novo_leitor

A iniciativa “Para um novo leitor”, que conta com a colaboração de todos os professores da Escola Portuguesa Ruy Cinatti na sua divulgação, tem trazido para a biblioteca da Escola muitos livros novos.
Romance, conto, poesia são os géneros mais comuns, destinados a um público adulto e juvenil, que tem vindo a encontrar na biblioteca um espaço de leitura diversificado nos temas, idades e públicos e menos limitado aos clássicos universais.
Entretanto, os livros chegados mais recentemente são edições de 2010 a 2012, o que mostra a adesão a este projeto de enriquecimento da biblioteca. E, graças aos portugueses que colaboram com a Escola, o número de obras impressas em língua portuguesa na Escola tem vindo a aumentar.
Os nossos alunos agradecem o contributo dado por todos na consolidação da presença de livros de língua portuguesa no Sudoeste Asiático!

Saiba mais...

O presépio da nossa escola

Este ano, o Menino Jesus nasceu no aconchego da nossa escola. Que nasça sempre em qualquer lugar, onde houver boa vontade, um sorriso e um abraço.
Este trabalho foi realizado na disciplina de Educação Tecnológica, pelas turmas de 2ºciclo. Fizeram-se estudos, cortou-se ferro e rede,rasgou-se tecido e deu-se-lhe forma. Cooperámos com os outros e, pouco a pouco, a obra foi crescendo. O pincel com tinta dourada deu-lhe os retoques finais.
Concluído o trabalho, é tempo de o expor.


Cartas de Macau

Cartas-Macau-006

Do hemisfério norte para o hemisfério sul e do hemisfério sul para o hemisfério norte, cartas escritas pelos alunos das Escolas Portuguesas de Díli e de Macau foram colocadas num envelope e enviadas no passado mês de outubro. Depois, apenas se ouviu o silêncio de quase um mês.

Agora, nesta segunda metade do mês de novembro, as primeiras chegaram aos seus destinatários! Receberam-nas os alunos do 6.º B da EPRC e em Macau receberam cartas os alunos de Português Língua não materna do Ensino Secundário e do 6.º B, também.

Saiba mais...