Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Cartas de Macau

Cartas-Macau-006

Do hemisfério norte para o hemisfério sul e do hemisfério sul para o hemisfério norte, cartas escritas pelos alunos das Escolas Portuguesas de Díli e de Macau foram colocadas num envelope e enviadas no passado mês de outubro. Depois, apenas se ouviu o silêncio de quase um mês.

Agora, nesta segunda metade do mês de novembro, as primeiras chegaram aos seus destinatários! Receberam-nas os alunos do 6.º B da EPRC e em Macau receberam cartas os alunos de Português Língua não materna do Ensino Secundário e do 6.º B, também.

Cartas-Macau-004


O objetivo desta iniciativa conjunta do Departamento de Línguas da EPRC, Díli, e do Departamento de Línguas Românicas da Escola Portuguesa de Macau é o de usar a Língua Portuguesa como ponte entre continentes, culturas, espaços sociais e, também, o de manter uma forma de contacto que desapareceu no espaço de uma geração: escrever numa folha de papel um texto destinado a conhecer e a dar a conhecer pessoas, pô-lo dentro de uma carta, escrever nela o nome e o endereço do remetente e do destinatário e colar-lhe um selo e, finalmente, ir aos correios depositá-la. 

Cartas-Macau-010


Hoje, aqueles que nasceram após o correio eletrónico, ganharam a rapidez da comunicação mas perderam o prazer da espera, da ida aos correios, do sabor do selo. Nas Escolas Portuguesas de Macau e de Díli experimentam-se novamente esses prazeres autobiográficos de comunicação.