Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Ano Internacional da Luz

Sob o patrocínio da Unesco, 2015 é o Ano Internacional da Luz.
O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa mundial que destaca a importância da luz e das tecnologias óticas na vida dos cidadãos.

No dia 16 de abril, os professores de Física e Química organizaram várias atividades para assinalar esta comemoração.
Estiveram envolvidos cerca de 165 alunos de diferentes níveis de escolaridade ( 3º, 5º, 7º, 8º e 11º anos) em diversas atividades espalhadas pela escola.

No átrio central pôde ver-se uma exposição sobre “A Natureza da Luz e as Tecnologias Óticas” e outra sobre “Ilusões Óticas” e foi exibido o filme oficial da Unesco alusivo às comemorações.
Em espaço de sala de aula, desenvolveram-se dois Ateliers: o “Giro das cores” e “ Ver a 3D” para os alunos do 3º e 5º anos.

Também no laboratório, os alunos do 11º ano realizaram experiências, para os alunos do 5º ano, que envolveram produção de luz e de chamas coloridas bem como a utilização de lasers e de fibras óticas.
Na cantina, os alunos do 5º ano puderam ainda vivenciar o “ Viver sem Luz”, compreendendo melhor as dificuldades de não ter visão.

Já nos pátios da escola, a “Ciência na Rua” contou com diversas experiências relacionadas com a luz elétrica, alguns instrumentos de observação e fibras óticas que entusiasmaram a comunidade escolar.
Finalmente, a dança do “Arco Irís”, protagonizada por alunos do 7 e 8º anos, animou toda a escola quer no intervalo da manhã quer no intervalo da tarde.

A todos os envolvidos foi oferecido um marcador de livros alusivo às comemorações e que mostrava a importância da Luz em várias vertentes: Cultura, Ciência, Tecnologia e Natureza.