Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Inauguração da Exposição "A Física no dia-a-dia na escola"

fisica_no_dia_a_dia

No 5 de maio, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, inaugurámos a exposição itinerante e interativa A Física no dia-a-dia na escola que ficará patente na nossa escola durante os meses de maio e junho.

Esta exposição foi cedida pelo Ministério da Educação e Ciência de Portugal ao seu homólogo timorense e irá percorrer as escolas do território de Timor-Leste.

A inauguração contou com a presença do Senhor Vice-ministro para o Ensino Superior, Dr. Marçal Ximenes, representantes da Embaixada de Portugal em Díli, entre outras individualidades.

Os alunos da
Orquestra da escola e do Clube de poesia animaram a inauguração com músicas timorenses e leitura de poemas de António Gedeão, em homenagem ao autor do livro A Física no dia-a-dia, Rómulo de Carvalho, que inspirou esta exposição.

Na semana anterior, professores timorenses e portugueses frequentaram sessões de formação com o objetivo de melhor conhecerem a exposição e de futuramente a poderem dinamizar.

Agradecemos ao Ministério de Educação e Ciência de Portugal, na pessoa da Dra. Ana Eiró, diretora do Programa
O Mundo na Escola, e ao METL a iniciativa de trazerem para o território de Timor-Leste uma exposição cuja relevância é evidenciada pelos cerca de 65 000 alunos que a visitaram em Portugal.

É um privilégio promovermos esta atividade na nossa escola e podermos desta forma contribuir para a divulgação da Ciência Experimental em Língua Portuguesa.