Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Parlamento dos Jovens


Secundário:

A EPRC foi a escola escolhida para representar o Círculo Fora da Europa (Ensino Secundário) em 2015

parlamento_2_light

A EPRC foi a escola escolhida para representar o Círculo Fora da Europa (Ensino Secundário) em 2015, em deliberação tomada pelo júri da Assembleia da República neste mês de Fevereiro.
Assim, dois alunos irão a Lisboa, na última semana de Maio, defender o projeto de recomendação, aprovado na sessão parlamentar escolar, no passado mês de janeiro.
Os alunos eleitos para representar a escola frequentam o 12.º ano, Zahra Cruz e Dário Aguinaldo.

Mais informações em 
http://app.parlamento.pt/webjovem2015/index.html


Visita ao Parlamento Nacional de Timor-Leste

visita_ao_parlamento_2015_4


Enquadrada no Programa Parlamento dos Jovens (
http://app.parlamento.pt/webjovem2015/index.html), a Escola Portuguesa Ruy Cinatti deslocou-se no dia 3 de Março de 2015 ao Parlamento Nacional de Timor-Leste.
Esta visita é mais uma etapa no percurso que os alunos que frequentam o ensino secundário têm vindo a fazer desde Outubro de 2015, quando a escola se inscreveu no sítio da Assembleia da República de Portugal.

visita_ao_parlamento_2015_2


Desde esse dia, os alunos juntaram-se em listas de dez potenciais candidatos a deputados, fizeram a sua campanha, este ano dedicada ao tema “Ensino Público e Privado: que desafios”, realizaram debates dentro das turmas e um debate conjunto, que contou com a presença de uma deputada do Parlamento Nacional de Timor-Leste.

Depois, ainda em Janeiro, houve uma votação para a eleição de uma Assembleia Escolar, tendo sido eleitos 31 deputados. Aqui, após intenso debate, foi aprovado o texto final do Projeto de Recomendação, que seguiu para Lisboa, para avaliação.
Neste Programa participam todas as escolas de Portugal Continental e Insular e também todas as escolas portuguesas no estrangeiro e todas as escolas que, não sendo portuguesas, ensinam a Língua Portuguesa.

Neste caso, apenas uma escola localizada na Europa e uma outra fora da Europa são selecionadas.
Ora, este ano essa honra foi atribuída à Escola Portuguesa Ruy Cinatti, eleita representante do Círculo Fora da Europa. Assim, dois alunos timorenses irão participar em Maio próximo numa sessão parlamentar na Assembleia da República, em Lisboa.

visita_ao_parlamento_2015_1

Uma forma de oferecer uma experiência semelhante aos alunos que, tendo participado, não tiveram a oportunidade de ir a Lisboa consistiu nesta visita ao Parlamento de Timor-Leste. Assim, premeia-se o reconhecimento do bom trabalho desenvolvido pelos alunos e dá-se também uma oportunidade a todos os que participaram de verem como funciona um órgão de soberania.

visita_ao_parlamento_2015_3



As eleições dos alunos do ensino secundário

parlamento_1_light

Decorreu no dia 15 de Janeiro as eleições dos alunos do ensino secundário para a sessão parlamentar. 80 alunos juntaram-se em 8 listas e 149 eleitores escolheram os seus 31 deputados, em eleições que decorreram com grande normalidade. Os votos foram apurados após o fecho das urnas e comunicados publicamente. É de louvar a elevada participação eleitoral, pois apenas faltaram a este dever cívico 15 alunos. 

Um debate na EPRC dedicado ao tema Ensino Público e Privado: que desafios?

debate_light

No âmbito da candidatura da escola ao Programa Parlamento dos Jovens, promovido pela Assembleia da República de Portugal, decorreu no passado dia 9 de janeiro,  um debate na EPRC dedicado ao tema Ensino Público e Privado: que desafios? Este debate foi bastante participado porque estiveram presentes 80 alunos do ensino secundário, de um total de 149. Os alunos que foram convidados foram os que constituíram listas de candidatura à sessão parlamentar escolar, uma sessão que procura reproduzir uma sessão parlamentar de um país. 
O debate, conduzido pela professora Sónia Mordido e pelo professor Pedro Meireles, contou com a presença da senhora deputada do Partido Democrático, Dra. Lurdes Bessa, do Parlamento Nacional de Timor-Leste.
Após a defesa de diferentes pontos de vista, não houve uma opinião unânime, à excepção da convicção de que apenas o ensino e o esforço do estudante determinam a sua mobilidade social, ainda que condicionada por contextos sócio culturais e económicos. 

Para uma visita completa ao programa Parlamento dos Jovens, Ensino Secundário, clique 
http://app.parlamento.pt/webjovem2015/index.html