Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Visita à maternidade de Díli

IMG_8160

No âmbito da semana das profissões que decorreu entre 12 e 23 de maio, os alunos do 9º ano da EPRC, acompanhados pelos professoras Manuela Banha, Anabela Fernandes, Ana Cristina Almestre e pela Psicóloga Joana frança, visitaram a Maternidade de Dili, tendo sido amavelmente recebidos pela Diretora, Dra Virna Sam, médica pediatra e pelo Dr. Sam, médico ginecologista.

IMG_8177

Os alunos puderam visitar, entre outras, a sala de imunização, a sala de intervenções cirúrgicas, a sala de esterilização, e ainda a sala de ecografias onde, mediante autorização prévia de uma senhora grávida, puderam presenciar a realização da ecografia e ouvir o batimento cardíaco do feto.

Antes da visita, os dois médicos receberam os alunos numa sala de reuniões onde responderam a questões bastante pertinentes, colocadas pelos nossos alunos, relativamente ao percurso que envolve a formação de um médico, ao acompanhamento pré-natal das grávidas, à vacinação dos bebés após o nascimento e às taxas de mortalidade infantil e materna.

IMG_8171

Receberam também uma lição muito importante sobre higiene reprodutiva e ouviram de profissionais de saúde a desmistificação de conceitos incorretos que têm passado de geração em geração, na sociedade timorense, sobre a reprodução.

Para os professores foi gratificante verificar que a maioria dos alunos conseguiu acompanhar as explicações dadas, consolidando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Ciências Naturais e Geografia.

Agradecemos à Dra Virna e ao Dr Sam a disponibilidade e simpatia com que nos receberam.