Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Projeto de recomendação da EPRC em segundo na sala do senado da Assembleia da República

nas_traseiras_do_parlamento

Terminou ontem, terça-feira, dia 3 de Junho, a atividade Parlamento dos Jovens 2014 com a chegada a Díli, vindos de Lisboa, dos deputados Donald Martins e Marcos Araújo e do professor Pedro Meireles.

O primeiro dia de trabalhos foi destinado à discussão dos Projetos de Recomendação de cada Círculo Eleitoral (
http://app.parlamento.pt/webjovem2014/Secundario/OrganizacaoComissoes.pdf), o que decorreu nas Salas reservadas ao trabalho das várias Comissões da Assembleia da República Portuguesa (http://www.parlamento.pt/ComissoesAR/Paginas/default.aspx).

Os deputados da Comissão Um, após apresentação e defesa dos seus projetos, elegeram o do Distrito de Lisboa como base de trabalho, tendo o Projeto de Recomendação da Escola Portuguesa Ruy Cinatti (
http://app.parlamento.pt/webjovem2014/Secundario/RecomendacaoAprovada.pdf) obtido o segundo lugar na votação que se realizou.

Do segundo dia de trabalhos, que decorreu na Sala do Senado, resultou um documento único nascido da discussão e votação de cento e trinta deputados que será apresentado aos deputados da atual legislatura.

assembleia_republica_1

O projeto de recomendação do Círculo Fora da Europa - Díli contou com a participação de professores dos grupos disciplinares de Matemática, de Geografia e de Português e envolveu ainda todos os alunos do ensino secundário. Do total destes, sessenta candidataram-se a um dos trinta e um lugares de deputado da sessão parlamentar escolar, eleitos pelos seus pares, no passado mês de Janeiro.

A taxa de participação na votação, com 125 alunos votantes, foi de 80,6%.

Depois de nesta sessão de Janeiro terem sido escolhidos os alunos que representariam a escola em Lisboa, foi feito um trabalho mais personalizado com os dois deputados, na preparação e defesa do Projeto de Recomendação da Escola Portuguesa Ruy Cinatti, que nasceu na Sessão Escolar.