Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Os jovens e o emprego: que futuro?

Os alunos do Ensino Secundário da EPRC decidiram participar no Programa Parlamento dos Jovens, promovido pela Assembleia da República Portuguesa.
Discutindo um tema que lhes diz diretamente respeito, atendendo à sua colocação no mercado de trabalho no espaço de dois ou três anos, para quem concluirá os estudos no Ensino Secundário, ou de sete ou oito, para quem irá frequentar o Ensino Superior, 50 alunos deste nível de ensino juntaram-se em 5 listas para defender várias medidas de promoção de emprego entre os jovens.

votos_2

As votações decorreram no dia 18 de Janeiro, tendo sido eleitos 31 deputados por 132 votantes, de um total de 154 eleitores, e a sessão parlamentar escolar aconteceu no dia 21 de Janeiro, onde foi aprovado o Projeto de Recomendação da Escola, que será enviado para ser apreciado em Lisboa.


votos_3

Nesta sessão, foram eleitos os seguintes deputados/alunos para representarem a EPRC em Lisboa, nos dias 27 e 28 de Maio, caso a Comissão considere válido o trabalho apresentado: Felisbela da Silva Caldas, Steven Ferreira da Costa Sales Luís e Lígio Tavares Pereira, este como suplente.

votos_1

Foi ainda proposto discutir, para o ano de 2013/2014, o tema A participação dos jovens na melhoria do ambiente.

Esta iniciativa contou também com a colaboração do Parlamento Nacional de Timor-Leste, representado pelo deputado Adriano João, do Partido Democrático, que esteve presente na escola, no dia 15 de Janeiro, para debater com cerca de 80 alunos o tema do desemprego e o papel do Parlamento timorense neste tema.