Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Luís Cardoso na Escola

Unable to Launch Flash Player

This message is being displayed because the browser was unable to load the Flash Player required to display this content.

There are several possible causes for this;

  1. Your current Flash Player is outdated or it is not installed on your system. Download the latest Flash Player.
  2. Your browser does not have JavaScript enabled, this is required to load the Flash content.
  3. The Theme file used to generate this site may be missing the required JavaScript to launch the Flash player.

O escritor Luís Cardoso esteve na nossa escola. Como contador de histórias que é, fez questão de se encontrar com os mais pequenos, alunos do pré-escolar, para partilhar com eles a velha história do menino e do crocodilo, o mito da formação de Timor-Leste.

Dirigiu-se, depois, a uma plateia maior mas, antes, assistiu a um pequeno apontamento musical oferecido pelos alunos dos vários grupos musicais da escola. O escritor gostou, pediu bis. Os jovens músicos fizeram-lhe a vontade.

Então falou o escritor. Falou da sua infância itinerante, das terras e lugares por onde andou, da importância que a escrita em português desde cedo assumiu na sua vida. Recordou amigos e professores, cheiros e cores... Sublinhou a importância da amizade e do amor mas também do trabalho, do empenho e do respeito pelo outro.

Finalmente falou dos seus livros. Falou das histórias que estão por trás de cada um deles, acicatou a curiosidade de entrar nessas páginas repletas de viagens, aventuras, mistérios e magia.

Emocionou-se e emocionou a plateia com o amor com que falou do seu país e do seu povo.
Foi um encontro particularmente especial e que ficará na memória de todos os que estiveram presentes.