Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

I Concurso de Leitura Expressiva

cartaz_concurso_leitura_2

Aconteceu o I Concurso de Leitura Expressiva, resultado de uma parceria entre a Escola Portuguesa Ruy Cinatti (EPRC) e o Externato de São José (ESJ) inserindo-se no projeto das Bibliotecas Escolares/Malas Ler+ em Timor-Leste, e decorreu ao longo do 3º período.

Este concurso cumpriu os objetivos pretendidos como o desenvolvimento do uso do português, a promoção de atividades relacionadas com a leitura e o aumento dos hábitos de leitura dos alunos do 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, para além de estreitar parcerias e redes de trabalho colaborativo entre as escolas.

A participação dos alunos resultou da sua inscrição voluntária e a respetiva seleção em três eliminatórias, culminando numa eliminatória final, com o apuramento de um vencedor por ano de escolaridade (do 4º ano ao 7º ano). A eliminatória final dos 4º e do 5º anos teve lugar no dia 11 de junho no ESJ, enquanto a final dos 6º e 7º anos decorreu no dia 12 de junho na EPRC. Os vencedores foram os seguintes:

4º ano – Gilfon Pereira (ESJ)
5º ano – Maria João Ribeiro (EPRC)
6º ano – Vanécia Santos (ESJ)
7º ano – Rosália da Costa (EPRC)

No final, todos os alunos receberam um diploma de participação e os quatro vencedores foram agraciados com um livro de literatura juvenil, um filme, e alguns presentes da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura.

O mais importante foi a festa que a leitura proporciona e a vontade que ficou de encontros futuros entre os alunos e professores das duas escolas.