Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Educação para a Cidadania e a Comunidade

cidadania_2015

“A cidadania não é atitude passiva, mas ação permanente em favor da comunidade.”

Tancredo Neves

Os alunos do 9.º ano iniciaram um conjunto de projetos que visam pôr em prática o que aprenderam em Educação para a Cidadania.

Estes projetos têm vindo a ser realizados em vários locais da cidade: na Escola Portuguesa Ruy Cinatti, na Praia da Areia Branca e no largo da Capela de Metiaut .

Cada projeto tem um tema: na escola portuguesa os alunos apresentaram, à comunidade escolar, vários dados sobre o estado da pobreza em Timor-Leste e promoveram uma atividade de recolha de donativos para o Orfanato
Kiak serve Kiak, perto de Maliana. Nesta atividade, foram recolhidos artigos de vestuário, calçado, livros, jogos e bens alimentares que serão entregues ao orfanato.

No passado sábado de manhã, na praia da Areia Branca, outro grupo de alunos realizou uma ação de sensibilização sobre o Meio Ambiente. Os nossos alunos convidaram as crianças que estavam na praia e falaram sobre formas de proteger o meio ambiente. Depois, realizaram vários jogos de rua, utilizando sempre materiais reciclados. A pequenada participou com entusiasmo!

No mesmo sábado à tarde, no Largo da Capela de Metiaut, as nossas alunas do 9.º ano também realizaram uma ação de sensibilização sobre o tema da saúde das crianças em Timor-Leste. Estas foram alertadas para os perigos da falta de higiene e para as vantagens de uma alimentação variada e saudável. Foram depois realizados vários jogos de rua, terminando-se a atividade com uma deliciosa salada de fruta preparada pelas nossas alunas, que todos saborearam depois de lavarem bem as mãos!