Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Clube de Matemática: MatBingo


matbingo_7

Um dos objetivos do Clube de Matemática "Cantos, Contos e Contas" é fomentar a cooperação entre os diferentes anos e outro dos objetivos é verificar que a matemática está naturalmente presente noutras disciplinas. Além disso, é importante que os alunos aprendam a relacionar a informação recebida formalmente nas aulas com tudo o que vão vivendo no dia-a-dia.

Numa experiência inovadora na escola (no âmbito da Matemática) juntámos os alunos do 3º ano e do 5º ano para o jogo do Mat Bingo, onde se pede que as respostas às questões sejam traduzidas em forma de um número.

A cooperação dos diferentes anos centrou-se na parte de organização das atividades – onde colaboraram com "dignidade profissional" os alunos inscritos no clube.

A atividade foi separada em duas partes, uma vez que escolhemos perguntas mais adequadas ao nível etário dos alunos.

Na primeira parte, dia 16 de novembro, os alunos do 5º ano prepararam a atividade, para todos os alunos do 3º ano poderem jogar. Na semana seguinte foi a vez dos alunos do 3º ano participarem como organizadores, deixando os alunos do 5º ano livres para responder às questões.

Convidámos alunos não inscritos no clube e tivemos muitos participantes nas duas sessões, 32 alunos do 3º ano e 39 alunos do 5º ano.

A experiência de juntar alunos de anos e idades diferentes correu muito bem, tanto para os organizadores como para os jogadores, tendo ultrapassado as expectativas dos professores responsáveis do clube!

O entusiasmo dos alunos foi contagiante e fez pensar que a experiência poderá ser repetida no próximo período e alargada a outros anos.

matbingo_2.jpg
matbingo_3.jpg
matbingo_4.jpg
matbingo_5.jpg
matbingo_6.jpg
matbingo_1.jpg