Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

A História em Retrospetiva – Das Grandes Civilizações à CPLP

historia_em_retrospetiva

O papel da História na educação e formação dos jovens enquanto cidadãos permite o desenvolvimento da cidadania universal, o gosto pelo seu país e de atitudes básicas como a autonomia, a curiosidade, a tolerância e a solidariedade.

Sob este pressuposto, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas concluiu, no dia 31 de Maio, o projeto
A História em Retrospetiva: Das Grandes Civilizações à Comunidade de Países de Língua Portuguesa, onde 297 alunos, alguns convidados e professores recriaram vários contextos históricos, nos seus diferentes tempos e espaços, a partir do vestuário que um dia foi trajado por gente anónima.

A temática, sustentada em conteúdos estudados em aula, foi devidamente contextualizada com música e imagens das épocas, proporcionando ao público um espetáculo inigualável.

Reafirmamos o carácter educativo, pedagógico e de recriação do projeto, onde as famílias tiveram um papel fundamental.

A presente iniciativa teve a assinatura de todos os elementos que compõem o Departamento, a saber, Anabela Fernandes, Elisa Cardozo, Dina Mendes, João de Carvalho Roseiro, Luís Firmo e Maria Luísa Magalhães. Tivemos ainda o privilégio de contar com a preciosa colaboração de parcerias: a Biblioteca Escolar, os Departamentos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo, o Departamento das Expressões (Educação Física e Educação Musical), e de tantos professores, educadores e funcionários.

Um agradecimento a toda a equipa da Direção pelo apoio incondicional a este projeto.

Mais uma vez os nossos alunos provaram que são fantásticos!